Benfica quer fazer ‘coisas bonitas’ frente ao Barcelona
Andreia Fária e Filipa Patão (D.R)

Benfica quer fazer ‘coisas bonitas’ frente ao Barcelona

FUTEBOL FEMININO30.01.202414:26

Filipa Patão e Andreia Faria acreditam que, mesmo perante «a melhor equipa do mundo», a equipa tem potencial para alcançar um bom resultado

Depois de ter feito história ao qualificar-se para os quartos de final da Champions, o Benfica recebe o atual campeão europeu, o Barcelona, em mais um teste para as campeãs portuguesas. É já esta quarta-feira, pelas 20 horas, no Benfica Campus, que as encarnadas têm nova oportunidade para demonstrar do que são capazes.

O Benfica nunca venceu a equipa catalã, e a treinador Filipa Patão abordou assim o jogo com a equipa ‘blaugrana’: «Em Barcelona já conseguimos fazer melhor do que na época passada, mas estamos perante a melhor equipa do mundo e temos noção das dificuldades e de que o futebol português está a anos-luz. Queremos mostrar o desenvolvimento do Benfica e batermo-nos o melhor possível. Sabemos que é difícil, mas temos capacidade para tentar coisas bonitas».

A treinadora do Benfica vê esta conquista encarnada, ou seja, a passagem a esta fase, também como reflexo da realidade do campeonato português: «Queremos mostrar o desenvolvimento que tem existido no nosso país e, acima de tudo, no Benfica. Não estamos sozinhas nesta luta, pois as equipas em Portugal estimulam-nos a crescer e é por isso que temos convidado outras equipas a apostar no futebol feminino. Isto só vai ajudar as equipas a crescer cada vez mais.»

O Benfica já tem o histórico apuramento do bolso, mas Filipa Patão não entrega lugares cativos a nenhuma das jogadoras: «Elas sabem que, para jogar, é preciso trabalhar muito e merecer estar lá dentro. No Benfica, para se jogar, é preciso ser-se muito competente e vamos apresentar as jogadoras que deem mais sinais de que estão preparadas.»

Andreia Faria, média de 23 anos, foi a porta-voz do plantel, e a internacional portuguesa começou por abordar a equipa espanhola: «O Barcelona é uma das melhores equipas do mundo, talvez mesmo a melhor. Toda a gente sabe da qualidade que elas têm, com bola e sem bola. Individualmente são as melhores e temos noção de que vai ser difícil, mas vamos entrar com vontade de mostrar aquilo que é o nosso processo e a nossa evolução. Vai ser muito bonito para o futebol português e para nós, Benfica.»

Depois da vitória na Suécia, Andreia Faria falou sobre o que sentiram na semana seguinte ao triunfo histórico: «Tínhamos o objetivo de passar aos quartos de final desde julho, e é um sentimento de dever cumprido; é isso que esta semana representa.»

O Benfica vai defrontar pela quarta vez a equipa espanhola e perdeu sempre. Andreia Faria sabe das dificuldades, mas acredita no potencial da equipa encarnada: «Um resultado bom será sempre jogar bem, fazer aquilo que sabemos fazer e demonstrar aos adeptos que há aqui uma evolução. O Barcelona é melhores, mas queremos mostrar que somos capazes.»