Angola vence Mauritânia e lidera o grupo D do CAN
O gesto acrobático de Gélson Dala no primeiro golo de Angola. Foto IMAGO/Newscom World

Angola vence Mauritânia e lidera o grupo D do CAN

INTERNACIONAL20.01.202418:58

Seleção de Pedro Gonçalves ganha por 3-2 e está, a par de Burquina Fasso, nos lugares de acesso aos oitavos de final da competição

Angola venceu a Mauritânia por 3-2 e consegue, assim, assumir a liderança do grupo D do Campeonato Africano das Nações.

O primeiro tempo foi dominado pela seleção angolana e, sem surpresas, surgiu, à meia hora de jogo, o golo de Gélson Dala. Mais surpreendente foi, portanto, o golo de Bouna, aos 43’, que levou o jogo empatado para os balneários.

O segundo tempo começou e mais golos surgiram. Gélson Dala recuperou a bola, passou por vários adversários e, na cara de Niasse, precisou apenas de um toque subtil para bisar na partida. Três minutos depois, foi Gilberto que, em jogada de insistência, fez o gosto ao pé.

O resultado não estava ainda fechado, nem o espetáculo. Koita cortou a meio-campo, progrediu e, bem de fora de área, rematou com muita violência para fazer aquele que será, certamente, um dos golos do torneio.

Até ao final, o decorrer do jogo foi um espelho dos restantes minutos. Angola teve controlo da bola, apesar de algumas perdas que, por vezes, podiam ter resultado em golo adversário, não fossem as atentas intervenções de Neblú. Na compensação, a Mauritânia ainda pressionou, mas sem criar real perigo para a baliza angolana.

Com este resultado, Angola fica com quatro pontos, os mesmos que Burquina Fasso e está muito perto do apuramento para os oitavos de final do Campeonato Africano das Nações.

Termina o jogo! Angola vence! Os palancas negras somam a primeira vitória na competição, num jogo muito competitivo, com grandes golos e em que a seleção angolana mostrou ser, em termos coletivos, superior à Mauritânia!

74' Fredy atira por cima! Gélson Dala amortece a bola para o capitão angolano que, já em desequilíbrio, remata sobre a trave!

73' Gélson Dala remata com pouco ângulo, mas obriga Niasse a esforçar-se!

72' Mais uma grande intervenção de Neblú! Contra-ataque da Mauritânia quase dá o golo do empate, mas vale a intervenção atenta de Neblú para manter a vantagem angolana no marcador!

57' Que golaço de Koita! Reduz a Mauritânia! Acaba de surgir um dos melhores golos do CAN até ao momento! Koita recupera a bola a meio-campo, tira o adversário do caminho e, de meia-distância, desfere um remate poderosíssimo que só pára nas redes de Neblú! O guardião ainda tocou na bola, mas a violência do disparo não deu qualquer hipótese de defesa!

53' É golo de Angola! Marca Gilberto! Gélson Dala encontra Mabululu, a linha defensiva da Mauritânia consege aliviar mas, na insistência, Gilberto consegue recuperar a bola e rematar, aproveitando o desvio em Fofana para fazer o terceiro dos palancas negras

50' É golo de Angola! Bisa Gélson Dala! Que enorme jogada de Gélson Dala! O avançado recupera a bola, tirou os adversários do caminho e, em resposta à saída de Niasse, Dala finaliza caprichosamente por cima do guardião! Volta a Angola à liderança!

48' Grande jogada de construção de Angola, Zini cruza mas aparece Ba para fazer um corte providencial!

Começa a segunda parte!

Termina a primeira parte! Angola e Mauritânia vão para o descanso em igualdade! Ainda que ambos os conjuntos tenham tido oportunidades para lá dos golos, a seleção angolana merecia uma ligeira vantagem, pelo controlo que tem mostrado!

45+3' O que acaba de falhar Gilberto! Gélson Dala remata, Niasse faz defesa incompleta e, frente à baliza, o extremo atira por cima da trave!

45' Grande defesa de Neblú! Em cima do descanso, o guardião de Angola impede que os palancas negras vão para o descanso em desvantagem!

42' É golo da Mauritânia! Marca Bouna! Que jogada do médio da Mauritânia, que consegue tirar três adversários do caminho e rematar rasteiro para colocar tudo igual de novo!

30' É golo de Angola! Marca Gélson Dala! Canto batido, grande defesa de Niasse e Gélson Dala remata, a bola ressalta no relvado e sobrevoa a linha defensiva da Mauritânia para abrir o marcador!

29' Grande defesa de Neblú! No cara a cara com o adversário, o guardião angolano faz uma grande defesa para manter o empate no marcador!

25' Fredy Ribeiro cobra o livre, mas a bola embate na barreira!

23' Zini é derrubado à entrada da área e é livre perigosíssimo para a seleção angolana!

17' Ibnou aparece ao segundo poste mas cabeceia por cima!

13' Perda de bola em zona proibida resulta na primeira grande chance para Angola, mas Niasse defende o remate de Mabululu!

4' Primeira grande oportunidade de perigo do jogo é da Mauritânia, mas Ali Abeid não acerta na baliza!

Começa a partida!

Já se ouvem os hinos nacionais no Estádio da Paz, em Bouaké, Costa do Marfim!

Eis os onzes da partida!

O onze da Mauritânia: Niasse; El Abd, Ba, Abeid; Keita, Gassama, Fofana, Mouhsine, Bouna; Koita, Ibnou Ba.

O onze de Angola: Neblú; Eddie Afonso, Kialonda Gaspar, Mananga, Núrio Fortuna; Show, Zini, Gilberto, Fredy, Gelson Dala; Mabululu.

Ainda antes de começar o encontro, Angola já dá espetáculo, com a sua chegada...