Liveblog Portugal sub-17 vs Brasil sub-17 novembro 2025
Ângelo falha o penálti e Portugal está na final do Mundial sub-17 pela primeira vez na história!!!
Portugal 6-5 Brasil
José Neto marca com classe.
Portugal 5-5 Brasil
Gabriel Mec também marca.
Portugal 5-4 Brasil
João Aragão marca!
Portugal 4-4 Brasil
Ruan Pablo também falha e o sonho de Portugal mantém-se vivo!!! O brasileiro acertou no poste.
Portugal 4-4 Brasil
Inacreditável... o guarda-redes Romário Cunha quis assumir a responsabilidade e atirou para as nuvens.
Entramos agora na fase da morte súbita.
Portugal 4-4 Brasil
Luís Pacheco engana Romário Cunha.
Portugal 4-3 Brasil
Yoan Pereira bate bem.
Portugal 3-3 Brasil
Zé Lucas engana Romário Cunha.
Bino Maçães nem consegue ver os penáltis.
Portugal 3-2 Brasil
Santigo Verdi engana o guarda-redes!
Portugal 2-2 Brasil
Tiaguinho bate muito bem, junto à malha lateral.
Portugal 2-1 Brasil
Martim Chelmik atira a meia-altura, fora do alcance de João Pedro.
Portugal 1-1 Brasil
Romário Cunha ficou muito perto de defender o remate de Dell.
Portugal 1-0 Brasil
Golo de Tomás Soares!
Portugal bate o primeiro penálti: avança Tomás Soares.
Final do jogo: Portugal 0-0 Brasil
Portugal ficou mis perto do golo do que o Brasil na segunda metade desta 2.ª parte, mas não criou as oportunidades suficientes para se quiexar de falta de sorte no resultado, ajustado para o jogo repartido que foi.
Agora, penáltis. O Brasil já ganhou assim por duas vezes neste Mundial, nos dezasseis avos (com o Paraguai, 5-4) e nos quatos de final (com a França, 4-3).
O árbitro dá 6 minutos de compensação.
Remate acrobático de Zé Lucas na meia-lua, passa muito perto da baliza portuguesa.
Se o encontro acabar empatado, não há prolongamento e o vencedor do encontro decide-se logo no desempate por penáltis.
Santiago Verdi vê o cartão amarelo após entrada dura, mas o árbitro revê o lance no VAR...
Vassilis Fotias decide ficar-se pelo amarelo.
Foi a última ação de Anísio Cabral no jogo, que é substituído por Tomás Soares. Ao mesmo tempo, Mateus Mide também sai de campo e entra Martim Guedes.
Que perdida de Anísio Cabral!!
Excelente jogada de João Aragão, que entrou muito bem na partida, rodopia sobre o adversário e isola-se no corredor central. Passa a bola a Anísio, aberto na direita, mas o jogador do Benfica decide mal, nem remata nem cruza, mas a bola sai perdida pela linha de fundo.
Amarelo a Bernardo Lima ao travar um contra-ataque brasileiro, após perda de bola de João Aragão.
Kayke rendido por Garbiel Mec. É a primeira substituição do Brasil.
Remate de Anísio Cabral, fraco e à figura de João Pedro. Portugal tenta ganhar algum ascendente.
João Aragão rende Duarte Cunha.
ouviu-se um grito de incredulidade enquanto o árbitro Vassilis Fotias explicava a decisão.
O árbitro julga que a intensidade da entrada foi média e mostra apenas o cartão amarelo a Luís Pacheco.
Bino Maçães pedo ao árbitro para rever uma entrada de Luís Pacheco sobre Duarte Cunha que pode resultar num cartão vermelho. O brasileiro acertou com a sola da chuteira no tornozelo do português.
Na melhor jogada de Portugal na 2.ª parte, Anísio Cabral progride com a bola e deixa-a em Santiago Verdi, que dispara ao lado da baliza.
Anísio Cabral vê o cartão amarelo, devido a uma entrada fora de tempo sobre Vítor Fernandes.
Bino Maçães faz as primeiras substituições do encontro: entram Yoan Pereira e Santi Verdi para os lugares de Rafael Quintas e de Stevan Manuel.
O selecionador vai à procura de algo novo, numa 2.ª parte muito morna, com ligeiro ascendente do Brasil. Portugal está a cair no vício de lançar demasiadas vezes Anísio Cabral em profunidade, uma aposta que tem trazido poucos frutos.
