Antevisão: Benfica na Áustria à procura de um novo começo
Plantel do Benfica a iniciar treino no Red Bull Arena, casa do Salzburgo (Miguel Nunes/ASF)

Antevisão: Benfica na Áustria à procura de um novo começo

NACIONAL12.12.202308:00

Encarnados jogam muito esta terça-feira em casa do Salzburgo, a partir das 20 horas; é o adeus à Champions de olho na Liga Europa e em mais crédito para o resto da época

O Benfica joga esta terça-feira em Salzburgo a 6.ª e última jornada da fase de grupos da Champions. Já sem possibilidade de se qualificar para os oitavos da competição, a equipa encarnada precisa de vencer os austríacos por 2 ou mais golos de diferença para seguir para a Liga Europa.

Uma vitória vale €2,8 milhões em prémios da UEFA (o empate apenas 930 mil euros) e será, para o Benfica, um jogo também muito importante para ajudar a fazer as pazes com os adeptos, que assobiaram fortemente o treinador, Roger Schmidt, depois do empate (1-1) com o Farense na última jornada do campeonato.

Este será o regresso de Roger Schmidt a um clube que treinou e pelo qual foi campeão da Áustria e venceu a Taça.

O Benfica chega a este duelo no último lugar do Grupo D da Champions, com 1 ponto, 4 golos marcados e 10 sofridos. O Salzburgo é 3.º classificado, com 4 pontos; 3 golos marcados e 5 sofridos.

Os encarnados estão em 3.º lugar no campeonato português, com menos 1 ponto que os líderes, Sporting e FC Porto. A equipa liderada por Roger Schmidt há três jogos consecutivos que só empata – 3-3 contra o Inter (Champions), 0-0 frente ao Moreirense e 1-1 com o Farense (ambos para a Liga).

ONZE PROVÁVEL DO BENFICA FRENTE AO SALZBURGO – Trubin; Aursnes, Otamendi, Morato e Jurásek; João Neves e Kokçu; Di Maria, Rafa e João Mário; Tengstedt
LESIONADOS: Neres, Alexander Bah e Bernat
CASTIGADOS: António Silva

O que disse na antevisão Roger Schmidt, treinador do Benfica:

«Estamos na nossa melhor fase no que toca ao futebol jogado. Temos que ser eficazes no momento ofensivo e controlar os contra-ataques deles. Vamos lutar até ao último momento.»

O Salzburgo ocupa o primeiro lugar da tabela do campeonato austríaco, com mais 2 pontos que a equipa do Sturm Graz. O adversário do Benfica não perde há 5 jogos consecutivos e venceu os 2 mais recentes.

ONZE PROVÁVEL DO SALZBURGO FRENTE AO BENFICA Shlager; Dedic, Piatowski, Baidoo e Guindo; Lucas Gourna-Douath; Bidstrup, Gloukh e Sucic; Konaté e Simic
LESIONADOS – Capaldo, Kjaregaard e TerziC

O que disse na antevisão Gerhard Struber, treinador do Salzburgo:

«Sabemos que jogamos com uma equipa com campeões no mundo. Não podemos pensar no momento do Benfica, temos de estar focados apenas neste jogo. O Benfica vai querer dar tudo, correr riscos.»