As conclusões do V Fórum do Treinador
V Fórum de Treinadores, no Porto (Imagem: Liga Portugal)

As conclusões do V Fórum do Treinador

NACIONAL16.01.202420:23

O tempo útil de jogo e o panorama pós-24 foram os temas debatidos no V Fórum de Treinadores, no Porto

O V Fórum de Treinadores, que se realizou no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, serviu para debater dois temas estruturantes para o futuro do futebol português: o tempo útil de jogo e o novo formato das competições europeias a partir da temporada 2024/25.

Sobre o tempo útil de jogo, a Liga Portugal revelou que foram jogados 55 minutos nos jogos da Liga na presente temporada, mantendo-se uma «linha evolutiva das últimas épocas, jogando-se mais minutos atualmente», acrescentando que é a «sétima época consecutiva em que o número da média de faltas está a descer (27,9 no momento) e a terceira época consecutiva em que a média de cartões amarelos por jogo está a descer (5,2 no momento)».

«Só com a agregação de todos conseguimos fazer o futebol melhor», disse Domingos Paciência, coordenador da Direção Técnica da Liga.

Sérgio Vieira, treinador do Estrela da Amadora, reconheceu que ainda há muito trabalho a fazer e pediu «políticas profundas» para o melhorar esta aspeto do jogo.

«É necessário criar condições de trabalho iguais e para todas as equipas e também na melhoria da qualidade dos estádios e do espetáculo que se proporcionar aos adeptos», analisou o técnico da formação de Amadora.

A Liga Portugal diz-se ainda preparada para enfrentar o desafio que é o alargamento nas competições europeias, o «que retira quatro datas às competições domésticas», continuando a «apostar na proteção de calendário das equipas presentes nas pré-eliminatórias das provas da UEFA».

«Vai ser complicado perder tempo de calendário, mas temos trabalhado para minimizar os impactos. Queremos manter os quadros competitivos e a estabilidade das competições domésticas. Já o fizemos esta época, dando condições para proteger o desempenho das nossas equipas que participaram nas competições da UEFA», disse Helena Pires, diretora executiva da Liga.

Devido à entrada de mais clubes portugueses nas competições europeias, também a Taça da Liga terá o seu formato alterado já a partir da próxima época