Rio Ave
1 - 1
Gil Vicente

Liveblog Rio Ave vs Gil Vicente maio 2025

Rio Ave-Gil Vicente: parabéns, Vítor Gomes!
Deu empate o duelo entre vila-condenses e barcelenses - golos de Pancho Petrasso (38') e Sergio Bermejo (43') -, num jogo que ficou indubitavelmente marcado pelo final de carreira do histórico capitão do emblema da 'caravela'

Muito obrigado pela companhia que nos quis dispensar, caro leitor. Continue desse lado porque dentro de instantes iremos trazer-lhe toda a reportagem e também a crónica deste jogo entre Rio Ave e Gil Vicente (1-1), que colocou um ponto final na época 2024/2025 para estas duas equipas.

FINAL DA PARTIDA!! RIO AVE 1 GIL VICENTE 1. Caiu o pano da época 2024/2025 para as duas equipas. Num jogo que fica inevitavelmente marcado pelo final da carreira de Vítor Gomes - que bela (e merecida) homenagem que foi prestada por todos os jogadores, elementos do staff das duas equipas e adeptos de ambos os conjuntos -, ninguém saiu por cima no que ao resultado diz respeito. Pancho Petrasso colocou os rioavistas na frente (38'), Sergio Bermejo empatou para os gilistas (43'). Na etapa complementar, houve algumas aproximações às duas balizas, mas não mais houve arte para desfazer o nó. Palavra final de A BOLA para o homem do jogo: parabéns pela bonita carreira, Vítor Gomes!

90 +4

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90 +1

O jogo é reiniciado.

90

O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos

90

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

83

O jogo é reiniciado.

83

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

82
Substituição

Facundo Cáseres sai do campo e é substituído por João Teixeira.

81
Substituição

João Marques sai do campo e é substituído por Rodrigo Rodrigues.

João Marques ficou a pedir penálti neste lance, em cima do intervalo, mas depois de ouvir as indicações do VAR, Bruno Vieira, árbitro da partida, decidiu não aceder aos pedidos do internacional sub-21 português que representa o Gil Vicente por empréstimo do SC Braga:

79

O jogo é reiniciado.

78

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

77

O jogo é reiniciado.

77
Substituição

Pancho Petrasso está lesionado e é substituído por Jonathan Panzo.

76
Substituição

Cezary Miszta sai do campo e é substituído por Matheus Teixeira.

Sergio Bermejo empatou para o Gil Vicente ao minuto 43:

74

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

Pancho Petrasso, aos 38 minutos, teve cabeça para colocar o Rio Ave em vantagem:

64
Substituição

Theofanis Bakoulas sai do campo e é substituído por Tobías Medina.

64
Substituição

Tiago Morais sai do campo e é substituído por João Novais.

62
Substituição

Pablo sai do campo e é substituído por Jorge Aguirre.

62
Substituição

Sergio Bermejo sai do campo e é substituído por Santi Garcia.

61

Grande defesa de Cezary Miszta! Remate de longe de Félix Correia para um espetacular voo do guarda-redes do Rio Ave.

FINAL DE CARREIRA PARA VÍTOR GOMES!

55
Substituição

Vítor Gomes sai do campo e é substituído por Demir Tiknaz.

54

O jogo foi interrompido para a justa homenagem a Vítor Gomes. O histórico capitão do Rio Ave terminou a sua carreira de jogador profissional e foi saudado por todos os jogadores em campo e também pelos elementos dos bancos de suplentes das suas equipas. Momento emotivo, com muitas palmas das bancadas para o número 8 do emblema da caravela.

52

Entra melhor o Gil Vicente! Jonathan Mutombo tentou a sua sorte de meia distância, mas o tiro do jovem francês dos galos sair ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Cezary Miszta.

João Marques, ao minuto 18, viu Cezary Miszta negar-lhe o golo:

Clayton, aos 14 minutos, teve nos pés a primeira oportunidade de golo do encontro:

46

Início da segunda parte.

