Siga o Chelsea vs PSG em direto
Luis Enrique, treinador do PSG, agrediu João Pedro após o apito final e houve uma enorme confusão entre elementos das duas equipas. Imagens lamentáveis fecham infelizmente esta final.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo, que fica marcado por confrontos entre elementos das duas equipas.
Gonçalo Ramos falha oportunidade clamorosa na pequena área, quando não esperava que a bola chegasse até ele. Não é mesmo o dia do PSG.
O árbitro não aceita as queixas de Ousmane Dembélé e mostra-lhe o cartão amarelo
CARTÃO VERMELHO! - Depois de conduta violenta, João Neves é expulso pelo árbitro. O médio perdeu a paciência com Cucurella e puxou o cabelo ao espanhol. É a primeira expulsão da carreira do jogador de 20 anos.
Liam Delap aproveita um erro remendo de Lucas Beraldo e fica muito próximo do golo, mas Donnarumma fez uma grande defesa com o pé esquerdo.
Pedro Neto sai do campo e é substituído por Christopher Nkunku.
Reece James está lesionado e é substituído por Kiernan Dewsbury-Hall.
Gonçalo Ramos é o quinto português a participar nesta final. Mas o PSG parece uma equipa, aos poucos, cada vez mais resignada com o resultado.
Fabián Ruiz sai do campo e é substituído por Senny Mayulu.
Achraf Hakimi sai do campo e é substituído por Warren Zaire-Emery.
Desire Doue sai do campo e é substituído por Gonçalo Ramos.
Que impacto causa Delap! Nem 30 segundos esteve em campo e criou logo uma grande jogada, fazendo um remate formidável para uma grande defesa de Donnarumma.
João Pedro sai do campo e é substituído por Liam Delap.
O Chelsea vai quebrando o ritmo de jogo com substituições nas alturas certas. Enzo Maresca, tal como Luis Enrique, mantém a estrutura na equipa.
Os minutos passam e o Chelsea mantém a vantagem, apesar do ascendente do PSG. Mas o campeão europeu tem de produzir mais oportunidades e, acima de tudo, acertar com a baliza.
Enzo Fernández está lesionado e é substituído por Andrey Santos.
Khvicha Kvaratskhelia sai do campo e é substituído por Bradley Barcola. Aí está a primeira substituição do PSG, mas Luis Enrique mantém a estrutura.
O PSG está claramente na melhor fase do jogo e o Chelsea ainda mal saiu do próprio meio-campo nesta 2.ª parte. O Chelsea está fechado no seu terço defensivo, mas vai aguentando a vantagem. Certo é que crença não falta do lado dos parisienses.
Robert Sánchez faz a melhor defesa do jogo! Grande jogada de Doué na direita, a cruzar para a área, Colwill falha o corte e Dembélé, sagaz, atira para o golo, mas Sánchez responde com uma grande defesa.
Início da segunda parte. Não há substituições ao intervalo.
Realiza-se agora o espetáculo do intervalo, com J Balvin, Doja Cat, Tems e Emmanuel Kelly.
O jogo está a ser decidido no meio-campo, onde o Chelsea enjaula o trio do PSG ao formar um quadrado.
Cole Palmer desce no campo e é o quarto médio do Chelsea. Assim cria superioridade numérica no meio-campo, com Caicedo e James atrás de Enzo e Palmer, algo que o PSG não sabe anular, fazendo com que Vitinha, João Neves, Fabián Ruiz façam piscinas para trás e para a frente, com cada contra-ataque londrino.
Intervalo: Chelsea 3-0 PSG - alguém estava à espera disto?
O Chelsea atropela por completo aquela que foi a melhor equipa da Europa em 2024/25. Cole Palmer é como faca quente a atravessar a manteiga que está a ser a defesa do PSG.
O árbitro apita para o intervalo
Exibição monstruosa do Chelsea, com destaque para Cole Palmer e Enzo Maresca. O PSG ainda só tinha sofrido um golo na competição. Hoje, sofreu três no espaço de 21 minutos.
G O O O O O L O - Isto é futebol champanhe! Cole Palmer volta a aproveitar uma equipa do PSG completamente partida para isolar João Pedro na área e o reforço vindo do Brighton pica a bola na perfeição sobre Donnarumma.
Pedro Neto podia ter feito melhor... num contra-ataque perigoso, Neto, João Pedro e Cole Palmer atacavam uma defesa do PSG com dois jogadores, mas o português tentou um cruzamento muito largo para Palmer que Donnarumma agarrou com facilidade.
Palmer está a ser o homem do jogo, mas Caicedo também tem feito uma exibição formidável, recuperando muitas bolas e depois lançando ataques do Chelsea.
