Siga o FC Porto vs Rangers em direto
38.213 adeptos marcam presença no Dragão esta noite.
Dupla alteração promovida por Farioli.
Jogo com ritmo bastante mais baixo no segundo tempo. O FC Porto vai gerindo a vantagem como bem entende e o Rangers, já eliminado da prova, tenta contra-atacar, sem sucesso.
Max Aarons vê o amarelo por simulação dentro da área.
Danny Rohl troca uma peça ao intervalo.
Arranca o segundo tempo!
Intervalo (3-1)! Depois do golo madrugador do Rangers, que gelou o Dragão, e de um arranque cinzento, sobretudo no que toca ao jogo ofensivo, os comandados de Francesco Farioli operaram a reviravolta com toda a justiça. Primeiro, Rodrigo Mora, depois Francisco Moura e, por fim, Emmanuel Fernández (na própria baliza) construíram a vantagem azul e branca. O FC Porto é nesta altura 6.º classificado e tem a qualificação para os oitavos de final (muito) bem encaminhada.
Com a atual conjugação de resultados, os portistas estão na sexta posição da tabela.
GOLO DO FC PORTO! Aí está a reviravolta! Depois do golo de Mora, os dragões apresentaram francas melhorias e chegam ao 2-1 por intermédio de Francisco Moura, cque marcou um tento insólito. Jack Butland e um defesa do Rangers atrapalharam-se e não conseguiram lidar com uma bola longa. Quem aproveitou foi o lateral-esquerdo, que estava no sítio certo para encostar. Azuis e brancos na frente e no top-8!
Rodrigo Mora! Jovem criativo recebe no interior da área e remata contra o corpo de um adversário. Há canto.
Depois de ouvir as indicações do VAR, o árbitro manda jogar. Não há penálti.
Muitos protestos do banco do FC Porto, que pede grande penalidade sobre Pepê. Aguarda-se pela decisão do juiz.
Falta critério ao ataque azul e branco. Os escoceces sentem-se confortáveis a defender e tentam sair de forma perigosa para o contra-ataque.
Livre em zona de potencial perigo a beneficiar os dragões.
Os azuis e brancos estão a sentir muitas dificuldades para quebrar a organização defensiva do Rangers.
Golo do Fenerbahçe e o FC Porto cai para 13.º
Samu dispara, do meio da rua, muito por cima da baliza defendida por Butland.
A claque Super Dragões exibe uma tarja de homenagem aos ultras do PAOK. Recorde-se que sete adeptos gregos morreram durante uma viagem para assistirem ao jogo com o Lyon, também da UEFA Europa League.
Nesta altura, o FC Porto é 10.º classificado.
GOLO DO RANGERS! Escoceces abrem o ativo muito cedo no encontro, por intermédio de Gassama, e gelam o Dragão! Defesas portistas ficaram a queixar-se de uma alegada mão na bola e os visitantes aproveitaram, com o francês a atirar a contar de cabeça. Recorde-se que só a vitória interessa aos comandados de Farioli.
Golo madrugador do Estugarda frente ao Young Boys atira os dragões para o 10.º lugar.
Já se joga no Dragão!
Já com quase três minutos de atraso, o FC Porto-Rangers foi o último dos 18 jogos da noite da UEFA Europa League a arrancar.
As equipas entram em campo e ouve-se o hino da Europa League!
Francesco Farioli falou à Sport TV sobre as contas que o FC Porto tem de fazer, lembrou a noite louca de Champions League e comentou a chegada de Terem Moffi.
Importância do apuramento direto: «O jogo pode ter impacto na Liga, porque estamos a falar de gestão física e mental. Saltar o play-off é importante. Estamos a pensar na nossa agenda. Se não der, teremos o play-off. Mas hoje vamos fazer tudo para obter um bom resultado.»
Boas sensações: «As sensações são boas, os jogadores treinaram bem, estamos preparados, com a atitude certa. Agora há que transferir para dentro de campo. Vamos precisar dos nossos adeptos. Depois, no final dos 90 minutos, veremos onde estamos.»
Calculadora na mão: «Há 6 jogos importantes para nós. São quase 700 combinações de resultados possíveis diferentes. 99% podem ser a nosso favor, mas só há um resultado que conta realmente, que é o que vai acontecer aqui. Estamos obrigados a conquistar os três pontos.»
