Chelsea
3 - 0
PSG

Siga o Chelsea vs PSG em direto

Chelsea é campeão do mundo e há confusão no final
Chegou o jogo mais esperado do Mundial de Clubes! Quem será coroado campeão do mundo?

Luis Enrique, treinador do PSG, agrediu João Pedro após o apito final e houve uma enorme confusão entre elementos das duas equipas. Imagens lamentáveis fecham infelizmente esta final.

90 +6

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo, que fica marcado por confrontos entre elementos das duas equipas.

90 +4
Cartão Amarelo

Nuno Mendes comete falta e é admoestado.

89

Gonçalo Ramos falha oportunidade clamorosa na pequena área, quando não esperava que a bola chegasse até ele. Não é mesmo o dia do PSG.

87
Cartão Amarelo

O árbitro não aceita as queixas de Ousmane Dembélé e mostra-lhe o cartão amarelo

86
Cartão Vermelho

CARTÃO VERMELHO! - Depois de conduta violenta, João Neves é expulso pelo árbitro. O médio perdeu a paciência com Cucurella e puxou o cabelo ao espanhol. É a primeira expulsão da carreira do jogador de 20 anos.

81
Cartão Amarelo

Levi Colwill vê cartão amarelo por falta

80

Liam Delap aproveita um erro remendo de Lucas Beraldo e fica muito próximo do golo, mas Donnarumma fez uma grande defesa com o pé esquerdo.

77
Substituição

Pedro Neto sai do campo e é substituído por Christopher Nkunku.

77
Substituição

Reece James está lesionado e é substituído por Kiernan Dewsbury-Hall.

Gonçalo Ramos é o quinto português a participar nesta final. Mas o PSG parece uma equipa, aos poucos, cada vez mais resignada com o resultado.

73
Substituição

Fabián Ruiz sai do campo e é substituído por Senny Mayulu.

73
Substituição

Achraf Hakimi sai do campo e é substituído por Warren Zaire-Emery.

73
Substituição

Desire Doue sai do campo e é substituído por Gonçalo Ramos.

68

Que impacto causa Delap! Nem 30 segundos esteve em campo e criou logo uma grande jogada, fazendo um remate formidável para uma grande defesa de Donnarumma.

67
Substituição

João Pedro sai do campo e é substituído por Liam Delap.

O Chelsea vai quebrando o ritmo de jogo com substituições nas alturas certas. Enzo Maresca, tal como Luis Enrique, mantém a estrutura na equipa.

Ousmane Dembelé ficou muito perto do golo
62

Os minutos passam e o Chelsea mantém a vantagem, apesar do ascendente do PSG. Mas o campeão europeu tem de produzir mais oportunidades e, acima de tudo, acertar com a baliza.

61
Substituição

Enzo Fernández está lesionado e é substituído por Andrey Santos.

58
Substituição

Khvicha Kvaratskhelia sai do campo e é substituído por Bradley Barcola. Aí está a primeira substituição do PSG, mas Luis Enrique mantém a estrutura.

55

O PSG está claramente na melhor fase do jogo e o Chelsea ainda mal saiu do próprio meio-campo nesta 2.ª parte. O Chelsea está fechado no seu terço defensivo, mas vai aguentando a vantagem. Certo é que crença não falta do lado dos parisienses.

52

Robert Sánchez faz a melhor defesa do jogo! Grande jogada de Doué na direita, a cruzar para a área, Colwill falha o corte e Dembélé, sagaz, atira para o golo, mas Sánchez responde com uma grande defesa.

46

Início da segunda parte. Não há substituições ao intervalo.

Assistência de Cole Palmer no terceiro golo do Chelsea ao PSG na final do Mundial de Clubes

Realiza-se agora o espetáculo do intervalo, com J Balvin, Doja Cat, Tems e Emmanuel Kelly.

O jogo está a ser decidido no meio-campo, onde o Chelsea enjaula o trio do PSG ao formar um quadrado.

Cole Palmer desce no campo e é o quarto médio do Chelsea. Assim cria superioridade numérica no meio-campo, com Caicedo e James atrás de Enzo e Palmer, algo que o PSG não sabe anular, fazendo com que Vitinha, João Neves, Fabián Ruiz façam piscinas para trás e para a frente, com cada contra-ataque londrino.

Intervalo: Chelsea 3-0 PSG - alguém estava à espera disto?

O Chelsea atropela por completo aquela que foi a melhor equipa da Europa em 2024/25. Cole Palmer é como faca quente a atravessar a manteiga que está a ser a defesa do PSG.

45 +7

O árbitro apita para o intervalo

Golaço do avançado do Chelsea sobre o PSG na final do Mundial de Clubes

Exibição monstruosa do Chelsea, com destaque para Cole Palmer e Enzo Maresca. O PSG ainda só tinha sofrido um golo na competição. Hoje, sofreu três no espaço de 21 minutos.