No último jogo da carreira, Vítor Gomes teve direito à respetiva homenagem ainda antes do apito inicial:

INTERVALO!! RIO AVE 1 GIL VICENTE 1. Depois de uns instantes iniciais mais mornos, a ponta final acabou por ser bem mais interessante. Clayton (14') e Pancho Petrasso (15') deram os primeiros avisos dos rioavistas, com João Marques a responder para os galos (18'). O marcador acabou por funcionar ao minuto 38, com Pancho Petrasso a aproveitar uma defesa incompleta de Brian Araújo após cabeceamento de Andreas Ntoi para colocar a formação vila-condense em vantagem. Foi, porém, sol de pouca dura, uma vez que apenas cinco minutos depois os galos chegaram ao empate: passe de calcanhar (!) de Jonathan Mutombo e Sergio Bermejo, já no interior da área, atirou certeiro para o empate. Em jogo de final de época entre duas equipas com as suas vidas completamente resolvidas, é bastante provável que a etapa complementar possa ser ainda mais interessante.

45 +5

O árbitro apita para o intervalo

Depois de alguns instantes a aguardar pela indicação do VAR, Bruno Vieira, árbitro da partida, diz que não há motivo para marcar penálti a favor do Gil Vicente e o jogo é retomado.

45 +4
Cartão Amarelo

Andreas-Richardos Ntoi comete falta e é admoestado.

O lance está a ser analisado pelo VAR.

45

João Marques fica a pedir penálti num lance com João Tomé e Pancho Petrasso. Bruno Vieira, árbitro da partida, mandou jogar.

45

O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos

45

É GOLO! Depois de analisar a situação, o árbitro anuncia que o golo do Gil Vicente se mantem.

43

GOLO DO GIL VICENTE!! Passe de rotura de Jonathan Buatu, de calcanhar, e Sergio Bermejo, já no interior da área, restabelece a igualdade. 1-1.

42
Golo

G O O O O O L O - Sergio Bermejo marca de pé esquerdo!

38
Golo

G O O O O L O O O - Pancho Petrasso do Rio Ave atira uma bola solta de cabeça para o fundo das redes.

38

GOLO DO RIO AVE!! Cruzamento da direita de Martim Neto, Andreas Ntoi cabeceou para defesa de Brian Araújo, mas, na recarga e também de cabeça, Pancho Petrasso não perdoou e colocou a formação orientada por Petit em vantagem. 1-0.

35

O jogo é reiniciado.

34

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

31

O jogo é reiniciado.

30
Substituição

Marvin Elimbi está lesionado e é substituído por Diogo Costa.

30

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

29

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

28

Excelente corte de Marvin Elimbi! Cruzamento da direita de João Tomé e quando Clayton se preparava para cabecear para golo, ao segundo poste, apareceu a interceção do jovem defesa-central do Gil Vicente, que cedeu canto.

18

Defesa atenta de Cezary Miszta! Remate cruzado de João Marques, já no interior da área, com o guarda-redes polaco do Rio Ave a ir ao relvado e a negar os intentos ao internacional sub-21 português do Gil Vicente.

15

Na sequência do pontapé de canto, Pancho Petrasso ganhou nas alturas a toda a concorrência, mas o cabeceamento do defesa-central argentino do Rio Ave saiu à figura de Brian Araújo.

14

Ameaça o Rio Ave! Passe de Tiago Morais e remate cruzado de Clayton, ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza à guarda de Brian Araújo.

Ao minuto 8, aplauso generalizado no Estádio Capital do Móvel: os adeptos de Rio Ave e Gil Vicente homenageiam Vítor Gomes, que hoje realiza o último jogo da carreira.

10

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

10

O jogo é reiniciado.

9

O jogo é reiniciado.

8

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

Primeiros cinco minutos sem qualquer remate à baliza. Vila-condenses e barcelenses estão ainda a encaixar-se taticamente e, como tal, o duelo está a ser maioritariamente disputado no setor intermediário.

1

O árbitro dá início à partida.

1

Rio Ave sai com a bola, a partida começou!

Vítor Gomes é, claro, um dos destaques desta partida. O histórico capitão do Rio Ave vai realizar o último jogo da carreira e está a ser fortemente saudado pelos colegas, adversários e adeptos.

As três equipas já terminaram os respetivos períodos de aquecimento e dentro de instantes estarão de regresso ao relvado do Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, para que possa ter início este duelo da 34.ª e última jornada da Liga. As bancadas do anfiteatro dos castores estão bastante despidas de público, esperando que os adeptos de Rio Ave e Gil Vicente ainda possam entrar no estádio nos próximos minutos para darem outro colorido a esta partida da derradeira ronda do campeonato.

César Peixoto, técnico do Gil Vicente, muda apenas duas pedras comparativamente ao encontro frente ao Arouca (1-1): saem Andrew e Santi García, entram Brian Araújo e Sergio Bermejo.

