Relatório Nacional vs Moreirense outubro 2025
De mão-em-mão, madeirenses aceleraram para a primeira (crónica)
Popularmente, chuchu é alguém querido ou encantador. Tal como Jesús Ramírez o é no Nacional. Foi um Chuchu o primeiro triunfo dos madeirenses na Choupana, com o avançado a bisar de grande penalidade, aproveitando dois cometidos por mão na bola. Léo Santos também foi gigante na conquista, marcando o outro golo e impedindo, por três vezes, que o Moreirense marcasse.
Os cónegos entraram praticamente a vencer, quando Vasco Sousa (4’) aproveitou uma boa combinação entre Diogo Travassos e Dinis Pinto, para finalizar no coração da área. Os adeptos alvinegros temeram o pior, mas a equipa madeirense respondeu bem e chegou ao empate numa grande penalidade cometida por Vasco Sousa e assinalada pelo VAR, quando tocou com a mão na bola quando ia a sair da sua área. Chuchu Ramírez (21’) não vacilou na marca dos 11 metros.
Num jogo aberto com a bola sempre próxima das balizas, o descanso depois dos desperdícios de Yan Maranhão (26’ e 33’) para o Moreirense e José Gomes (43’) para o Nacional.
Se o ritmo da primeira metade já foi empolgante, o da segunda ainda foi melhor, com mais três golos, uma expulsão e uma grande penalidade. Além de mais chances desperdiçadas. Diogo Travassos (48’) e Paulinho Bóia (51’) – neste caso com um delicioso toque de habilidade sobre Francisco Domingues – erraram o alvo por pouco, antes de surgirem mais dois golos de rajada.
O Moreirense colocou-se novamente em vantagem por Francisco Domingues (57’), que finalizou após sucessivos cruzamentos para a área e servido por Yan Maranhão, com o Nacional a empatar dois minutos depois por Léo Santos, que voou para desviar de cabeça um livre de Liziero.
Quase de seguida, o Moreirense ficou reduzido a 10 por expulsão de Vasco Sousa, que agarrou Paulinho Bóia que se escapava em direção à baliza de Caio Secco. Jogo agridoce para o médio emprestado pelo FC Porto, um dos melhores dos cónegos, com um golo marcado, mas ligado ao primeiro sofrido – em que cometeu grande penalidade – e ao deixar a sua equipa em desvantagem numérica aos 62 minutos.
Apesar disso, o Moreirense não se retraiu, continuou a discutir o resultado, mas uma abordagem infantil de Marcelo que na sua área jogou a mão à bola impedindo-a de chegar à cabeça de Léo Santos, levou novamente Chuchu Ramírez (84’) para a marca dos 11 metros para novo duelo com Caio Secco. E, tal como no 1-1, o venezuelano voltou a escolher o lado direito para colocar a bola e a garantir a conquista dos primeiros três pontos do Nacional na Madeira, com Léo Santos a carimbar o triunfo quando desviou um cabeceamento de Marcelo (86’) com Kaique batido.
As notas dos jogadores do Nacional: Kaique (5), Alan Nuñez (6), Léo Santos (7), Zé Vitor (6), José Gomes (5), Labidi (5), Matheus Dias (5), Liziero (6), Pablo Ruan (6), Jesús Ramírez (7), Paulinho Bóia (6), Filipe Soares (5), Witi (-) e André Sousa (-)
As notas dos jogadores do Moreirense: Caio Secco (5), Dinis Pinto (6), Maracás (5), Marcelo (4), Francisco Domingues (6), Vasco Sousa (5), Stjepanovic (5), Diogo Travassos (6), Alanzinho (5), Kiko Bondoso (6), Yan Maranhão (6), Landerson (5), Gilberto Batista (5), Benny (5) e Cedric Teguia (-)
O que disseram os treinadores: