Alan Varela 'pressiona' FC Porto: «O meu objetivo é jogar os Jogos Olímpicos»
Alan Varela, médio argentino do FC Porto (Foto: Maciej Rogowski)

Alan Varela 'pressiona' FC Porto: «O meu objetivo é jogar os Jogos Olímpicos»

NACIONAL29.05.202415:36

Médio argentino sonha em representar a seleção em Paris

Alan Varela regressou à Argentina ambicioso e com as ideias bem assentes depois de uma época em que fez 44 jogos e conquistou uma Taça de Portugal pelo FC Porto.

«O meu objetivo é ir aos Jogos Olímpicos. Não me confirmaram nada, mas vamos fazer o possível para poder ir», assumiu o médio de 22 anos na chegada ao país natal, admitindo que pode pressionar o FC Porto nesse sentido: «Falei com Mascherano, ele disse-me que quer que eu esteja nos Jogos, mas é o clube que decide. Vou tentar fazer pressão para que me deixem ir.»

Apesar de o foco estar nos Jogos Olímpicos, Alan Varela não esconde o objetivo de chegar à seleção principal: «Obviamente que o objetivo é sempre chegar ao topo e isso é a seleção principal. Tenho de continuar a trabalhar e a crescer para que, um dia, o Scaloni me chame.»

Sobre a temporada, apesar de ter falhado o campeonato, Alan Varela só tem boas indicações dos azuis e brancos: «Estou muito contente e foi um ano muito positivo para mim. Não se pôde ganhar o campeonato, mas a Taça é positivo.»

Uma autêntica entrevista ao médio portista onde também não faltou o nome de Ezequiel Fernández, compatriota que tem sido associado precisamente a FC Porto e Benfica: «É um grande jogador, está a demonstrá-lo no Boca como já o tinha feito no Tigre. Está a tomar conta do meio-campo e isso é muito importante para o Boca e para ele. Está a crescer muito e é um craque».

De acordo com o jornalista César Luis Merlo, habitualmente bem informado sobre o futebol da Argentina, haverá um princípio de acordo com o FC Porto para Alan Varela participar nos Jogos Olímpicos de Paris.

O problema são as datas do torneio, que se realiza de 24 de julho a 9 de agosto. Sendo a Argentina uma das seleções de topo na prova é provável que chegue longe e mesmo que isso não suceda o médio irá falhar a pré-época e os primeiros compromissos oficiais do FC Porto, a começar pela Supertaça, frente ao Sporting, marcada para 3 ou 4 de agosto, e que vai abrir oficialmente a temporada 2024/25. A Liga 2024/2025, por seu turno, arranca no fim de semana de 10 e 11 de agosto.

A Argentina está no grupo B, juntamente com Marrocos, Iraque e Ucrânia.