Santa Clara
0 - 1
Moreirense

Siga o Santa Clara vs Moreirense em direto

Santa Clara-Moreirense: cónegos metem a segunda e (também) são líderes!
Golo de Guilherme Schettine (9') garantiu mais três pontos à formação orientada por Vasco Botelho da Costa

FINAL DA PARTIDA! SANTA CLARA 0 MOREIRENSE 1. Segundo jogo, segunda derrota para os açorianos. Segunda partida, segunda vitória para os minhotos. Um tento de Guilharme Schettine, logo aos 8 minutos, foi o bastante para que a formação orientada por Vasco Botelho da Costa desse sequência ao triunfo (2-1) alcançado na ronda anterior, diante do Alverca, sendo que, por essa razão, os 6 pontos já conquistados dão aos cónegos a subida à liderança da tabela classificativa - em igualdade com outras duas equipas do Minho, no caso, Famalicão e SC Braga. Depois do golo do ponta de lança brasileiro, o conjunto insular demorou a reorganizar-se e só depois da meia hora conseguiu criar algum perigo, mas Wendel Silva não teve a mira afinada. Ainda antes do descanso, Guilherme Schettine podia ter bisado, após assistência de Kiko Bondoso, mas Gabriel Batista foi gigante entre os postes. Na etapa complementar assistiu-se à expectável reação dos da casa, mas a verdade é que foi sempre mais com o coração do que com a cabeça. Caio Secco negou os intentos a MT (48') e João Costa (80'), sendo que, pelo meio, o guarda-redes brasileiro também demonstrou toda a sua atenção após um cruzamento de Serginho que Wendel Silva se preparava para desviar. Já no último suspiro, Yan Maranhão poderia ter feito o segundo para os forasteiros, mas o avançado desperdiçou uma ocasião flagrante. Contas feitas, o Santa Clara continua sem pontuar, o Moreirense segue imparável.

90 +7

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90 +5
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Diogo Calila.

90 +4
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Vinícius Lopes.

92

Grande oportunidade para o Moreirense! Passe longo de Caio Secco a isolar Yan Maranhão, com o jovem avançado dos cónegos a fazer um chapéu de abas (muito) largas a Gabriel Batista.

90

O quarto árbitro mostra 6 minuto(s) de descontos

88

De novo Caio Secco! Cabeceamento de MT para as mãos do guarda-redes do Moreirense.

87
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Marcelo.

86
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Francisco Domingues.

86

O jogo é reiniciado.

85

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

82
Substituição

Cédric Teguia sai do campo e é substituído por Gilberto Batista.

82
Substituição

Kiko Bondoso sai do campo e é substituído por Joel Jorquera.

80

Grande oportunidade para o Santa Clara! Passe de excelência de Vinícius Lopes e remate de primeira de João Costa para uma enorme intervenção de Caio Secco.

80

O jogo é reiniciado.

79

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

77
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Maracás.

NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 1.695

73
Substituição

Wendel Silva sai do campo e é substituído por João Costa.

73
Substituição

Gabriel Silva sai do campo e é substituído por Elias Manoel.

73

O jogo é reiniciado.

72

Valeu Caio Secco! Cruzamento da direita de Serginho e o guarda-redes dos cónegos, muito atento, foi ao relvado dar uma sapatada na bola e impedir que Wendel Silva, que estava no interior da pequena área, desviasse para a baliza. Na sequência do lance, Marcelo aliviou o esférico e a jogada esfumou-se.

72

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

67
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Rodri por pontapear a bola com frustração

65
Substituição

Guilherme Schettine sai do campo e é substituído por Yan Maranhão.

64

Os jogadores do Santa Clara ficaram a pedir penálti na sequência de um lance entre Paulo Victor e Cédric Teguia, mas David Rafael Silva, árbitro da partida, mandou seguir, decisão que, de resto, foi imediatamente ratificada pelo VAR.

64

O jogo é reiniciado.

64

O jogo está parado, enquanto o árbitro fala com alguns jogadores.

59
Substituição

Pedro Ferreira sai do campo e é substituído por Paulo Victor.

59
Substituição

Matheus Pereira sai do campo e é substituído por Diogo Calila.

Cumpridos os primeiros 10 minutos desta etapa complementar, o equilíbrio continua a ser a nota dominante. O Moreirense já não está a ser tão pressionado como aconteceu nos instantes finais da primeira parte e, dessa forma, a formação orientada por Vasco Botelho da Costa vai aproveitando o conforto da vantagem no marcador, fruto do tento apontado por Guilherme Schettine, aos 8 minutos.

57

O jogo é reiniciado.

56
Substituição

Lawrence Ofori sai do campo e é substituído por Rodri.

56

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

54

Ao lado! Livre direto de Alanzinho, à entrada da área e ligeiramente descaído para a esquerda, com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza defendida por Gabriel Batista.

52
Cartão Amarelo

Luís Rocha comete falta e é admoestado.

48

Defesa apertada de Caio Secco! Remate cruzado do recém-entrado MT e intervenção de recurso do guarda-redes do Moreirense.