Rafael Quintas vê o cartão amarelo após escorregar e derrubar Kayke. O capitão de Portugal teve de receber assistência médica.
Começa a 2.ª parte!
Intervalo: Portugal 0-0 Brasil
Jogo bem disputado e com oportunidades de golo para os dois lados: Zé Lucas impediu o golo de Anísio Cabral (9’) com um corte rapidíssimo, depois Martim Chelmik cortou uma bola de golo de Dell (19’) quase em cima da linha.
Muita entrega e boa qualidade de jogo, mas também algum nervosismo a afligir os jogadores em momentos decisivos. A ver se as redes abanam na 2.ª parte.
O jogo fica mais duro nesta fase, com algumas entradas duras por parte dos brasileiros. O árbitro grego Vassilis Fotias mantêm os cartões no bolso, motivando protestos de Bino Maçães e dos adeptos portugueses.
Entrada dura do capitão Zé Lucas sobre Bernardo Lima. Brasileiro vê o primeiro cartão amarelo da partida.
Ruan Pablo ganha a bola na área portuguesa, foge à defesa mas perde ângulo no remate e atira à malha lateral da baliza de Romário Cunha.
Mauro Furtado bate um livre direto à figura de João Pedro, que mesmo assim defendeu para a frente, mas afastou o perigo.
Não há penálti, o árbitro explica que não há infração na jogada.
O banco de Portugal pediu ao árbitro para rever o lance no VAR, para analisar uma possível mão de Ângelo no desvio do remate.
Mateus Mide remata uma bola perdida na área, o remate ia na direção da baliza, mas é desviado por Ângelo.
Muita luta e entrega das duas equipas, que querem ter bola e atacar. Sendo o sétimo encontro para estes jovens num curto espaço de tempo, a ver se este ritmo competitivo se manterá ao longo do encontro. Dell e Anísio Cabral já ficaram muito próximos do golo.
Incrível Chelmik impede o primeiro golo do Brasil!
Dell soltou-se na área e atirou para uma grande defesa de Romário Cunha; na recarga, o avançado bateu o guardião português, mas não Martim Chelmik, que fez um corte fantástico quase em cima da linha de golo!
Zé Lucas dispara com força à entrada da área, por cima da baliza. O médio brasileiro surgiu solto de marcação, mas falhou o alvo.
Anísio Cabral tão perto!!!
Excelente jogada de envolvimento de Portugal termina com cruzamento que Anísio recolhe na área, o melhor marcador do Mundial dança com a bola nos pés e dispara contra o corpo de Zé Lucas, que voou para cortar a maior oportunidade do jogo até ao momento.
Portugal com dificuldades em sair do próprio meio-campo, mesmo tendo posse de bola. Mérito na pressão brasileira até ao momento.
Responde Portugal, com um cabeceamento sem perigo de Anísio Cabral após cruzamento de Daniel Banjaqui.
Primeiro aviso de Ângelo logo aos 30 segundos de jogo. O Brasil jogou na profundidade e o lateral ganhou a bola na quina da área, disparando ao lado da baliza portuguesa.
No Qatar já se ouve A Portuguesa, segue-se o Hino Nacional Brasileiro.
O vencedor deste encontro já sabe que vai encontrar a Áustria na final do Mundial. A equipa austríaca bateu hoje a Itália por 2-0, com um bis de Johannes Moser, e venceu todos os sete jogos que realizou nesta prova.
Bino Maçães repete o onze em relação à vitória (2-0) sobre a Suíça, nos quartos de final. Nesse encontro, Mateus Mide e José Neto foram os autores dos golos portugueses.
A chegada de Portugal ao Estádio Internacional Khalifa:
Portugal também por aqui 🇵🇹#U17WC pic.twitter.com/NwMk3TrKio
— Copa do Mundo FIFA🏆 (@fifaworldcup_pt) November 24, 2025
A chegada dos jogadores do Brasil ao estádio:
O Brasil já chegou para o jogão! 🇧🇷#U17WC pic.twitter.com/AR8OiAeU9Z
— Copa do Mundo FIFA🏆 (@fifaworldcup_pt) November 24, 2025
JÁ CONHECEMOS OS ONZES INICIAIS!
Onze de Portugal: Romário Cunha; Daniel Banjaqui, Martim Chelmik, Mauro Furtado, José Neto; Rafael Quintas, Bernardo Lima, Mateus Mide; Duarte Cunha, Anísio Cabral, Stevan Manuel.
