Siga o PSG vs Flamengo em direto
COMENTÁRIO: o PSG confirma nos penáltis a vitória justa na Taça Intercontinental. Perante um Flamengo excessivamente defensivo, à Simeone, provavelmente uma das muitas costelas de Filipe Luís, e a apostar no erro do rival, os franceses - com alguns jogadores fora de forma como o 'Bola de Ouro' e 'Best' Dembélé - dominaram praticamente todo o encontro, ainda que sem muitas oportunidades criadas até ao prolongamento. Depois de terem sido perdulários no tempo-extra, Safonov vestiu a camisola de super-herói para os pontapés dos 11 metros. Defendeu quatro e o PSG faz a festa outra vez.
Safonov defende, Luiz Araújo anulado. 2-1!!! Ganha o PSG!!
Que grande defesa de Rossi, nega penálti ao PSG.
Se Barcola marcar, ganha o PSG.
Léo Pereira falha. Ao meio da baliza, Safonov mal se mexeu.
Nuno Mendes marca, 2-1 para o PSG.
Pedro falha, Safonov defende: 1-1. Dúvidas na posição do pé direito do guarda-redes, mas VAR assume legalidade da defesa.
Dembélé para as nuvens: 1-1
Saúl Níguez falha, brilha Safonov: 1-1
Vitinha marca: 1-1
De la Cruz marca: 1-0 nos penáltis para o Flamengo.
De la Cruz vai ser o primeiro.
Alex Sandro ganha a moeda ao ar e Flamengo vai bater primeiro.
Decisão vai para penáltis!!
Nuno Mendes de muito longe, Rossi defende para canto.
Agora, Barcola! A bola sai perto do poste.
INA-CRE-DI-TÁ-VEL!! Dembélé faz tudo bem. Vira-se, passa um adversário e, bem dentro da área, atira por cima!!
Agora, Dembélé... também por cima.
Luiz Araújo atira por cima à entrada da área.
Njantou, acabado de entrar, atira muito perto do poste direito de Rossi.
Fim da primeira parte do prolongamento.
Segunda parte do prolongamento.
Jogo continua sem oportunidades.
Sistema de comunicação do árbitro precisa de ser ajustado. Nada que a boa fita não resolva.
Marquinhos, de cabeça, para as mãos de Rossi.
Primeira arrancada 'à Nuno Mendes', mas é varrido por Saúl Níguez quando se aproximava da área.
Flamengo melhor na reentrada na partida.
Já se joga o prolongamento.
Fim da segunda parte, segue-se o prolongamento.
Marquinhos falha a emenda na última jogada, perto da linha, com Rossi fora da baliza.
Prolongamento parece inevitável.
Kvaratskhelia tenta a bicicleta, mas sai ao lado.
Substituto sai do campo
Plata por cima!!! Com Safonov fora da baliza...
Muita confusão na área do PSG, mas ninguém finaliza.
Contra-ataque do PSG, com Plata a servir Pedro. O ponta de lança remata de primeira, a bola desvia em Pacho em sai ao lado.
Grande oportunidade para o PSG. Nuno Mendes serve Dembélé, mas o Bola de Ouro não consegue emendar.
Remate de Vitinha à entrada da área. Sai ao lado.
Filipe Luís troca três de uma vez
O PSG volta a empurrar o Flamengo para trás, com os brasileiros preocupados sobretudo em defender.
Marquinhos precipitou-se claramente na jogada.
Penálti convertido, 1-1.
Jorginho, um especialista, bate Safonov e faz o empate.
VAR chama árbitro, que confirma penálti.
De Arrascaeta cai na área, tocado por Marquinhos.
Filipe Luís troca um dos maiores desequilibradores, Carrascal, por mais presença na área, com Pedro.
Mayulu não acreditou no cruzamento de Fabián Ruiz desde a esquerda...
Remate de João Neves à figura.
Primeiros minutos do segundo tempo, com o PSG a controlar com posse de bola.
Início da segunda parte.
COMENTÁRIO: vantagem parcial justa para o Paris Saint-Germain, apesar de estar a ser um jogo muito disputado e com raras ocasiões de golo. No entanto, ainda assim, as poucas jogadas, com princípio meio e fim têm pertencido ao conjunto de Luis Enrique. O Flamengo ainda procura a primeira grande oportunidade para marcar. Terá de fazer muito mais para incomodar Safonov e impedir a primeira conquista gaulesa na competição.
