Siga o Tondela vs Sporting em direto
FINAL DA PARTIDA!! TONDELA 0 SPORTING 3. Foram três, podiam ter sido 6 ou 7. Sem ponta de exagero, caro leitor. Os leões só não encheram (ainda mais) a barriga na Beira porque na baliza dos tondelenses esteve um Bernardo Fontes inspiradíssimo. O guarda-redes brasileiro realizou uma exibição de alto nível e apenas não conseguiu travar os remates de Luis Suárez (18'), Pedro Gonçalves (59') e Geovany Quenda (90+2'). Com este triunfo, o Sporting passa a somar 22 pontos, recupera a vice-liderança - ontem perdida em virtude da goleada (5-0) imposta pelo Benfica ao Arouca - e cola-se ao FC Porto - que só entra em campo esta segunda-feira (20h15), no terreno do Moreirense.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
GOOOOOOOLOOOOOO DO SPORTING!! Jogada de Alisson Santos, cruzamento da esquerda de Matheus Reis e Geovany Quenda, ao segundo poste, cabeceou para o 0-3.
G O O O O L O O O - Quenda (Sporting) atira de curta distância para o fundo das redes.
O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos
João Simões sai do campo e é substituído por Kochorashvili.
Mais uma excelente intervenção de Bernardo Fontes! Assistência de Alisson Santos e remate de Francisco Trincão, à entrada da área, para nova parada do guarda-redes do Tondela.
Maxi Araújo sai do campo e é substituído por Matheus Reis.
O jogo é reiniciado.
Yaya Sithole sai do campo e é substituído por Hugo Félix.
Pedro Gonçalves sai do campo e é substituído por Alisson Santos.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
O Tondela tem tentado chegar perto da área do Sporting, nos últimos minutos, mas a verdade é que os leões estão muito bem organizados e têm o jogo absolutamente controlado.
Luis Suárez sai do campo e é substituído por Fotis Ioannidis.
Geny Catamo sai do campo e é substituído por Quenda.
Jordan Pefok sai do campo e é substituído por Yarlen.
Cícero sai do campo e é substituído por Juan Rodríguez.
Para as nuvens! Maviram tentou a sua sorte, de longe e de pé direito, mas o remate do lateral-esquerdo do Tondela não seguiu na direção da baliza do Sporting.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
GOOOOOOOLOOOOO DO SPORTING! Pedro Gonçalves fugiu pela meia-esquerda e rematou com o pé canhoto, já no interior da área, para o 0-2.
G O O O O O L O - Pedro Gonçalves marca de pé esquerdo mas a bola teve um desvio.
Por um triz... Luis Suárez teve um pormenor delicioso sobre Christian Marques e, já à entrada da pequena área, rematou para mais uma grande defesa de Bernardo Fontes.
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 4.519
Adivinhem quem foi agora? Bernardo Fontes, pois claro! Luis Suárez assistiu Geny Catamo, mas o internacional moçambicano também esbarrou na segurança do camisola 31 dos beirões.
Mais uma parada de Bernardo Fontes! Remate cruzado de Maxi Araújo para outra intervenção do guarda-redes brasileiro do Tondela.
Rony Lopes sai do campo e é substituído por Yefrei Rodríguez.
Ivan Cavaleiro sai do campo e é substituído por Tiago Manso.
Início da segunda parte.
Foi assim que Luis Suárez colocou o Sporting em vantagem diante do Tondela:
INTERVALO! TONDELA 0 SPORTING 1. Vantagem tão justa quanto magra para os leões. A formação orientada por Rui Borges realizou uma primeira parte bastante competente na Beira, dominando quase por completo as operações e criando várias situações de finalização. No entanto, apenas por uma vez os verdes e brancos conseguiram desfeitear Bernardo Fontes: Luis Suárez, aos 18 minutos, rematou cruzado, de pé esquerdo, para o fundo das redes da baliza contrária. Os beirões - que apenas por duas vezes (Cícero e Pedro Maranhão levaram algum perigo a Rui Silva) - bem podem agradecer ao seu guarda-redes o facto de ainda estarem na discussão pelo resultado, uma vez que o Sporting poderia ter chegado ao descanso com larga vantagem...
