A reação da Liga à Superliga: «Competições domésticas representam a essência da paixão dos adeptos»
Liga Portugal (Foto Liga Portugal)

A reação da Liga à Superliga: «Competições domésticas representam a essência da paixão dos adeptos»

NACIONAL21.12.202314:52

Organismo defende que a «evolução do futebol profissional depende de um equilíbrio complementar entre as ligas domésticas e as competições de clubes internacionais»

A Liga tomou uma posição relativamente à criação da Superliga.

«As Ligas defendem um modelo de competição aberta, em que a qualificação para as competições europeias de clubes é definida pelo desempenho anual nas provas nacionais. As competições domésticas representam a essência da paixão dos adeptos de futebol, graças ao seu formato único que permite que as suas equipas compitam internamente nos fins de semana - um formato que deve ser salvaguardado», pode ler-se, através de comunicado.

«É inegável o contributo incalculável dessas competições nas comunidades locais dos clubes, muitas vezes manifestado por meio de ações e campanhas de solidariedade. A evolução do futebol profissional depende de um equilíbrio complementar entre as ligas domésticas e as competições de clubes internacionais. Comprometemo-nos a trabalhar com todos os stakeholders por forma a ajudar o futebol profissional de clubes a nível europeu, fazendo com que este se torne mais forte do que nunca», conclui-se.