A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Marselha-Benfica: penálti por marcar para os franceses

A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Marselha-Benfica: penálti por marcar para os franceses

INTERNACIONAL18.04.202423:27

Vários erros técnicos e disciplinares

O internacional germânico Félix Zwayer viajou até ao sul de França para dirigir o Marselha-Benfica, jogo da 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europa.

O árbitro alemão, que é experiente e tem qualidade, não esteve ao seu melhor nível nem contou com a colaboração do VAR num lance em que Trubin, por falhar no tempo de entrada à bola, derrubou claramente Balerdi, sem que fosse assinalado o respetivo pontapé de penálti para os franceses. A UEFA dá instruções aos seus árbitros para só intervenham em situações absolutamente claras e evidentes, o que é respeitável, mas nós, que analisamos sem estarmos presos a protocolos, entendemos que a tecnologia devia ajudar sempre que seja visível que pode repor a verdade do jogo. Ou isso ou só atuar excepcionalmente, em situações totalmente factuais. No meio é que não. 

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

5' Entrada de Gigot sobre Tengstedt "gerida" pelo árbitro alemão sem recurso ao cartão, mas o capitão do Marselha ficou referenciado. Ou não, como se provou depois.

15' Florentino rasteirou Veretout, cometendo infração perto da área encarnada. O pontapé livre foi bem assinalado.

38' Mal exibido o cartão amarelo a António Silva, ainda que tivesse carregado Aubameyang (não carregou). O lance ocorreu no meio-campo e não criou qualquer perigo para o avançado franco-gabonês. 

45+2' Otamendi derrubou Ouhani, comentendo infração muito perto da sua área. Esteve mal o árbitro ao não punir rasteira evidente. Logo de seguida, Rafa foi derrubado por entrada claramente negligente de Gigot, que mais uma vez escapou ao amarelo, ali "obrigatório". Por fim, Mbemba foi advertido por infração de menor impacto sobre David Neres. Má gestão técnica e disciplinar de Zwayer em toda a jogada. 

47' Remate de Ndiaye ressaltou nas pernas de David Neres e subiu de forma inesperada para o seu braço direito, que estava encolhido e junto ao corpo. Apesar de alguns protestos, o lance (na área encarnada) foi bem analisado pela equipa de arbitragem. 

49' Ounahi rematou da esquerda bola que desviou na anca/corpo de Aursnes, saindo pela linha de baliza do Benfica. Não houve mão irregular do norueguês na sua área. 

60' Di María jogou a bola com as mãos de forma irregular. O árbitro interrompeu a partida, mas Tengstedt tentou ganhar tempo, tocando a bola para zona distante. O retardar de recomeço foi bem sancionado com advertência. 

66' Ao correr atrás do prejuízo após abordagem incompleta, Trubin disputou depois o lance com Balerdi. A questão é que o guarda-redes encarnado nunca chegou a tocar ou a jogar a bola. O defesa argentino foi o único a fazê-lo. O guardião ucraniano caíu com todo o corpo sobre a perna direita de Leonardo, derrubando-o de forma evidente dentro da sua área. Errou a equipa de arbitragem ao não assinalar pontapé de penálti favorável ao Marselha

69' Remate na queima de Moumbagna bateu no braço esquerdo de Bah, que estava junto ao corpo, para proteger de impacto. Lance bem analisado na área do Benfica

89' Harit derrubou João Mário, impedindo de forma antidesportiva que o médio português saísse a jogar. O árbitro esteve bem ao adverti-lo. Depois Gigot impediu recomeço de jogo de Aursnes, sendo bem advertido pela ação. 

108' Cruzamento da direita de Arthur Cabral foi desviado pelo corpo/peito (e não braço) do Kondogbia. As imagens não foram conclusivas, mas ficou essa ideia do desenho do lance.

110' Kokçu foi corretamente advertido após derrubar Moumbagna de forma negligente, anulando ainda saída prometedora do camaronês. 

113' Florentino derrubou Moumbagna de forma imprudente, sendo provavelmente advertido pela reincidência de infrações.

Pontapés de penálti: em três, Pau López, pela via da demora, esticou ao máximo a desconcentração dos seus adversários (foi bem sucedido em dois). A veterania do guarda-redes espanhol veio ao de cima.

NOTA: 4