Siga o Gil Vicente vs Nacional em direto
Gil Vicente 2-1 Nacional (resultado final): desde 3 de novembro que o Gil Vicente não vencia na Liga, conseguiu-o hoje, com golos de Murilo e Santi Garcia. Zé Vitor apontou o golo do Nacional, num jogo aberto e com oportunidades e com os golos a surgirem na sequência de bola parada.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
90+2' - Dani Figueira evita o empate!!! Cabeceamento de Jesús Ramírez com o guarda-redes a esticar-se e a desviar por cima.
O quarto árbitro mostra 8 minuto(s) de descontos
Cruzamento perigoso de Paulinho Bóia, que rasou o poste esquerdo da baliza do Gil Vicente.
Remate de Paulinho Bóia de fora da área, a bola passa por cima do alvo.
Luís Esteves sai do campo e é substituído por Antonio Espigares.
5.209 espetadores
O jogo é reiniciado.
Liziero sai do campo e é substituído por Lucas João.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Gustavo Varela sai do campo e é substituído por Martín Fernandez.
Matheus Dias sai do campo e é substituído por Joel Silva.
Luís Esteves, que perdida!!! O médio ganhou as costas à defesa madeirense e fletiu para a direita para atirar por cima à saída de Kaique.
João Aurélio está lesionado e é substituído por Alan Nuñez.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Tidjany Touré sai do campo e é substituído por Joelson Fernandes.
Zé Carlos Ferreira sai do campo e é substituído por Mohamed Bamba.
Paulinho Bóia!!! Jogada individual do extremo do nacional na direita, que culminou com um remate cruzado que passou perto da base do poste direito da baliza de Dani Figueira.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Daniel sai do campo e é substituído por Gabriel Veron.
Chiheb Laabidi sai do campo e é substituído por Miguel Baeza.
Paulinho Bóia vê cartão por conduta violenta. Inicialmente Miguel Nogueira tinha mostrado o cartão vermelho, mas reverteu-o para amarelo depois de rever as imagens, alertado pelo VAR.
GOOOLOOO DO GIL VICENTE!!! SANTI GARCIA!!!! Zé Carlos atirou forte à barra e na recarga Santi Garcia foi mais rápido e desviou para a baliza deserta. O Gil Vicente novamente na frente.
Chuchu Ramírez falha à boca da baliza, a cruzamento de Paulinho Bóia. A bola ainda bateu num adversário e saiu pela linha de fundo.
Início da segunda parte.
Gil Vicente 1-1 Nacional (intervalo): boa primeira parte com golos e oportunidades para as duas equipas, num jogo equilibrado.
O árbitro apita para o intervalo
O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos
Murilo. à meia-volta, a bola passou por cima.
Buatu não conseguiu definir quando estava em boa posição na pequena área, na sequência de livre de Luís Esteves.
GOOOLOOO DO NACIONAL!!!! ZÉ VITOR!!! Não durou muito tempo a vantagem dos gilistas. Na sequência de canto, Liziero colocou a bola na área e Léo Santos tocou na bola, com esta a sobrar para Zé Vitor, que finalizou diante de Dani Figueira. O lance demorou a ser validado pelo VAR, devido a possível mão de Zé Vitor.
GOOOLOOO DO GIL VICENTE!!!! MURILO!!! Canto estudado, com a bola a ser colocada rasteira à entrada da área, onde surgiu Murilo sem marcação para finalizar com um remate rasteiro, com a bola a bater no poste e a entrar.
Grande defesa de Dani Figueira a evitar o primeiro do Nacional! Paulinho Bóia isolou-se e à saída do guarda-redes picou a bola, com Dani Figueira e defender com a mão esquerda.
Gustavo Varela, de cabeça, encaixou Kaique.
Mais uma tentativa do Nacional em zona frontal, agora foi Daniel Júnior, com a bola a sair ao lado.
O guarda-redes do Nacional está recuperado e já se joga novamente no Cidade de Barcelos.
Jogo interrompido, porque Kaique pediu assistência com queixas na perna esquerda. Lucas França saltou logo para aquecimento.