Cartão amarelo para Moisés Caicedo por pontapear a bola com frustração
Vitinha e Nuno Mendes têm sido muito elogiados (e bem) pelo que fizeram em toda a época. Mas acabam por estar envolvidos nos lances de ambos os golos do Chelsea. Cole Palmer está imparável, mas toda a equipa do Chelsea está a levar a melhor sobre o PSG.
G O O O O O L O - Sublime. Simplesmente brilhante. Cole Palmer fez o que quis de Vitinha, voltou a ganhar espaço na entrada da área e bateu Donnarumma com uma qualidade só ao nível dos melhores. Palmer faz cair um nevão sobre o PSG!
Pausa para os jogadores beberem água.
G O O O O O L O - Nuno Mendes é batido por Malo Gusto, que ainda vê um remate seu bloqueado, mas consegue deixar a bola em Cole Palmer, que à segunda não desperdiça e bate Donnarumma - foi um passe para a baliza!
Desiré Doué remata para a primeira grande defesa do jogo: desta vez o avançado bateu Cucurella ao fletir para dentro, remata ao ângulo inferior, mas Robert Sánchez esticou-se todo e completou a defesa.
Cucurella salva o Chelsea!
Passe formidável de Fabián Ruiz para Doué, que quis fazer o golo perfeito e assistir o colega, mas Cucurella foi muito inteligente, leu as intenções do avançado e cortou o lance de maior perigo do PSG até ao momento.
Moisés Caicedo faz o Chelsea ganhar a batalha de meio-campo até ao momento. O Chelsea lança depois muito bem os avançados e o PSG está claramente de sobreaviso perante estas ameaças constantes.
Impressionante! O Chelsea fica a centímetros do golo numa jogada fantástica!
Que bem joga o Chelsea, trocando a bola com muita facilidade e enjaulando os adversários. Nesta jogada, Pedro Neto deu em João Pedro que atrassou de calcanhar para Cole Palmer, à entrada da área, rematar com muito perigo, com a bola a beijar a malha lateral das redes, mas do lado de fora.
O Chelsea entra melhor, muito pressionante, encosta o PSG às cordas com as acelerações de Pedro Neto e João Pedro. O português fez um cruzamento venenoso para Cucurella, mas faltaram alguns centímetros de altura ao espanhol para conseguir cabecear à baliza.
O árbitro dá início à partida, com sete minutos de atraso.
Michael Buffer, histórico apresentador dos maiores combates de boxe dos Estados Unidos, entusiasma o público com a sua famosa frase: «Let's get ready to Rumbleeeee!»
Let's get ready to rumble 🤩@FIFACWC | 14 Junho - 13 Julho | Vê todos os jogos grátis em https://t.co/fpfuiyzIoG | #FIFACWC #TakeItToTheWorld
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) July 13, 2025
📲 Todos os jogos em direto e exclusivo na app DAZN. pic.twitter.com/myrd6VYA9X
Os jogadores já entram, um a um, em campo.
Toca agora o hino nacional dos Estados Unidos.
Laura Pausini e Robbie Williams abrem as hostilidades da final com uma performance musical.
Laura Pausini e Robbie Williams na cerimónia de encerramento do FIFA Mundial de Clubes 🤩
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) July 13, 2025
📅 Chelsea x PSG, hoje às 20h, GRÁTIS na DAZN@FIFACWC | 14 Junho - 13 Julho | Vê todos os jogos grátis em https://t.co/fpfuiyzIoG | #FIFACWC #TakeItToTheWorld
📲 Em direto na app DAZN pic.twitter.com/TLbyt3RS1g
Pedro Neto já espalha magia:
30 minutes till KO. ⚽️ pic.twitter.com/1OYMFHMQiO
— Chelsea FC (@ChelseaFC) July 13, 2025
Nuno Mendes vs Pedro Neto: quem ganha?
Os dois portugueses vão-se enfrentar na ala, ambos com cuidados ofensivos e defensivos, uma batalha que poderá decidir o jogo, dada a apetência ofensiva que os dois têm. Pedro Neto é ainda o jogador com mais dribles neste Mundial de Clubes – 18.
Este jogo trará uma batalha de meio-campo muito interessante. Moisés Caicedo é um verdadeiro polvo no desarme e Enzo Fernández tem uma chegada à área decisiva, já Reece James é sempre um porto seguro na decisão. Grandes obstáculos para o trio Vitinha-Neves-Ruiz, que quer dominar o centro do terreno. Note-se ainda que Vitinha é o jogador com maior distância percorrida neste Mundial, com 69,4 quilómetros.
JÁ TEMOS ONZES INCIAIS - QUATRO PORTUGUESES COMEÇAM A FINAL!
Onze do PSG: Donnarumma; Achraf Hakimi, Marquinhos, Lucas Beraldo, Nuno Mendes; João Neves, Vitinha, Fabián Ruiz; Desiré Doué, Ousmane Dembélé, Khvicha Kvaratskhelia.
Le XI de départ de nos Parisiens ! ⚔️🔴🔵#CFCPSG I #FIFACWC pic.twitter.com/3nIH1dLP7c
— Paris Saint-Germain (@PSG_inside) July 13, 2025
Onze do Chelsea: Robert Sánchez; Malo Gusto, Trevoh Chalobah, Levi Colwill, Marc Cucurella; Reece James, Moisés Caicedo, Enzo Fernández; Cole Palmer, João Pedro, Pedro Neto.
This is your @FIFACWC final line-up. 👇🔵 pic.twitter.com/PHIbFJ5bW9
— Chelsea FC (@ChelseaFC) July 13, 2025
A chegada do PSG ao Estádio MetLife:
Prêts ?! ⚔️⏳#FIFACWC pic.twitter.com/gRm576Ow4i
— Paris Saint-Germain (@PSG_inside) July 13, 2025
Veja nos vídeos a seguir os golos marcados por Chelsea e PSG no caminho até chegarem a esta final.
OS PORTUGUESES EM AÇÃO
Nuno Mendes, talvez o melhor lateral-esquerdo do mundo, com enorme preoficiência ofensiva, mas que também usa a rapidez para ganhar inúmeros duelos defensivos. Vitinha e João Neves, uma dupla de meio-campo que sabe superiorizar-se a qualquer adversário, contando com a ajuda preciosa e Às vezes subvalorizada de Fabián Ruiz. E Gonçalo Ramos, o suplente que soma 19 golos esta época, graças a um faro de golo extremamente apurado.
Do outro lado, Pedro Neto tem sido o maior agitador do jogo do Chelsea, numa fase em que Cole Palmer também tem reencontrado a melhor forma. O extremo formado no SC Braga é dos jogadores mais utilizados por Enzo Maresca esta época.
O PSG pode hoje terminar uma temporada imaculada com a conquista do quinto título. Se o fizer, na Supertaça Europeia que vai jogar com o Tottenham, pode juntar-se ao Barcelona de 2009 e ao Bayern de 2020 como as únicas equipas que ganharam seis títulos num ano.
As palavras dos treinadores
Luis Enrique: «O Chelsea está a evoluir, ganhou a Liga da Conferência e tem um grande plantel. O seu treinador trabalha muito bem. Tenta realmente jogar a partir de trás. Gosta de ter jogadores com uma qualidade técnica muito elevada. Ataca, pressiona, e o Chelsea é uma equipa muito completa. Não vai ser fácil. Vamos dar 100 %.»
Enzo Maresca: «Foi uma época fantástica. Ficámos nos quatro primeiros da Premier League, ganhámos a Liga da Conferência e agora na final desta competição. Estamos muito, muito felizes. Vamos jogo a jogo. Finalmente temos o último jogo da época e esperamos poder ganhar o torneio.»
Pedro Neto e Fabián Ruiz, ambos com três golos, são os melhores marcadores das respetivas equipas. À frente deles estão Di María, Marcos Leonardo, Serhou Guirassy e Gonzalo García, todos com quatro golos.
É assim que as equipas se equiparam neste Mundial de Clubes:
Esta final contará com a presença de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos que tem estreitado as relações com a FIFA.
Na história já houve oito jogos entre PSG e Chelsea, todos no século XXI. O PSG tem uma ligeira vantagem, com 3 vitórias frente às duas do Chelsea, que tem 11 golos marcados nestes duelos, mais um do que os franceses.
O caminho de cada equipa até à final:
O PSG chegou a esta final depois acabar na liderança do Grupo B, onde sofreu a única derrota (e o único golo) nesta competição, com o Botafogo. Depois, foram só exibições dominantes: 4-0 ao Inter Miami, 2-0 ao Bayern, 4-0 ao Real Madrid.
O Chelsea também perdeu com uma equipa brasileira (1-3) e ficou mesmo atrás do Flamengo no Grupo D… o que o atirou para o lado teoricamente menos complicado da chave do torneio. Depois eliminou o Benfica (4-1) após prolongamento, o Palmeiras (2-1) e o Fluminense (2-0).
O sorteio designou que o Chelsea é a equipa a jogar em casa e por isso vai jogar com o tradicional azul. Já o PSG terá equipamento secundário, branco, com riscas diagonais de azul e vermelho.
A final joga-se no Estádio MetLife, em Nova Iorque. Recinto que já recebeu os dois jogos das meais-finais e com capacidade para pouco mais de 80 mil espectadores.
Boa tarde! Vamos aqui acompanhar todos os minutos do duelo entre Chelsea e PSG, a final do Mundial de Clubes, com início marcado para as 20.00 horas!