Suplentes: David Rodrigues, Alexandre Tverdohlebov, Gabriel Dbouk, Ricardo Neto, Yoan Pereira, Miguel Figueiredo, Santi Verdi, Martim Guedes, João Aragão, Tomás Soares, Zeega.
Onze do Brasil: João Pedro; Ângelo, Vítor Fernandes, Luccas Ramon; Zé Lucas, Tiago, Luís Pacheco, Felipe Morais; Ruan Pablo, Dell, Kayke.
Suplentes: Arthur Jampa, Lucas Andrade, Gabriel Mec, Pietro Tavares, Vinícius Rocha, Andrey Fernandes.
Anísio Cabral tem sido o grande destaque ofensivo de Portugal e é o melhor marcador do Mundial, com seis golos em seis jogos.
O segundo melhor marcador da prova está, hoje, do outro lado do português: Dell, que tem 5 golos em seu nome.
Mateus Mide, um dos destaques desta Seleção de Portugal, esteve em destaque em declarações à FIFA:
Portugal, campeão europeu em título neste escalão, sonha com a primeira ida à final do Mundial. O melhor resultado conseguido pela Seleção foi em 1989, quando ficou no 3.º lugar e tinha no plantel... Bino Maçães, atual selecionador.
Já o Brasil quer ganhar o Mundial sub-17 pela quinta vez, depois dos triunfos em 1997, 1999, 2003 e 2019. Nessa última conquista, o selecionador atual Dudu Patetuci era treinador-adjunto.
Brasil sem dois titulares
Os defesas Luís Eduardo e Arthur Ryan estão suspensos do jogo de hoje por terem visto, frente a Marrocos, o segundo cartão amarelo na prova. Luís Eduardo foi titular em todos os seis jogos do Mundial, Ryan foi titular em cinco deles (suplente utilizado nos dezasseis avos de final com o Paraguai).
O caminho de Portugal
A única equipa que perdeu um jogo e que chegou às meias-finais, Portugal entrou com tudo frente à Nova Caledónia (6-1) e a Marrocos (6-0), antes do desaire (1-2) com o Japão. Seguiram-se vitórias com a Bélgica (2-1), México (5-0) e Suíça (2-0) que colocaram a equipa das Quinas tão perto do sonho.
Estatísticas gerais: 6 jogos, 5 vitórias, 1 derrota, 22 golos marcados, 4 golos sofridos.
O caminho do Brasil
A seguir à qualificação tranquila no grupo com 7 pontos, graças a vitórias sobre Honduras (7-0), Indonésia (4-0) e um empate (1-1) com a Zâmbia, o Brasil não ganhou para o susto na fase a eliminar. Só eliminou Paraguai e França nos penáltis e nas meias-finais, um golo de Dell no último minuto de jogo resultou na vitória (2-1) sobre Marrocos.
Estatísticas gerais: 6 jogos, 3 vitórias, 3 empates, 15 golos marcados, 3 golos sofridos.
Na antevisão a esta partida, o selecionador Bino Maçães deu conta ao Canal 11 da importância da gestão física: »Esperamos conseguir recuperar bem os jogadores, pois isso será fundamental, com muitos jogos, um desgaste muito grande, mas se estivermos ao nosso nível, acredito que teremos a possibilidade de fazer história.»
Os convocados de Portugal: Alex Tverdohlebov (GR), Romário Cunha (GR), David Rodrigues (GR), Daniel Banjaqui, Gabriel Dbouk, Yoan Pereira, José Neto, Martim Chelmik, Ricardo Neto, Mauro Furtado, Santiago Verdi, Rafael Quintas, Zeega, Tomás Soares, Bernardo Lima, Miguel Figueiredo, João Aragão, Duarte Cunha, Stevan Manuel, Mateus Mide e Anísio Cabral.
Os convocados do Brasil: João Pedro (GR), Arthur Jampa (GR), Lucas Andrade (GR), Angelo, Derick, Vitor Fernandes, Luccas Ramon, Zé Lucas, Tiago, Gabriel Mec, Luís Pacheco, Vinicius Rocha, Felipe Morais, Ruan Pablo, Dell, Kayke, Pietro Tavares e Andrey Fernandes.
Boa tarde! Pode seguir aqui em direto a partida entre Portugal e Brasil, na qual se luta pelo acesso à final do Mundial sub-17, onde Portugal nunca chegou!
O encontro realiza-se no Qatar, no Estádio Internacional Khalifa.