43
Golo

G O O O O O L O - Isto é futebol champanhe! Cole Palmer volta a aproveitar uma equipa do PSG completamente partida para isolar João Pedro na área e o reforço vindo do Brighton pica a bola na perfeição sobre Donnarumma.

41

Pedro Neto podia ter feito melhor... num contra-ataque perigoso, Neto, João Pedro e Cole Palmer atacavam uma defesa do PSG com dois jogadores, mas o português tentou um cruzamento muito largo para Palmer que Donnarumma agarrou com facilidade.

Português não conseguiu evitar o ataque do Chelsea e o inglês acabou por marcar golo, num lance que pareceu demasiado fácil para ser verdade
40
Cartão Amarelo

Malo Gusto vê cartão amarelo por falta

Palmer está a ser o homem do jogo, mas Caicedo também tem feito uma exibição formidável, recuperando muitas bolas e depois lançando ataques do Chelsea.

36
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Moisés Caicedo por pontapear a bola com frustração

Inglês esteve muito perto de abrir o marcador da final do Mundial de Clubes, a favor do Chelsea diante do PSG, mas a bola saiu a rasar o poste da baliza de Donnarumma

Vitinha e Nuno Mendes têm sido muito elogiados (e bem) pelo que fizeram em toda a época. Mas acabam por estar envolvidos nos lances de ambos os golos do Chelsea. Cole Palmer está imparável, mas toda a equipa do Chelsea está a levar a melhor sobre o PSG.

34
Cartão Amarelo

Pedro Neto do Chelsea vê cartão amarelo por perder tempo.

30
Golo

G O O O O O L O - Sublime. Simplesmente brilhante. Cole Palmer fez o que quis de Vitinha, voltou a ganhar espaço na entrada da área e bateu Donnarumma com uma qualidade só ao nível dos melhores. Palmer faz cair um nevão sobre o PSG!

26

Pausa para os jogadores beberem água.

22
Golo

G O O O O O L O - Nuno Mendes é batido por Malo Gusto, que ainda vê um remate seu bloqueado, mas consegue deixar a bola em Cole Palmer, que à segunda não desperdiça e bate Donnarumma - foi um passe para a baliza!

18

Desiré Doué remata para a primeira grande defesa do jogo: desta vez o avançado bateu Cucurella ao fletir para dentro, remata ao ângulo inferior, mas Robert Sánchez esticou-se todo e completou a defesa.

16

Cucurella salva o Chelsea!

Passe formidável de Fabián Ruiz para Doué, que quis fazer o golo perfeito e assistir o colega, mas Cucurella foi muito inteligente, leu as intenções do avançado e cortou o lance de maior perigo do PSG até ao momento.

13

Moisés Caicedo faz o Chelsea ganhar a batalha de meio-campo até ao momento. O Chelsea lança depois muito bem os avançados e o PSG está claramente de sobreaviso perante estas ameaças constantes.

8

Impressionante! O Chelsea fica a centímetros do golo numa jogada fantástica!

Que bem joga o Chelsea, trocando a bola com muita facilidade e enjaulando os adversários. Nesta jogada, Pedro Neto deu em João Pedro que atrassou de calcanhar para Cole Palmer, à entrada da área, rematar com muito perigo, com a bola a beijar a malha lateral das redes, mas do lado de fora.

3

O Chelsea entra melhor, muito pressionante, encosta o PSG às cordas com as acelerações de Pedro Neto e João Pedro. O português fez um cruzamento venenoso para Cucurella, mas faltaram alguns centímetros de altura ao espanhol para conseguir cabecear à baliza.

1

O árbitro dá início à partida, com sete minutos de atraso.

Michael Buffer, histórico apresentador dos maiores combates de boxe dos Estados Unidos, entusiasma o público com a sua famosa frase: «Let's get ready to Rumbleeeee!»

Os jogadores já entram, um a um, em campo.

Ronaldo O Fenómeno e Romário marcam presença na final (IMAGO)
Tom Brady, lenda futebol-americano, também assiste à final (IMAGO)

Toca agora o hino nacional dos Estados Unidos.

Laura Pausini e Robbie Williams abrem as hostilidades da final com uma performance musical.

Pedro Neto já espalha magia:

Nuno Mendes vs Pedro Neto: quem ganha?

Os dois portugueses vão-se enfrentar na ala, ambos com cuidados ofensivos e defensivos, uma batalha que poderá decidir o jogo, dada a apetência ofensiva que os dois têm. Pedro Neto é ainda o jogador com mais dribles neste Mundial de Clubes – 18.

Este jogo trará uma batalha de meio-campo muito interessante. Moisés Caicedo é um verdadeiro polvo no desarme e Enzo Fernández tem uma chegada à área decisiva, já Reece James é sempre um porto seguro na decisão. Grandes obstáculos para o trio Vitinha-Neves-Ruiz, que quer dominar o centro do terreno. Note-se ainda que Vitinha é o jogador com maior distância percorrida neste Mundial, com 69,4 quilómetros.

