Liveblog Tondela vs Estoril agosto 2025
FINAL DA PARTIDA! TONDELA 2 ESTORIL 2. Que jogatana! Este é um daqueles duelos em que tem de ser aplicado um chavão: nenhuma das equipas merecia perder. É certo que ambos os clubes ainda não tinham vencido na presente edição da Liga, é verdade que continuam sem ganhar, mas também não é menos líquido que, a jogarem assim, auriverdes e canarinhos vão ganhar... algumas vezes. O Estádio João Cardoso foi palco de um grande espetáculo, com oportunidades claras para ambos os contendores, sendo que a reta final foi verdadeiramente de loucos. Yanis Begraoui levou o Estoril em vantagem para o descanso, mas o Tondela consumou a reviravolta na etapa complementar, fruto dos golos de Tiago Manso (de penálti) e de Ivan Cavaleiro, já nos descontos. Porém, e quando (quase) todos pensavam que o resultado estava feito, Rafik Guitane reagiu de imediato e ainda foi a tento de resgatar o empate para o emblema da Linha. Mais jogos desta qualidade, por favor!
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Quase marcava novamente o Estoril! Remate de fora da área de Rafik Guitane, a bola sofre um desvio em Christian Marques e quase trai Bernardo Fontes.
GOLOOOOOOO DO ESTORIL! Na jogada seguinte à reviravolta alcançada pelo Tondela, os canarinhos chegam à igualdade, por intermédio de Rafik Guitane. 2-2.
G O O O O O L O - Rafik Guitane marca de pé esquerdo mas a bola teve um desvio.
GOOOOLOOOOOO DO TONDELA!! Remate de Yefrei Rodríguez ao poste esquerdo da baliza do Estoril e, na recarga, Ivan Cavaleiro encosta para a reviravolta. 2-1.
G O O O O O L O - Finalização fácil de Ivan Cavaleiro do Tondela encosta de pé direito para a baliza deserta!
O quarto árbitro mostra 8 minuto(s) de descontos
Outra vez Patrick de Paula! O médio brasileiro do Estoril voltou a tentar a sua sorte de pé esquerdo, mas a bola saiu ao lado.
Responde o Estoril! Remate fortíssimo de Patrick de Paula, de meia distância, com a bola a sofrer um desvio num adversário e a passar perto do poste direito da baliza à guarda de Bernardo Fontes.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Na barra!! Xabi Huarte teve... pontaria a mais e atirou ao travessão da baliza à guarda de Joel Robles. O Tondela ficou a milímetros da reviravolta.
O jogo é reiniciado.
Yaya Sithole sai do campo e é substituído por Hélder Tavares.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Tiago Manso sai do campo e é substituído por Ouattara Moudjatovic.
Yarlen sai do campo e é substituído por Xabi Huarte.
Yanis Begraoui sai do campo e é substituído por Rafik Guitane.
GOOOOOLOOOOOO DO TONDELA!! Na conversão do pontapé de penálti, Tiago Manso enganou por completo Joel Robles e devolveu a igualdade ao marcador. 1-1.
G O O O O O L O - Tiago Manso do Tondela de pé direito marca o penalti. Joel Robles escolheu mal o lado.
Penálti confirmado! O Tondela tem uma soberana ocasião para chegar ao empate!
Penálti para o Tondela! Sérgio Guelho, árbitro da partida, entende que Kévin Boma fez falta sobre Brayan Medina quando o defesa-central colombiano tentou visar a baliza de Joel Robles. O lance está agora a ser analisado pelo VAR.
Dupla oportunidade para o Tondela! Yefrei Rodríguez rematou para grande defesa de Joel Robles e, na recarga, Brayan Medina atirou por cima.
Nodar Lominadze sai do campo e é substituído por Patrick de Paula.
André Lacximicant sai do campo e é substituído por Alejandro Marqués.
Yanis Begraoui inaugurou o marcador aos 43 minutos, após assistência perfeita de André Lacximicant:
Grande oportunidade para o Tondela! Cruzamento da esquerda de Maviram e cabeceamento de Juan Rodríguez a rasar a barra.
Miro antecipou-se à concorrência, mas desviou ao lado do poste:
Bebeto também ficou perto de marcar, mas o livre direto passou a rasar a barra:
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Ainda com o nulo no marcador, na altura, João Carvalho viu Bernardo Fontes negar-lhe o golo com uma excelente defesa:
Muito por cima! Tiago Manso aproveitou um ressalto de bola para tentar a sua sorte de meia distância, mas o remate do camisola 48 do Tondela saiu... para as nuvens.
Pedro Carvalho sai do campo e é substituído por Ricard Sánchez.
Tiago Parente sai do campo e é substituído por Ferro.
Miro sai do campo e é substituído por Yefrei Rodríguez.
Pedro Maranhão sai do campo e é substituído por Ivan Cavaleiro.
