Famalicão
0 - 0
Tondela

Siga o Famalicão vs Tondela em direto

Famalicão-Tondela: é preciso acertar... na bola
Pedro Maranhão podia ter visado a baliza de Carevic, após excelente assistência de Rodrigo Conceição, mas, na hora da verdade, o extremo brasileiro dos auriverdes falhou o pontapé
13

O jogo é reiniciado.

12

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

10

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

7

Ocasião desperdiçada pelos beirões! Excelente passe de Rodrigo Conceição a solicitar a entrada de Pedro Maranhão nas costas da linha defensiva dos minhotos, mas o extremo brasileiro, em boa posição, já no interior da área, falhou o pontapé e a bola saiu pela linha final.

1

O árbitro dá início à partida.

1

Tondela sai com a bola, a partida começou!

Jesus Seba, antigo futebolista e atual adjunto de Roberto Martínez na Seleção Nacional de Portugal, está presente no Estádio Municipal de Famalicão para assistir ao vivo a este encontro entre famalicenses e tondelenses. Pensando no futuro da equipa das Quinas, talvez Gustavo Sá esteja no radar... O internacional sub-21 luso já mereceu elogios públicos de Roberto Martínez e num futuro próximo pode ser chamado à elite nacional.

As equipas já terminaram os respetivos períodos de aquecimento e dentro de instantes estarão de regresso ao bem tratado relvado do Estádio Municipal de Famalicão. O final de tarde está frio, mas, para já, não há sinal de chuva. As bancadas do anfiteatro minhoto estão bem compostas de adeptos, com os da casa, claro, em maoria. Mas também é visível uma franja de simpatizantes dos auriverdes.

Ainda do lado dos minhotos, nota para o boletim clínico hoje emitido pelo clube - algo que acontece sempre em dias de jogo: Óscar Aranda (recupera de cirurgia ao ligamento cruzado anterior do joelho direito), Roméo Beney (lesão muscular na coxa esquerda), Rafa Soares (lesão muscular na coxa esquerda) e Yassir Zabiri (lesão muscular na coxa direita).

Cristiano Bacci, técnico do Tondela, mexe em duas peças relativamente ao encontro frente ao SC Braga (0-1), na jornada anterior: saem Brayan Medina (castigado) e Hugo Félix (está no banco), entram João Afonso e Joe Hodge.

Hugo Oliveira, treinador do Famalicão, faz apenas uma alteração em relação à equipa que tinha feito alinhar de início diante do Santa Clara (1-0), na ronda passada: sai Rafa Soares (lesionado) e entra Pedro Bondo.

Tondela (treinador): Cristiano Bacci

Tondela (suplentes): Lucas Cañizares (30), Diego Tavares (3), Hélder Tavares (8), Xabi Huarte (14), Afonso Rodrigues (19), Jordan Pefok (29), Juan Rodríguez (32), Tiago Manso (48) e Hugo Félix (79)

Tondela (titulares): Bernardo Fontes (31); Bebeto (2) C, Christian Marques (4) e João Afonso (5); Rodrigo Conceição (27), Cícero (97), Yaya Sithole (15) e Maviram (60); Joe Hodge (10), Pedro Maranhão (7) e Makan Aiko (90)

Famalicão (treinador): Hugo Oliveira

Famalicão (suplentes): Ivan Zlobin (1), Gustavo Garcia (2), Léo Realpe (3), Marcos Peña (8), Umar Abubakar (9), Otar Mamageishvili (15), Gonzalo Pastor (47), Antoine Joujou (77) e Pedro Santos (80)

Famalicão (titulares): Lazar Carevic (25); Rodrigo Pinheiro (17), Ibrahima Ba (55), Justin de Haas (16) e Pedro Bondo (28); Tom van de Looi (6) e Mathias de Amorim (14); Gil Dias (23), Gustavo Sá (20) C e Sorriso (7); Simon Elisor (7)

Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga); Assistentes: Luís Costa e João Paulo Macedo; 4.º Árbitro: Rui Lima; VAR/AVAR: Rui Costa e Tiago Leandro

Já há equipas oficiais!

Esta tarde, e quando estamos já na 19.ª jornada, frente a frente estarão a quinta melhor defesa e o pior ataque do campeonato. O Famalicão tem apenas 14 golos sofridos - capítulo em que está apenas atrás de FC Porto (4), Sporting (10), Benfica (11) e Gil Vicente (13) -, o Tondela tem somente 12 tentos apontados.

No que concerne ao embate entre estas duas equipas na primeira volta, a sorte sorriu ao Famalicão. A 16 de agosto de 2025, num duelo referente à 2.ª jornada da Liga e que foi realizado no Estádio Municipal de Rio Maior - casa, na altura, emprestada ao Tondela, devido à intervenção a que estava a ser sujeito o relvado do Estádio João Cardoso, recinto dos auriverdes - Simon Elisor apontou o único tento do desafio:

O Tondela tem tido uma caminhada bastante irregular, razão pela qual está numa luta acesa pela fuga à zona baixa da tabela. A formação comandada por Cristiano Bacci vem de duas derrotas seguidas - SC Braga e Moreirense (ambos por 0-1) - sendo que o último triunfo foi no passado dia 3, na receção ao Arouca (3-1). Maviram, Jordy Pefok e Yefrei Rodríguez pintaram o triunfo dos beirões, golos que responderam ao tento inaugural dos lobos, apontado por Alfonso Trezza.

O Famalicão teve uma fase inicial de campeonato bastante positiva, mas acabou por escorregar no final da primeira volta, averbando três derrotas consecutivas entre as 15.ª e 17.ª jornadas - Benfica (0-1), Estrela da Amadora (2-3) e Alverca (0-1). Mas como não há mal que sempre dure, o conjunto orientado por Hugo Oliveira reabilitou-se e entrou na segunda volta da melhor forma: triunfo (1-0) no reduto do Santa Clara, no passado domingo. Sorriso foi o autor do golo que permitiu aos minhotos regressarem a Vila Nova com os três pontos na bagagem:

Olhando à tabela classificativa, estamos a falar de duas lutas totalmente distintas. Os famalicenses estão no 7.º lugar, com 27 pontos, os tondelenses ocupam o 17.º e penúltimo posto, com 12 pontos. Uns olham para a Europa, outros tentam fugir ao perigo da despromoção.

O Estádio Municipal de Famalicão recebe, esta tarde (18 horas), um dos encontros da 19.ª jornada da Liga. Famalicão e Tondela vão estar frente a frente no anfiteatro minhoto e, tal como sempre acontece, A BOLA vai contar-lhe tudo sobre mais esta partida do principal escalão do futebol português. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!