Laabidi, em zona frontal, falhou por pouco o alvo.
Gil Vicente sai com a bola, a partida começou!
Começou o jogo!
Um momento especial para Sebastião, de 9 anos, antes do início do jogo. O menino, portador de trissomia 21, é atleta do escalão de traquinas do Gil Vicente e entrou em campo ao lado do capitão Zé Carlos e entregou uma lembrança a Murilo, pelos 100 jogos pelos gilistas, e vai dar o (simbólico) pontapé de saída.
Equipas no relvado, o jogo está quase a começar!
No Nacional, Tiago Margarido promoveu duas mudanças, tendo como referência o onze que começou o encontro com o Santa Clara. Saíram Miguel Baeza, que agora está no banco de suplentes, e Pablo Ruan, que não figura na ficha do jogo, com Laabidi e Daniel Júnior a regressarem à titularidade.
De referir que Facundo Cáseres saiu lesionado no jogo com os leões, mas recuperou e está no banco de suplentes dos gilistas.
Com a saída de Andrew para o Flamengo, Dani Figueira é titular na baliza do Gil Vicente. Além dessa alteração, César Peixoto promoveu mais três no onze que iniciou o jogo com o Sporting: Espigares, Hevertton Santos e Cáseres ficam de fora, para as entradas de Buatu, Konan e Zé Carlos Ferreira.
Suplentes do Nacional:Lucas França, Alan Nuñez, Chico Gonçalves, Miguel Baeza, André Sousa, Joel Silva, Lucas João, Witi e Gabriel Veron.
Suplentes do Gil Vicente: André Picornell, Hevertton Santos, Espigares, Mohamed Bamba, Facundo Cáseres, Sergio Bermejo, Rodrigo Rodrigues, Joelson Fernandes e Martín Fernández.
Onze do Nacional: Kaique; João Aurélio, Léo Santos, Zé Vitor e José Gomes, Laabidi, Matheus Dias e Liziero; Daniel Júnior, Jesús Ramírez e Paulinho Bóia.
Onze do Gil Vicente: Dani Figueira; Zé Carlos, Buatu, Elimbi e Konan; Zé Carlos Ferreira e Santi Garcia; Murilo, Luís Esteves e Tidjany Touré; Gustavo Varela.
As escolhas do mister para hoje 📝#MoldadosPorNós pic.twitter.com/eOF7QmA9k4
— Gil Vicente Futebol Clube (@GilVicente_fc) January 17, 2026
Já há onzes!
Miguel Nogueira (AF Lisboa) é o árbitro nomeado para dirigir o encontro, sendo assistido por Paulo Brás e Nuno Pires. Miguel Fonseca é o 4.º árbitro e no VAR/AVAR vão estar Rui Costa e Álvaro Mesquita.
César Peixoto deixou claro que a boa campanha dos gilistas na 1.ª volta já «ficou para trás» e que pretende que a sua equipa entre com o «pé direito» na segunda.
Tiago Margarido, treinador do Nacional, sente a sua equipa mais forte e acredita que a segunda volta será bem melhor do que a primeira.
No Nacional, Tiago Margarido tem três jogadores indisponíveis por lesão: Ivanildo Fernandes e Ulisses, ambos defesas centrais, e o médio Filipe Soares.
Os gilistas estão em mudanças no onze. Depois da saída de Pablo, nesta semana foi oficializada a transferência de Andrew para o Flamengo. Contra o Nacional, o treinador César Peixoto também não conta com Caseres, que se lesionou contra o Sporting.
Um empate (3-3) também foi o resultado do Nacional no último jogo que disputou, no passado domingo, frente ao Santa Clara, em atraso da 16.ª ronda.
O Gil Vicente recebe os madeirenses, depois de ter empatado (1-1) com o Sporting, a 2 de janeiro, na 17.ª jornada.
Bem-vindo ao Gil Vicente-Nacional, encontro da 18.ª jornada da Liga, que se realiza neste sábado às 15h30, no Estádio Cidade de Barcelos. Acompanhe-o em direto com A BOLA.