Atento Joel Robles! Pedro Maranhão cruzou da meia esquerda, em busca de Miro, no coração da área, mas o guarda-redes do Estoril, bem posicionado, amarrou o esférico.
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 2.226
O jogo está parado, enquanto o árbitro fala com alguns jogadores.
Início da segunda parte.
André Lacximicant tentou a sua sorte com um remate forte, mas a bola não levou perigo a Bernardo Fontes:
Kévin Boma ganhou o duelo áereo, mas não conseguiu direcionar o cabeceamento:
Yarlen, logo nos primeiros segundos da partida, ficou a pedir penálti neste lance, mas Sérgio Guelho, árbitro do encontro, mandou seguir:
INTERVALO! TONDELA 0 ESTORIL 1. Partida interessante de seguir e com oportunidades para ambas as equipas. Os canarinhos começaram cedo a pegar no jogo, mas as primeiras tentativas, quase todas de meia distância, não levaram a melhor direção. Aos 24 minutos, Miro introduziu a bola no fundo das redes da baliza de Joel Robles, mas o ponta de lança dos tondelenses estava em posição irregular e, como tal, o golo foi (bem) anulado. João Carvalho fez brilhar Bernardo Fontes (34') e logo a seguir foi Bebeto a tirar tinta à barra da baliza dos estorilistas. Até que aos 43 minutos o nó foi mesmo desatado: André Lacximicant fugiu em velocidade pelo corredor direito, desenvencilhou-se da pressão de Brayan Medina e assistiu na perfeição Yanis Begraoiu, que, junto à marca de penálti, rematou de primeira, de pé esquerdo, para a vantagem do emblema da Linha. Os beirões reagiram de pronto, mas Pedro Maranhão viu Joel Robles negar-lhe o empate e Maviram atirou ao lado do poste. Os canarinhos estão em vantagem, mas está tudo em aberto para a etapa complementar...
Agora foi Maviram! Remate forte e cruzado do lateral-esquerdo do Tondela, com a bola a passar perto do poste esquerdo da baliza de Joel Robles.
O árbitro apita para o intervalo
O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos
Grande defesa de Joel Robles! Pedro Maranhão ganhou o duelo individual a Kévin Boma e, à entrada da área, rematou para uma extraordinária intervenção do guarda-redes do Estoril.
GOOOOOLOOOOO DO ESTORIL!! Grande jogada de André Lacximicant pelo corredor direito, assistência perfeita para o coração da grande área, onde apareceu Begraoiu, junto à marca de penálti, a rematar de primeira, de pé esquerdo, para o fundo das redes da baliza tondelense. Os canarinhos estão na frente do marcador. 0-1.
Boa oportunidade para o Tondela! Cruzamento da direita de Tiago Manso e Miro, à entrada da pequena área, desvia ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza à guarda de Joel Robles.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
A rasar a barra! Responde de imediato o Tondela, com Bebeto, na sequência de um livre direto, a tirar tinta ao travessão da baliza defendida por Joel Robles.
Grande defesa de Bernardo Fontes! João Carvalho surgiu em boa posição para marcar, mas o guarda-redes do Tondela fez a mancha e negou o golo ao capitão do Estoril.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
GOLO ANULADO AO TONDELA! Miro entrou na área, após passe de Yaya Sithole, contornou Joel Robles e introduziu a bola na baliza do Estoril, mas o internacional angolano estava em posição irregular e, como tal, o lance foi imediatamente invalidado pela equipa de arbitragem.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Agora foi João Carvalho! O capitão dos canarinhos rematou em arco, também de fora da área, mas a bola saiu ao lado do poste esquerdo da baliza tondelense.
Para as nuvens! André Lacximicant tentou visar a baliza tondelense, com um remate à entrada da área, mas o tiro do ponta de lança do Estoril saiu muito por cima da barra.
Juan Rodríguez puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.
Ameaça o Estoril! Cruzamento da direita de Pedro Carvalho e Kévin Boma, que se tinha integrado na manobra ofensiva na sequência de um lance de bola parada, cabeceou (muito) ao lado do poste esquerdo da baliza à guarda de Bernardo Fontes.
O jogo é reiniciado.
Yarlen cai na área, logo no minuto inicial, na sequência de um lance com Joel Robles, mas o árbitro da partida mandou jogar, entendendo que não havia motivo para a marcação de penálti.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Estoril sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado do Estádio João Cardoso. As bancadas do anfiteatro beirão começam a ficar bem compostas, com muitos adeptos do Tondela e também alguns do Estoril, pelo que se prevê uma belíssima moldura humana neste encontro da 4.ª jornada da Liga.
Já Ian Cathro, técnico do Estoril, opera apenas uma mudança comparativamente à equipa titular que tinha apresentado diante do Vitória de Guimarães (2-3): sai Rafik Guitane e entra André Lacximicant.
Ivo Vieira, treinador do Tondela, faz três alterações em relação ao encontro da jornada passada, diante do Benfica (0-3): saem João Afonso, Hélder Tavares e Joe Hodge, entram Bebeto, Brayan Medina e Yaya Sithole.