Petit, treinador do Rio Ave, procede a quatro alterações em relação à equipa que tinha apresentado diante do Nacional (3-3): saem Jonathan Panzo, Kostoulas, Demir Tiknaz e Kiko Bondoso, entram Pancho Petrasso, Andreas Ntoi, Vítor Gomes e Tiago Morais.

Gil Vicente (treinador): César Peixoto

Gil Vicente (suplentes): Andrew (42), Jorge Aguirre (9), Gui Beleza (16), Santi García (19), Diogo Costa (28), Carlos Eduardo (29), Rodrigo Rodrigues (80) e Kazu (88)

Gil Vicente (titulares): Brian Araújo (99) C; Zé Carlos, Marvin Elimbi (4), Jonathan Buatu (39) e Jonathan Mutombo (45); João Marques (33), Facundo Cáseres (5) e Mohamed Bamba (8); Sergio Bermejo (22), Pablo (90) e Félix Correia (71)

Rio Ave (treinador): Petit

Rio Ave (suplentes): Matheus Teixeira (95), Jonathan Panzo (2), João Novais (6), Karem Zoabi (14), Marious Vrousai (17), Kiko Bondoso (19), Tobías Medina (27), Demir Tiknaz (34) e Olinho (80)

Rio Ave (titulares): Cezary Miszta (1); João Tomé (20), Pancho Petrasso (23), Andreas Ntoi (3) e João Pedro (22); Bakoulas (29), Vítor Gomes (8) C e Martim Neto (76); André Luiz (7), Clayton (9) e Tiago Morais (11)

Árbitro: Bruno Vieira (AF Lisboa); Assistentes: Paulo Brás e Nuno Pires; 4.º Árbitro: Márcio Torres; VAR/AVAR: Rui Soares e Rui Teixeira

Já há equipas oficiais!

O duelo desta noite vai ainda ficar marcado pela despedida de Vítor Gomes dos relvados. O histórico capitão do Rio Ave - clube onde se formou e ao serviço do qual cumpriu grande parte do seu percurso enquanto sénior - vai ter direito à... 'ultima maré.

Também o Gil Vicente tem como objetivo terminar a época a festejar, até porque a formação de César Peixoto não ganhou nenhum dos dois jogos mais recentes: na ronda passada empatou na receção ao Arouca (1-1) e antes disso tinha perdido no terreno do Sporting (1-2). O último triunfo dos galos foi a 26 de abril, no caso, frente ao Farense (1-0).

A ideia do conjunto (ainda) orientado por Petit passa por uma despedida em beleza em casa, repetindo o triunfo alcançado na última jornada enquanto visitado: 2-0 ao Estrela da Amadora.

A formação da Caravela vem de um empate (3-3) no terreno do Nacional, resultado que acabou por ter um sabor (bastante) amargo já que os rioavistas dispuseram de uma vantagem de três golos.

Esta partida marcará a despedida de Petit do comando técnico do emblema de Vila do Conde. O antigo internacional português assumiu o cargo a 6 de novembro de 2024, sendo que durante este período contabilizou 28 jogos (23 para a Liga e 5 para a Taça de Portugal), 10 vitórias, 7 empates e 11 derrotas.

Rio Ave e Gil Vicente entram em campo já sem a necessidade de conquistarem pontos, uma vez que ambas as equipas estão já seguras no que concerne à luta pela permanência e também já não têm quaisquer hipóteses de chegarem a lugares europeus. Os vila-condenses estão no 10.º lugar da tabela, com 37 pontos, os gilistas encontram-se no 14.º posto, com 33. O máximo que o Rio Ave pode aspirar é ficar, precisamente, na posição em que está - o Estoril, que está um degrau acima, tem mais seis pontos -, ao passo que o Gil Vicente ainda tem hipóteses matemáticas de chegar ao 12.º patamar da pauta classificativa, tendo, para isso, que vencer o jogo desta noite e esperar que Nacional (que defronta o FC Porto) e Arouca (que mede forças com o Boavista) não vençam os respetivos adversários.

Começa a cair o pano sobre a edição 2024/2025 da Liga e a última jornada passa por Paços de Ferreira - casa emprestada ao Rio Ave, cujo estádio está a ser intervencionado depois dos danos causados pela depressão Martinho, no passado mês de março. A partir das 19 horas, Rio Ave e Gil Vicente medem forças na 34.ª e derradeira ronda do campeonato e A BOLA, claro, vai contar-lhe tudo sobre este duelo. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!