Siga o Gil Vicente vs Nacional em direto
GOOOLOOO DO NACIONAL!!!! ZÉ VITOR!!! Não durou muito tempo a vantagem dos gilistas. Na sequência de canto, Liziero colocou a bola na área e Léo Santos tocou na bola, com esta a sobrar para Zé Vitor, que finalizou diante de Dani Figueira. O lance demorou a ser validado pelo VAR, devido a possível mão de Zé Vitor.
GOOOLOOO DO GIL VICENTE!!!! MURILO!!! Canto estudado, com a bola a ser colocada rasteira à entrada da área, onde surgiu Murilo sem marcação para finalizar com um remate rasteiro, com a bola a bater no poste e a entrar.
Grande defesa de Dani Figueira a evitar o primeiro do Nacional! Paulinho Bóia isolou-se e à saída do guarda-redes picou a bola, com Dani Figueira e defender com a mão esquerda.
Gustavo Varela, de cabeça, encaixou Kaique.
Mais uma tentativa do Nacional em zona frontal, agora foi Daniel Júnior, com a bola a sair ao lado.
O guarda-redes do Nacional está recuperado e já se joga novamente no Cidade de Barcelos.
Jogo interrompido, porque Kaique pediu assistência com queixas na perna esquerda. Lucas França saltou logo para aquecimento.
Laabidi, em zona frontal, falhou por pouco o alvo.
Gil Vicente sai com a bola, a partida começou!
Começou o jogo!
Um momento especial para Sebastião, de 9 anos, antes do início do jogo. O menino, portador de trissomia 21, é atleta do escalão de traquinas do Gil Vicente e entrou em campo ao lado do capitão Zé Carlos e entregou uma lembrança a Murilo, pelos 100 jogos pelos gilistas, e vai dar o (simbólico) pontapé de saída.
Equipas no relvado, o jogo está quase a começar!
No Nacional, Tiago Margarido promoveu duas mudanças, tendo como referência o onze que começou o encontro com o Santa Clara. Saíram Miguel Baeza, que agora está no banco de suplentes, e Pablo Ruan, que não figura na ficha do jogo, com Laabidi e Daniel Júnior a regressarem à titularidade.
De referir que Facundo Cáseres saiu lesionado no jogo com os leões, mas recuperou e está no banco de suplentes dos gilistas.
Com a saída de Andrew para o Flamengo, Dani Figueira é titular na baliza do Gil Vicente. Além dessa alteração, César Peixoto promoveu mais três no onze que iniciou o jogo com o Sporting: Espigares, Hevertton Santos e Cáseres ficam de fora, para as entradas de Buatu, Konan e Zé Carlos Ferreira.
Suplentes do Nacional:Lucas França, Alan Nuñez, Chico Gonçalves, Miguel Baeza, André Sousa, Joel Silva, Lucas João, Witi e Gabriel Veron.
Suplentes do Gil Vicente: André Picornell, Hevertton Santos, Espigares, Mohamed Bamba, Facundo Cáseres, Sergio Bermejo, Rodrigo Rodrigues, Joelson Fernandes e Martín Fernández.
Onze do Nacional: Kaique; João Aurélio, Léo Santos, Zé Vitor e José Gomes, Laabidi, Matheus Dias e Liziero; Daniel Júnior, Jesús Ramírez e Paulinho Bóia.
Onze do Gil Vicente: Dani Figueira; Zé Carlos, Buatu, Elimbi e Konan; Zé Carlos Ferreira e Santi Garcia; Murilo, Luís Esteves e Tidjany Touré; Gustavo Varela.
As escolhas do mister para hoje 📝#MoldadosPorNós pic.twitter.com/eOF7QmA9k4
— Gil Vicente Futebol Clube (@GilVicente_fc) January 17, 2026
Já há onzes!
Miguel Nogueira (AF Lisboa) é o árbitro nomeado para dirigir o encontro, sendo assistido por Paulo Brás e Nuno Pires. Miguel Fonseca é o 4.º árbitro e no VAR/AVAR vão estar Rui Costa e Álvaro Mesquita.
César Peixoto deixou claro que a boa campanha dos gilistas na 1.ª volta já «ficou para trás» e que pretende que a sua equipa entre com o «pé direito» na segunda.
Tiago Margarido, treinador do Nacional, sente a sua equipa mais forte e acredita que a segunda volta será bem melhor do que a primeira.
No Nacional, Tiago Margarido tem três jogadores indisponíveis por lesão: Ivanildo Fernandes e Ulisses, ambos defesas centrais, e o médio Filipe Soares.
Os gilistas estão em mudanças no onze. Depois da saída de Pablo, nesta semana foi oficializada a transferência de Andrew para o Flamengo. Contra o Nacional, o treinador César Peixoto também não conta com Caseres, que se lesionou contra o Sporting.
Um empate (3-3) também foi o resultado do Nacional no último jogo que disputou, no passado domingo, frente ao Santa Clara, em atraso da 16.ª ronda.
O Gil Vicente recebe os madeirenses, depois de ter empatado (1-1) com o Sporting, a 2 de janeiro, na 17.ª jornada.
Bem-vindo ao Gil Vicente-Nacional, encontro da 18.ª jornada da Liga, que se realiza neste sábado às 15h30, no Estádio Cidade de Barcelos. Acompanhe-o em direto com A BOLA.