O árbitro apita para o intervalo
Atento Rui Silva! Pedro Maranhão fugiu pela direita e rematou cruzado, mas o guarda-redes do Sporting defendeu a punhos e evitou males maiores para a sua baliza.
O duelo continua! Luis Suárez voltou a tentar o bis, mas Bernardo Fontes travou o tiro do ponta de lança leonino.
Outra vez Bernardo Fontes e a dobrar! O guarda-redes do Tondela travou dois remates seguidos de Luis Suárez e evitou que o Sporting dilatasse o marcador.
Agora era... de calcanhar! Assistência de Luis Suárez e nota artística de Pedro Gonçalves, à entrada da pequena área, com Bernardo Fontes a negar um bonito golo ao camisola 8 dos verdes e brancos.
Tenta Diomande! O defesa-central dos leões integrou-se na manobra ofensiva e tentou a meia distância, mas o remate (de bico!) saiu ao lado da baliza tondelense.
Por cima! Hjulmand assistiu Luis Suárez, mas o cabeceamento do internacional colombiano ganhou demasiada altura e, desta vez, não ofereceu perigo a Bernardo Fontes.
Nova tentativa de Luis Suárez! O ponta de lança do Sporting tentou o bis, com um remate à entrada da pequena área, descaído para a direita, mas Bernardo Fontes defendeu para canto.
GOOOOOLOOOOOOOOO DO SPORTING! Luis Suárez entrou na área pelo lado esquerdo, desenvencilhou-se da marcação contrária e rematou cruzado, de pé esquerdo, para o fundo das redes da baliza contrária. Os leões chegam-se à frente. 0-1.
Ao lado! Francisco Trincão tentou a sua sorte, com um remate cruzado, de pé esquerdo, mas a bola não levou a direção pretendida pelo internacional português e saiu muito distante do poste direito da baliza à guarda de Bernardo Fontes.
Outra vez Bernardo Fontes! Tiro exterior de Geny Catamo para bela defesa do guarda-redes brasileiro do Tondela, que cedeu canto.
Segura Rui Silva! Cabeceamento de Cícero à figura do guarda-redes do Sporting.
Ao lado! Cabeceamento de Diomande, na sequência de um canto da esquerda batido por Pedro Gonçalves, mas sem a melhor direção.
Grande defesa de Bernardo Fontes! Pedro Gonçalves apareceu isolado no coração da área e tentou o golo, mas o guarda-redes do Tondela respondeu a grande nível!
Tondela sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Entram as três equipas no relvado do Estádio João Cardoso. Após a saudação ao público e a escolha de campo e bola ficará tudo a postos para o pontapé de saída deste Tondela-Sporting.
Terminados os períodos de aquecimento, os artistas recolheram aos balneários para vestirem os equipamentos de jogo e regressarem, depois, ao (novo) tapete verde do anfiteatro tondelense. As bancadas estão praticamente lotadas e o ambiente está bom. A chuva ainda não apareceu (o que agradecemos), mas agora que vai caindo a noite já começa a sentir-se uma brisa... agreste.
Também do lado beirão já há aquecimento por parte dos escolhidos de Ivo Vieira para esta partida:
Aí estão os jogadores do Sporting no período de aquecimento:
Também os guarda-redes do Tondela já fazem os habituais exercícios de aquecimento:
Os guarda-redes do Sporting já aquecem no anfiteatro tondelense:
Rui Borges, treinador do Sporting, faz duas alterações na equipa em relação ao onze que havia apresentado na passada quarta-feira, diante do Marselha (2-1), numa partida da 3.ª jornada da fase liga da Champions: saem Zeno Debast (lesionado) e Geovany Quenda (está no banco), entram Diomande e Geny Catamo.