Noite louca na Champions e diferença que os golos podem fazer: «A UEFA estará muito feliz, porque se querem espetáculo até ao fim, ontem foi incrível. Nos últimos 10 minutos, houve imensas mudanças no top-8 e no top-24. Depois do jogo com o Malmo, em que vencemos 2-1, estava chateado por causa do golo sofrido. Fazendo uma avaliação à nossa campanha, faltam-nos alguns pontos na Liga Europa. Temos de ganhar, em primeiro lugar. Esse é o primeiro passo. Depois, temos de ver. O ideal é ganhar com uma boa quantidade de golos, mas é difícil. Vamos passo a passo. Temos um adversário forte pela frente.»
Chegada de Moffi: «Não posso negar que já cá está. Está a fazer os exames médicos. Ainda não é jogador do FC Porto. Hoje, é mais um adepto»
Os dragões dão por terminado o aquecimento e recolhem ao balneário, quando faltam 14 minutos para o arranque da partida.
Bruno Alves, antigo internacional português que vestiu as camisolas dos dois clubes, deixou uma mensagem antes do encontro, partilhada pelo Rangers:
💙 "Good luck for the remaining games, I'm always supporting you!"
— Rangers Football Club (@RangersFC) January 29, 2026
🇵🇹 A message to our supporters from former Rangers and @FCPorto player, Bruno Alves. pic.twitter.com/V62PDtgj9q
É tempo de os restantes jogadores iniciarem o período de aquecimento.
Os guardiões dos dois conjuntos sobem ao relvado.
Francesco Farioli volta a mexer no onze azul e branco, promovendo cinco mudanças. Alberto Costa, Francisco Moura, Alan Varela, Rodrigo Mora e William Gomes atuam, respetivamente, nos lugares de Martim Fernandes, Thiago Silva, Pablo Rosario, Gabri Veiga e Borja Sainz.
Suplentes do Rangers: Kelly, Wright, Souttar, Aasgaard, Antman, Miovski, Moore, Gentles, Kerr, Stewart e Smith
Rangers: Butland, Tavernier, Emmanuel Fernández, Djiga, Aarons, Roskin, Diomande, Meghoma, Gassama, Curtis e Chermiti
💙 Tonight’s team to face FC Porto at the Estádio do Dragão.
— Rangers Football Club (@RangersFC) January 29, 2026
📲 Full Team News | https://t.co/QWSdJSp7om#UEL | @EuropaLeague pic.twitter.com/YMKYEr2QZC
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, João Costa, Eustáquio, Gabri Veiga, Zaidu, Rosario, Borja Sainz, Prpic, Deniz Gül, Martim Fernandes, André Miranda e Gabriel Brás
FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura; Alan Varela, Froholdt e Rodrigo Mora; William Gomes, Samu e Pepê
⚽𝕆 ℕ𝕆𝕊𝕊𝕆 𝟙𝟙 𝕀ℕ𝕀ℂ𝕀𝔸𝕃 ⚽#FCPRFC #UEL pic.twitter.com/vPzg9ErPLp
— FC Porto (@FCPorto) January 29, 2026
Já são conhecidas as equipas iniciais!
Borja Sainz falou à Sport TV após a chegada da comitiva do FC Porto ao estádio.
Expectativas para o Rangers: «Esperamos uma equipa forte, que tem ganas. Vem cá com o objetivo de ganhar e motivar-se para domingo.»
Tipo de jogo: «Espero um jogo mais físico do que técnico, mas estamos preparados para tudo. Esperemos que possamos ganhar e conseguir essa qualificação [direta].»
Nível físico: «Estou bem, a trabalhar dia a dia. Estou em busca do golo que os avançados tanto procuram, mas o importante é a equipa.»
Concorrência nas alas: «Dou-me muito bem com o William e o Pepê. Quem jogar vai estar bem, somos uma equipa. Os que jogam e os que estão no banco, todos tentamos ajudar a equipa.»
Confiança da equipa: «Desde o primeiro dia, o mister deu-nos confiança. É algo importante para todos.»
Terem Moffi, reforço para o ataque do FC Porto, chegou esta tarde à cidade Invicta.
O treinador do Rangers também lançou o encontro desta noite no Porto.
Recorde o que disse o técnico italiano na antevisão da partida:
Confira as contas de qualificação do lado portista:
A equipa de Farioli vem de uma vitória clara sobre o Gil Vicente (3-0), para a Liga, e vira as atenções para a prova da UEFA, na qual pode assegurar um lugar no top-8.
Boa tarde! O FC Porto recebe o Rangers na 8.ª e derradeira jornada da fase de liga da UEFA Europa League, esta quinta-feira, no Dragão, a partir das 20h00.