46
Substituição

Frederico Venâncio sai do campo e é substituído por Matheus Nunes.

46

Início da segunda parte.

Foi desta forma que Guilherme Schettine, logo aos 9 minutos, abriu o ativo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada:

INTERVALO! SANTA CLARA 0 MOREIRENSE 1. Vantagem da organização e do pragmatismo. O jogo está equilibrado, mas os cónegos tiveram o mérito de conseguirem inaugurar o marcador logo aos 8 minutos, quando Guilherme Schettine agradeceu o passe açucarado de Dinis Pinto e atirou a contar. A reação dos açorianos só começou a ter algum impacto após a meia hora, mas Wendel Silva (36' e 38') não conseguiu definir da melhor forma na hora da verdade. Os cónegos souberam aguentar a pressão e só não dobraram a vantagem porque Gabriel Batista foi gigante entre os postes: transição rápida da formação orientada por Vasco Botelho da Costa, Kiko Bondoso fugiu pela esquerda e cruzou para o interior da área, cabendo a Guilherme Schettine rematar para tentar o bis, mas o ponta de lança brasileiro dos minhotos viu o compatriota que enverga a braçadeira de capitão dos insulares realizar uma intervenção de enormíssimo nível. Está tudo em aberto para a etapa complementar.

45 +5

O árbitro apita para o intervalo

48

Que enorme oportunidade para o Moreirense! Cruzamento da esquerda de Kiko Bondoso e remate de Guilherme Schettine para um extraordinária defesa de Gabriel Batista. Os cónegos ficaram muito perto do segundo...

45 +2
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Mateja Stjepanovic.

45 +1

O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos

42
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Frederico Venâncio.

38

Por cima! Cruzamento da esquerda de Matheus Pereira, a bola sofreu um desvio ao primeiro poste e Wendel Silva, à entrada da pequena área, tenta a sua sorte de cabeça, mas a bola saiu por cima da barra da baliza à guarda de Caio Secco.

36

Ameaça o Santa Clara! Alguma confusão na sequência de um pontapé de canto, cabendo a Wendel Silva atirar à baliza. O remate do ponta de lança brasileiro dos cónegos foi, porém, impedido por Kiko Domingues, que deu o corpo às balas (literalmente) e cedeu canto.

35

O jogo é reiniciado.

35

O jogo é interrompido.

33

O jogo é interrompido.

32

O jogo é reiniciado.

Partida interrompida para que seja prestada assistência médica a Caio Secco. O guarda-redes do Moreirense está com problemas no olho esquerdo.

31

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

Os açorianos tentam reagir à desvantagem, mas a verdade é que os comandados de Vasco Matos ainda não conseguiram desbloquear a boa organização defensiva dos cónegos. Com praticamente meia hora jogada e em vantagem no marcador, o conjunto orientado por Vasco Botelho da Costa vai controlando as operações, mesmo quando não está em posse de bola.

No que diz respeito ao Moreirense, Vasco Botelho da Costa repete o onze que havia apresentado frente ao Alverca e, como tal, o 4x3x3 mantém-se: Caio Secco é o dono da baliza, com Dinis Pinto (à direita), Marcelo e Maracás (no eixo) e Kiko Domingues (à esquerda) a formarem o quarteto que dá corpo à linha defensiva; no meio-campo surgem Lawrence Ofori, Mateja Stjepanovic e Alanzinho, com a linha atacante a estar a cargo de Kiko Bondoso (à direita), Guilherme Schettine (no eixo) e Cédric Teguia (à esquerda).

Refira-se que o Santa Clara apresenta-se hoje em 4x3x3 e não no 3x4x3 habitual. Sidney Lima (à direita), Luís Rocha e Frederico Venâncio (no eixo) e Matheus Pereira (à esquerda), compõem o quarteto defensivo - à frente, naturalmente, do guarda-redes, Gabriel Batista -, sendo que o trio da intermediária é constituído por Pedro Ferreira, Adriano Firmino e Serginho. Na frente de ataque, as despesas estão entregues a Vinícius Lopes (à direita), Wendel Silva (ao meio) e Gabriel Silva (à esquerda).

18

Valeu Caio Secco! Vinícius Lopes, lançado em profundidade, ganhou as costas da defesa do Moreirense, mas quando se preparava para chegar à bola, já no interior da grande área e descaído para o lado direito, deparou-se com a presença do guarda-redes dos cónegos, que foi rapidíssimo a sair dos postes para ir ao relvado e suster o esférico.

Guilherme Schettine, refira-se, volta a fazer o gosto ao pé na presente edição da Liga. O ponta de lança brasileiro, de 29 anos, já tinha marcado um dos golos no triunfo (2-1) do Moreirense diante do Alverca, na 1.ª jornada do campeonato.

8

GOOOOOLOOOOOO DO MOREIRENSE!! Recuperação dos cónegos em zona alta - belíssima pressão coletiva -, Dinis Pinto recebeu um passe de calcanhar de Alanzinho, assistiu Guilherme Schettine e o ponta de lança brasileiro, no coração da área, atirou a contar. Os minhotos estão na frente nos Açores! 0-1.