Intervalo
Pulgar de cabeça, ao lado. Algum perigo.
Flamengo tenta reagir.
Golo: 1-0, por Kvaratskhelia Rossi volta a falhar! E, agora, nada a fazer. Ataque rápido pela esquerda a chegar à direita a Doué, que cruza para o poste mais distante, para 'Kvaradona'. O georgiano não se atrapalha, apesar de um toque ineficaz de Agustín Rossi.
Afinal, o sul-coreano não aguenta e abandona mesmo o relvado. Entra Mayulu.
Kang-in Lee queixa-se da coxa esquerda, mas vai prosseguir.
Pauleta na bancada, com Paredes, Del Piero e outras estrelas.
PSg tenta novamente subir as linhas de pressão e empurrar para trás o Flamengo.
Alguma reação agora do Rubro-Negro, com Pulgar a obrigar Safonov a boa defesa.
PSG continua em cima da área brasileira.
VAR anula o golo. A bola já tinha saído. Salva-se o Flamengo.
Erro de Rossi que pontapeia uma bola que saía pela linha final, João Neves recupera e Fabián Ruiz remata de primeira para baliza deserta. VAR avalia se a bola não saiu do terreno antes de ser tocada pelo guardião.
Kang-in Lee de longe, mas à figura!
Livre lateral de Vitinha para o segundo poste, onde apareceu João Neves sem marcação. O médio ex-Benfica acerta nas redes laterais. Primeiro momento de perigo!
Brasileiros muito agressivos, a provocar muitos duelos a meio-campo.
Início do jogo.
Momento da escolha de campo.
Milan, Peñarol e Real Madrid são os clubes com mais vitórias na competição: 3. Os italianos são aqueles que mais finais perderam, a par dos argentinos do Independiente: 4.
O Flamengo vai jogar de branco, com motivos a vermelho e preto. O PSG usará o equipamento habitual, todo de azul escuro, com motivos a vermelho e branco.
O Flamengo tem apenas uma Taça Intercontinental, ganha em 1981, diante do Liverpool, em Tóquio, com um triunfo por 3-0.
La ferveur monte ! 🔥❤️💙#FIFAIntercontinentalCup pic.twitter.com/87Fa0YO06Z
— Paris Saint-Germain (@PSG_inside) December 17, 2025
A #chegada do Flamengo ao Ahmad bin Ali Stadium para FINAL DO MUNDIAL! #FLAxPSG pic.twitter.com/EWpmPCIeuj
— FL4MEN9O (@Flamengo) December 17, 2025
A Conmebol anunciou que irá premiar o Flamengo com cinco milhões de dólares, cerca de 4,6 milhões de euros, em caso de conquista do título, esta quarta-feira, na final da Taça Intercontinental. O montante será atribuído exclusivamente ao clube brasileiro se a equipa carioca se sagrar campeã. Não está prevista qualquer verba por parte do organismo sul-americano para um eventual segundo lugar, ocupado pelo PSG.
Este valor corresponde a uma quota extra, para além do prémio definido pela FIFA, entidade organizadora da competição. Assim, caso vença a Taça Intercontinental, o Flamengo deverá arrecadar um total de 10 milhões de dólares, aproximadamente 9,2 milhões de euros, resultante da soma das duas premiações.
PSG e Flamengo nunca se defrontaram em jogos oficiais. No último Campeonato do Mundo de Clubes, os parisienses perderam com o Botafogo na única vez em que enfrentaram um rival brasileiro.
O PSG nunca participou antes numa Intercontinental, sendo a primeira equipa do seu país a fazê-lo. O Marselha, campeão europeu em 1993, foi impedido de competir face à eclosão do escândalo de corrupção que envolveu o seu presidente Bernard Tapie.
Além disso, o Flamengo conquistou a Taça Libertadores em 2025, superando todos os adversários rumo ao título sul-americano, antes de entrar na Taça Intercontinental, competição em que venceu o Pyramids FC por 2-0, garantindo presença na final.