Sporting (treinador): Rui Borges
Sporting (suplentes): João Virgínia (12), Matheus Reis (2), Geovany Quenda (7), Georgios Vagiannidis (22), Giorgi Kochorashvili (14), Alisson Santos (27), Eduardo Quaresma (72), Fotis Ioannidis (89) e Ricardo Mangas (91)
Sporting (titulares): Rui Silva (1); Iván Fresneda (22), Diomande (26), Gonçalo Inácio (25) e Maxi Araújo (20); Morten Hjulmand (42) C e João Simões (52); Geny Catamo (10), Francisco Trincão (17) e Pedro Gonçalves (8); Luis Suárez (97)
Tondela (treinador): Ivo Vieira
Tondela (suplentes): Lucas Cañizares (30), João Afonso (5), Hélder Tavares (8), Yefrei Rodríguez (11), Remy Vita (21), Juan Rodríguez (32), Tiago Manso (48), Yarlen (67) e Hugo Félix (79)
Tondela (titulares): Bernardo Fontes (31); Bebeto (2) C, Christian Marques (4), Brayan Medina (20) e Maviram (60); Yaya Sithole (15) e Cícero (97); Pedro Maranhão (7), Rony Lopes (16) e Ivan Cavaleiro (17); Jordan Pefok (9)
Árbitro: José Bessa (AF Porto); Assistentes: Hugo Santos e Miguel Martins; 4.º Árbitro: Diogo Araújo; VAR/AVAR: Tiago Martins e Rui Cidade
Já há equipas oficiais!
Leões recebidos em festa em Tondela, foi assim a chegada do autocarro leonino ao Estádio João Cardoso
Muitos adeptos do Sporting já pintam a zona junto ao estádio de verde e branco
Eis a projeção de Rui Borges, técnico do Sporting, para o embate deste domingo:
Recorde aqui a antevisão de Ivo Vieira, treinador do Tondela:
Já o Tondela entrará, esta tarde, em campo no 17.º e antepenúltimo lugar da tabela classificativa. Os beirões somaram apenas 5 pontos nas primeiras oito jornadas, com uma vitória sobre o Santa Clara (2-1), nos Açores, e empates diante do Estoril (2-2) e Estrela da Amadora (0-0), ambos em casa. Nas restantes cinco rondas, a formação orientada por Ivo Vieira baqueou: SC Braga (0-3), Famalicão (0-1), Benfica (0-3), Alverca (0-1) e Rio Ave (0-3). Além disso, refira-se, os auriverdes carregam ainda o fardo de serem o pior ataque da Liga até à data: apenas quatro golos marcados.
Voltanto, então, às contas da Liga, o Sporting chega a Tondela com a motivação também em alta devido ao facto de só saber vencer fora de casa na presente edição do campeonato. Até ao momento, e longe de Alvalade, o conjunto leonino triunfou nos redutos de Casa Pia (2-0), Nacional (4-1), Famalicão (2-1) e Estoril (1-0). Apenas em casa os leões perderam pontos, nomeadamente nos embates com FC Porto (1-2) e SC Braga (1-1). Nos restantes encontros no conforto do lar, vitórias sobre Arouca (6-0) e Moreirense (3-0).
Trata-se do regresso do Sporting aos jogos de campeonato, isto depois de a formação orientada por Rui Borges ter defrontado, a meio da semana, o Marselha, para a Liga dos Campeões. Na passada quarta-feira, em Alvalade, os verdes e brancos até foram para o intervalo em desvantagem, mas consumaram a reviravolta na etapa complementar, em virtude dos golos apontados por Geny Catamo e Alisson Santos.
O Sporting parte para este encontro com o objetivo de somar (claro) os três pontos, exigência teórica a que junta o desejo de recuperar o segundo lugar, perdido na noite de ontem para o Benfica, em função da goleada (5-0) imposta pelas águias ao Arouca. Os leões estão agora no 3.º posto, com 19 pontos, estando a dois dos encarnados. E em caso de triunfo esta tarde, acrescente-se, a turma de Alvalade iguala o FC Porto (22), que joga apenas amanhã no terreno do Moreirense (20h15).
Há, desde logo, um dado que merece (também) todo o destaque para o duelo desta tarde: o Estádio João Cardoso vai estrear um novo relvado. A SAD do Tondela decidiu mudar o tapete verde do anfiteatro beirão e depois de algumas semanas de trabalhos chegou, então, o dia do primeiro jogo nesta relva agora colocada.
A 9.ª jornada da Liga tem passagem pela Beira, onde, a partir das 18 horas, o Tondela recebe o Sporting, no Estádio João Cardoso. A BOLA já está no anfiteatro tondelense e vai contar-lhe tudo sobre esta partida. Tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!