Bundesliga: Bayern debaixo de fogo com desafio difícil pela frente
Imagens do Leipzig-Bayern IMAGO / motivio

ANTEVISÃO Bundesliga: Bayern debaixo de fogo com desafio difícil pela frente

INTERNACIONAL24.02.202408:00

A atravessar uma crise de resultados, os bávaros vão receber o Leipzig que procura chegar aos lugares de acesso à Liga dos Campeões; Estugarda de olho no jogo em Munique recebe Colónia aflito

Este fim de semana marca mais uma jornada, a 23.ª, da Bundesliga e terá direito a jogo grande em Munique.

Não têm sido tempos fáceis para o Bayern de Thomas Tuchel. Três derrotas seguidas para os bávaros culminaram com o anúncio, na quarta-feira, da saída do técnico alemão do comando do Bayern no final da presente época.

Ainda assim, a vida continua e a vida de Thomas Tuchel no Bayern vai continuar até ao verão pelo que, de modo a evitar mais desaires, todos os jogos que se aproximam serão de elevada importência para os bávaros. Contudo, desengane-se quem acha que o Bayern terá a tarefa facilitada.

É verdade que não existem alturas boas para estar em crise, mas, certamente, que os adeptos do Bayern preferiam que não viesse aí uma receção ao Leipzig.

O conjunto de Marco Rose também sabe bem como é estar nas ruas da amargura. A vitória frente ao Union Berlim (2-0) no início do mês tirou os touros vermelhos de uma sequência de três derrotas, bem à semelhança da atual situação do adversário deste sábado.

Após isso, seguiu-se um empate fora de portas frente ao Augsbugo, uma derrota caseira frente ao Real Madrid a contar para a Liga dos Campeões e, finalmente, uma vitória na última jornada frente ao Borussia M'gladbach.

Como anteriormente mencionado, trata-se do encontro grande da jornada e jogam-se na Allianz Arena pretensões bastante distintas. O Bayern, naturalmente, procura pôr fim à crise e continuar a perseguição Leverkusen, o atual líder com 8 pontos de avanço que jogou na sexta-feira frente ao Mainz.

Já do lado do Leipzig o objetivo é bem claro: os lugares de Champions. Os touros vermelhos são, neste momento, quintos classificados do campeonato estando apenas a um ponto do 4.º lugar ocupado pelo Dortmund, o lugar que dá acesso à Liga dos Campeões.

Ainda que os auri-negros só joguem no domingo, frente ao Hoffenheim, uma vitória do Leipzig no terreno do Bayern seria de especial importância para, por um lado, continuar a perseguição ao quarto lugar, por outro, para pressionar o Dortmund para a sua partida. O jogo da primeira volta terminou num empate (2-2), pelo que este promete ser de grande emoção para ambas as partes.

Bayern Munique 

Onze provável: Neuer, Guerreiro, Kim Min-Jae, de Ligt, Eric Dier, Goretzka, Kimmich, Muller, Musiala, Sané, Kane

Ausências: Coman, Gnabry, Laimer, Davies, Mazraoui, Buxhmann, Sacha Boey, Bouna Sarr (lesionados), Upamecano (castigado).

Em risco de suspensão: De Ligt, Sané

Leipzig

Onze provável: Gulacsi, Henrichs, Simakan, Orban, Raum, Nicolas Seiwald, Schlager, Olmo, Simons, Openda, Sesko

Ausências: Klostermann (lesionado), Poulsen, Tim Kohler, Amadou Haidara (castigados).

Em risco de suspensão: Schlager, David Raum, Openda

Os restantes jogos deste sábado:

Ainda no sábado, entra em campo o Estugarda. O atual terceiro classificado (46 pontos), recebe o lanterna vermelha Colónia (16.º classificado).

Apesar da eliminação na Taça da Alemanha frente ao Leverkusen, o Estugarda continua a excelente campanha na Bundesliga. No mês de fevereiro, os suábios ainda não perderam qualquer jogo a contar para o principal escalão alemão e tem, este sábado, uma oportunidade de se colar ao Bayern na classificação em caso de novo escorregão dos bávaros.

O Colónia, por outro lado, não respira tanta saúde como o seu adversário. O conjunto de Timo Schultz ocupa o 16º lugar da Bundesliga, o primeiro da linha de água. Desde o início de fevereiro, os bodes venceram apenas uma das três partidas que disputaram (2-0 frente ao Frankfurt), empataram outra e perderam na última jornada, em casa, frente ao Bremen (1-0). Uma vitória ainda não permite ao Colónia respirar melhor, visto que está a 6 pontos do 17.º classificado Borussia M'gladbach.

Ainda que esteja 6 pontos acima da linha de água (15º.), todas as partidas contam para o Borussia M'gladbach. O conjunto de Gerardo Seoane recebe, este sábado, o Bochun onde joga o ex-FC Porto Gonçalo Paciência. O M'gladbach não vence qualquer jogo desde 14 de janeiro, na altura, quando recebeu e venceu o Estugarda (3-1).

O Bochum, por outro lado, não se pode queixar do atual momento de forma. Depois de dois empates no início de fevereiro, eis que o 11.º classificado surpreendeu o mundo do futebol ao vencer, em casa, o Bayern por 3-2 na última jornada.

Apesar do conturbado início de época, o Union de Berlim já mostra sinais de melhora. Em fevereiro, a equipa do ex-FC Porto Diogo Leite tem duas vitórias, um empate e uma derrota. Os atuais 13.º classificados recebem o recém-promovido, e estreante na Bundesliga, Heidenheim, que ocupa o 10.º posto e está a ser uma das equipas sensação da temporada.

O Bremen (7.º) recebe o último classificado, Darmstadt na jornada 23 da Bundesliga. No mês de fevereiro, o Bremen só conta com uma derrota frente ao Heidenheim (1-2). Em caso de vitória na receção ao lanterna vermelha, o conjunto de Ole Werner pode ficar a um ponto dos lugares europeus, mas tem de esperar uma derrota do Frankfurt, no domingo, frente ao Wolfsburgo.