A equipa orientada por Filipe Luís concluiu o Brasileirão de 2025 como campeã, com números expressivos. O Flamengo terminou no topo da classificação com 23 vitórias, 10 empates e cinco derrotas em 38 jornadas, apontando 78 golos e sofrendo apenas 27, o melhor registo defensivo da prova. O médio uruguaio Giorgian De Arrascaeta foi o melhor marcador da equipa no campeonato, com 18 golos, apenas superado pelo vencedor da Bota de Ouro, Kaio Jorge, do Cruzeiro.
Nos últimos cinco jogos, em todas as competições, o PSG marcou 13 golos, embora nesse período tenha ficado em branco por duas vezes: frente ao Mónaco, para a Ligue 1, e diante do Athletic Bilbao, na Liga dos Campeões.
O Paris Saint-Germain ocupa atualmente o segundo lugar da Ligue 1, a apenas um ponto do líder Lens. Na última jornada do campeonato, venceu por 3-2 o Metz, último classificado.
O clube do Rio de Janeiro chega a Doha depois de já ter realizado 77 jogos esta época, em várias competições, incluindo as campanhas vitoriosas na Taça Libertadores e no Brasileirão. Ainda assim, a elevada carga competitiva não diminuiu a ambição do Flamengo, que procura conquistar a sua primeira Taça Intercontinental desde 1981, ano em que derrotou o Liverpool.
O treinador do Flamengo, Filipe Luís, confirmou que tem todo o plantel disponível para a partida, sem lesões de relevo a condicionarem a preparação. Allan foi a ausência mais notada na comitiva que viajou para o Qatar, mas, de resto, o emblema brasileiro manteve-se sem baixas ao longo da exigente temporada de 2025.
O regresso de Marquinhos é excelente notícia para Luis Enrique. O capitão dos parisienses chegou a ser dado como baixa devido a uma lesão na anca. Já o lateral-direito Achraf Hakimi está fora das contas, na sequência de uma entorse no tornozelo sofrida no início de dezembro, estando ainda numa corrida contra o tempo para recuperar antes dos compromissos na Taça das Nações Africanas. O vencedor da Bola de Ouro, Ousmane Dembélé, regressou aos treinos após recuperar de uma virose que o impediu de alinhar no empate sem golos do PSG frente ao Athletic Bilbao na Liga dos Campeões e apresenta-se no banco. Ainda assim, apresenta falta de ritmo competitivo, consequência de sucessivas lesões ao longo da época, o que limitirá provavelmente o tempo de utilização. Por outro lado, Luis Enrique tem gerido o esforço de alguns jogadores nos jogos mais recentes da Ligue 1, utilizando Bradley Barcola e Khvicha Kvaratskhelia apenas como suplentes lançados a partir do banco, enquanto João Neves foi poupado nessas partidas. Os dois últimos estão no onze e o primeiro no banco de suplentes.
Por seu lado, o Flamengo distribuir-se-á num 4x2x3x1:
Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar e Jorginho; Carrascal, De Arrascaeta e Plata; Bruno Henrique
Espalhado pelo terreno, o PSG jogará da seguinte forma:
Safonov; Zaire-Emery, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes; João Neves, Vitinha e Fabián Ruiz; Kang-in Lee, Kvaratshkhelia e Doué
Filipe Luís também já revelou a equipa inicial:
NOSSO TIME É A GENTE EM CAMPO! Confira a #escalação do Flamengo para enfrentar o PSG, pelo MUNDO DE NOVO! #FLAxPSG pic.twitter.com/raezVtkFXZ
— FL4MEN9O (@Flamengo) December 17, 2025
Luis Enrique faz alinhar três portugueses no onze inicial: Nuno Mendes, Vitinha e João Neves. O outro, Gonçalo Ramos, começará do banco.
📄 Le onze parisien pour cette finale face à Flamengo ! #PSGFLA I #FIFAIntercontinentalCup pic.twitter.com/lY0hQb0mgw
— Paris Saint-Germain (@PSG_inside) December 17, 2025
Boa tarde. Às 17 horas, arranca no Ahmad Bin Ali Stadium em Al-Rayyan, no Qatar, a final da Taça Intercontinental, que opõe PSG, vencedor da última Liga dos Campeões, a Flamengo, campeão da Libertadores. A BOLA vai trazer-lhe as principais incidências da partida.