JÁ TEMOS ONZES INCIAIS - QUATRO PORTUGUESES COMEÇAM A FINAL!

Onze do PSG: Donnarumma; Achraf Hakimi, Marquinhos, Lucas Beraldo, Nuno Mendes; João Neves, Vitinha, Fabián Ruiz; Desiré Doué, Ousmane Dembélé, Khvicha Kvaratskhelia.

Onze do Chelsea: Robert Sánchez; Malo Gusto, Trevoh Chalobah, Levi Colwill, Marc Cucurella; Reece James, Moisés Caicedo, Enzo Fernández; Cole Palmer, João Pedro, Pedro Neto.

A chegada do PSG ao Estádio MetLife:

Veja nos vídeos a seguir os golos marcados por Chelsea e PSG no caminho até chegarem a esta final.

Gonçalo Ramos, Vitinha e João Neves fizeram todos o gosto ao pé ao longo da caminhada parisiense até à final
'Blues' festejaram por 14 ocasiões nas seis partidas disputadas até à final
Ao longo da caminhada parisiense no Mundial de Clubes, Gigi Donnarumma tem rubricado defesas notáveis que têm feito a diferença

OS PORTUGUESES EM AÇÃO

Nuno Mendes, talvez o melhor lateral-esquerdo do mundo, com enorme preoficiência ofensiva, mas que também usa a rapidez para ganhar inúmeros duelos defensivos. Vitinha e João Neves, uma dupla de meio-campo que sabe superiorizar-se a qualquer adversário, contando com a ajuda preciosa e Às vezes subvalorizada de Fabián Ruiz. E Gonçalo Ramos, o suplente que soma 19 golos esta época, graças a um faro de golo extremamente apurado.

Do outro lado, Pedro Neto tem sido o maior agitador do jogo do Chelsea, numa fase em que Cole Palmer também tem reencontrado a melhor forma. O extremo formado no SC Braga é dos jogadores mais utilizados por Enzo Maresca esta época.

O PSG pode hoje terminar uma temporada imaculada com a conquista do quinto título. Se o fizer, na Supertaça Europeia que vai jogar com o Tottenham, pode juntar-se ao Barcelona de 2009 e ao Bayern de 2020 como as únicas equipas que ganharam seis títulos num ano.

As palavras dos treinadores

Luis Enrique: «O Chelsea está a evoluir, ganhou a Liga da Conferência e tem um grande plantel. O seu treinador trabalha muito bem. Tenta realmente jogar a partir de trás. Gosta de ter jogadores com uma qualidade técnica muito elevada. Ataca, pressiona, e o Chelsea é uma equipa muito completa. Não vai ser fácil. Vamos dar 100 %.»

Enzo Maresca: «Foi uma época fantástica. Ficámos nos quatro primeiros da Premier League, ganhámos a Liga da Conferência e agora na final desta competição. Estamos muito, muito felizes. Vamos jogo a jogo. Finalmente temos o último jogo da época e esperamos poder ganhar o torneio.»

Pedro Neto e Fabián Ruiz, ambos com três golos, são os melhores marcadores das respetivas equipas. À frente deles estão Di María, Marcos Leonardo, Serhou Guirassy e Gonzalo García, todos com quatro golos.

É assim que as equipas se equiparam neste Mundial de Clubes:

Esta final contará com a presença de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos que tem estreitado as relações com a FIFA.

Na história já houve oito jogos entre PSG e Chelsea, todos no século XXI. O PSG tem uma ligeira vantagem, com 3 vitórias frente às duas do Chelsea, que tem 11 golos marcados nestes duelos, mais um do que os franceses.

O PSG chegou a esta final depois acabar na liderança do Grupo B, onde sofreu a única derrota (e o único golo) nesta competição, com o Botafogo. Depois, foram só exibições dominantes: 4-0 ao Inter Miami, 2-0 ao Bayern, 4-0 ao Real Madrid.

O Chelsea também perdeu com uma equipa brasileira (1-3) e ficou mesmo atrás do Flamengo no Grupo D… o que o atirou para o lado teoricamente menos complicado da chave do torneio. Depois eliminou o Benfica (4-1) após prolongamento, o Palmeiras (2-1) e o Fluminense (2-0).

O sorteio designou que o Chelsea é a equipa a jogar em casa e por isso vai jogar com o tradicional azul. Já o PSG terá equipamento secundário, branco, com riscas diagonais de azul e vermelho.

Chelsea-PSG (Foto:fifaclubworldcup/Instagram)

A final joga-se no Estádio MetLife, em Nova Iorque. Recinto que já recebeu os dois jogos das meais-finais e com capacidade para pouco mais de 80 mil espectadores.

Metlife Stadium é o palco da final do Mundial 2026 (Metlife Stadium)

Boa tarde! Vamos aqui acompanhar todos os minutos do duelo entre Chelsea e PSG, a final do Mundial de Clubes, com início marcado para as 20.00 horas!