8
Golo

G O O O O O L O - Guilherme Schettine marca de pé direito!

3

Primeira aproximação do Santa Clara à baliza do Moreirense! Wendel Silva desviou de cabeça, na sequência de um cruzamento da direita, mas a bola saiu ao lado do poste esquerdo e não ofereceu problemas de maior a Caio Secco.

1

Santa Clara sai com a bola, a partida começou!

1

O árbitro dá início à partida.

Os artistas de ambos os conjuntos já estão de regresso ao tapete verde do anfiteatro insular. Dentro de instantes será dado o pontapé de saída deste Santa Clara-Moreirense.

As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado do Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.

Vasco Botelho da Costa, técnico do Moreirense, repete a equipa inicial que tinha apresentado no encontro da jornada anterior da Liga, frente ao Alverca (2-1).

Vasco Matos, treinador do Santa Clara, procede a seis alterações no onze tendo como termo de comparação o jogo da passada quinta-feira, diante do Larne (0-0), a contar para a segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência. Saem Pedro Pacheco, Mateus Araújo, Brenner Lucas, Paulo Victor, Henrique Pereira e João Costa, entram Luís Rocha, Matheus Pereira, Sidney Lima, Serginho, Gabriel Silva e Wendel Silva.

Moreirense (treinador): Vasco Botelho da Costa

Moreirense (suplentes): André Ferreira (13), Mika (16), Álvaro Martínez (17), Joel Romero (19), Rodrigo Alonso (21), Afonso Almeida (25), Gilberto Batista (66) e Yan Maranhão (99)

Moreirense (titulares): Caio Secco (22); Dinis Pinto (76), Maracás (26), Marcelo (44) C e Kiko Domingues (27); Mateja Stjepanovic (8) e Lawrence Ofori (80); Cédric Teguia (7), Alanzinho (11) e Kiko Bondoso (10); Guilherme Schettine (95)

Santa Clara (treinador): Vasco Matos

Santa Clara (suplentes): Neneca (12), Diogo Calila (2), Elias Manoel (7), Brenner Lucas (11), João Costa (17), Matheus Araújo (32), Paulo Victor (64), José Tavares (65) e Henrique Pereira (77)

Santa Clara (titulares): Gabriel Batista (1) C; Sidney Lima (23), Luís Rocha (13) e Frederico Venâncio (21); Serginho (35), Adriano Firmino (6), Pedro Ferreira (8) e Matheus Pereira (3); Vinícius Lopes (70), Wendel Silva (29) e Gabriel Silva (10)

Árbitro: David Rafael Silva (AF Porto); Assistentes: Carlos Campos e Nélson Cunha; 4.º Árbitro: Anzhony Rodrigues; VAR/AVAR: João Bento e Pedro Mota

Já há equipas oficiais!

Do outro lado também estará um Vasco, no caso, Botelho da Costa, jovem técnico do Moreirense que depois de várias épocas de grande nível na Liga Revelação, na Liga 3 e na Liga 2 - com vários títulos e subidas alcançadas - está agora em estreia no mais alto patamar do futebol português:

É, pois, tempo de os açorianos voltarem a centrar atenções na Liga, prova onde quererão dar uma resposta imediata ao mau resultado averbado na primeira jornada, diante de outra equipa com as aspirações europeias, no caso, o Famalicão. O Moreirense procurará, naturalmente, manter a rota triunfal que começou a traçar na ronta anterior, depois de bater o Alverca.

Wendel Silva e Gabriel Silva (2) apontaram os golos que deram a vitória ao Santa Clara no terreno do Larne, na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória, com o nulo a imperar, depois, no segundo jogo, em São Miguel.

Mas se este é apenas o segundo jogo oficial do Moreirense na presente temporada, para o Santa Clara será... o sexto. Isto porque, como se sabe, os açorianos começaram mais cedo a temporada devido à participação na Liga Conferência, caminhada que, para já, está a correr de feição. Os insulares deixaram pelo caminho o Varazdin (1-2 e 2-0), na 2.ª pré-eliminatória, eliminando, depois, o Larne (3-0 e 0-0). Desta forma, o conjunto orientado por Vasco Matos selou o apuramento para o play-off da referida competição, fase em que terão pela frente o Shamrock Rovers (República da Irlanda). Será o último obstáculo que o Santa Clara terá de contornar para chegar à fase liga da Conference.

Recorde aqui o resumo do jogo entre o Santa Clara e o Famalicão:

As duas equipas chegam a este encontro depois de terem tido sortes distintas na ronda inaugural do campeonato. O Santa Clara foi derrotado de forma clara no reduto do Famalicão (0-3), ao passo que o Moreirense recebeu e venceu o Alverca (2-1).

A 2.ª jornada da Liga tem passagem pelos Açores, onde, a partir das 18 horas, Santa Clara e Moreirense medem forças no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este encontro e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!