Estoril (treinador): Ian Cathro
Estoril (suplentes): Martin Turk (16), Ricard Sánchez (2), Ferro (4), Alejandro Marqués (9), Fabrício Garcia (17), Or Israelov (18), Pizzi (21), Patrick de Paula (45) e Rafik Guitane (99)
Estoril (titulares): Joel Robles (1); Kévin Boma (44), Felix Bacher (25) e Pedro Amaral (24); Pedro Carvalho (22), Lominadze (7), Jordan Holsgrove (10) e Tiago Parente (55); Begraoui (14), André Lacximicant (19) e João Carvalho (12) C
Tondela (treinador): Ivo Vieira
Tondela (suplentes): Lucas Canizares (30), João Afonso (5), André Ceitil (6), Hélder Tavares (8), Yefrei (11), Xabi Huarte (14), Ivan Cavaleiro (17), Rémy Vita (21) e Ouattara Moudjatovic (70)
Tondela (titulares): Bernardo Fontes (31); Bebeto (2) C, Christian Marques (4) e Bryan Medina (20); Tiago Manso (48), Yaya Sithole (15), Juan Rodríguez (32) e Maviram (60); Pedro Maranhão (7), Miro (9) e Yarlen (67)
Árbitro: Sérgio Guelho (AF Guarda); Assistentes: João Bessa Silva e Renato Carvalho; 4.º Árbitro: Dylan Fernandes; VAR/AVAR: Ricardo Moreira e Paulo Brás
Já há equipas oficiais!
Recorde os melhores momentos da partida que o Estoril realizou na 2.ª jornada, no terreno do Vitória de Guimarães (2-3), a 16 de agosto:
Veja aqui o resumo do último encontro do Tondela, diante do Benfica (0-3), no passado dia 23:
Para conquistar os pontos que tanto deseja, o Tondela terá de... marcar golos (pode somar um ponto caso empate a zero, é um facto). Até esta ronda, refira-se, os auriverdes ainda não conseguiram acertar com a finalização. E para que isso possa acontecer, Ivo Vieira já conta com mais uma solução de ataque para o jogo desta tarde, tratando-se, inclusivamente, de um nome de peso: Ivan Cavaleiro. O internacional português, o último dos reforços a chegar aos beirões, está pronto para a estreia, não sendo ainda líquido que seja titular na receção aos canarinhos. E a chegar está outro internacional luso, caso de Rony Lopes. O esquerdino deverá ser oficializado nas próximas horas, mas ainda não será, obviamente, opção para este jogo.
Eis a projeção feita por Ian Cathro, técnico do Estoril:
Recorde a antevisão de Ivo Vieira, treinador do Tondela:
Há um dado curioso em redor deste Tondela-Estoril: nunca os tondelenses bateram os estorilistas em jogos a contar para o principal escalão do futebol nacional. Nos oito embates já registados entre os dois clubes verificam-se... oito vitórias do emblema da Linha. O Tondela apenas saiu a sorrir num encontro da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal da época 2018/2019 - vencendo por 4-3 no desempate por penáltis, após o 1-1 no final do tempo regulamentar - e numa outra partida da prova rainha, desta feita nos oitavos de final da época 2021/2022: 3-1. Há ainda a registar um embate entre ambos para a Taça da Liga, em 2022/2023, e que terminou sem golos.
No olho do furacão da atualidade do Estoril está, ainda, o já referido adiamento do jogo com o Santa Clara, da 3.ª jornada da Liga, algo que motivou uma troca de comunicados entre os dois clubes no decorrer desta semana.
Além da importância dos pontos em disputa, o Tondela tem mais um factor de motivação para este duelo com o Estoril. Afinal, será a estreia dos auriverdes no Estádio João Cardoso, esta época. Recorde-se que o emblema beirão teve de disputar o encontro da 2.ª jornada, com o Famalicão (0-1), no Estádio Municipal de Rio Maior, isto porque, na altura, o relvado do seu reduto não estava em condições para receber o encontro.
O confronto desta tarde coloca frente a frente duas equipas que ainda não venceram na presente edição do campeonato. O Tondela perdeu os três encontros que já realizou - SC Braga (0-3), Famalicão (0-1) e Benfica (0-3) -, ao passo que o Estoril empatou (1-1) diante do Estrela da Amadora e foi derrotado (2-3) pelo Vitória de Guimarães. Recorde-se que o emblema da Linha tem um jogo em atraso, em virtude do adiamento do encontro da 3.ª jornada, frente ao Santa Clara, devido aos compromissos europeus dos açorianos.
É na Beira que se realiza um dos encontros da 4.ª jornada da Liga, com o Tondela a receber o Estoril, às 15h30, no Estádio João Cardoso. Tal como sempre acontece, A BOLA vai contar-lhe tudo sobre mais este embate do principal escalão do futebol português e contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!