Liveblog Casa Pia vs Nacional agosto 2025
FINAL DA PARTIDA! CASA PIA 0 NACIONAL 2. Os insulares foram eficazes na primeira parte e tiveram o mérito de saberem gerir a dupla vantagem que conquistaram com os golos de Paulinho Bóia (33') - remate colocado após lançamento em profundidade de Léo Santos - e Jesús Ramírez (42') - cabeceamento certeiro na sequência de um excelente cruzamento de José Gomes. Os gansos, demasiado apáticos e, por isso, inconsequentes na primeira parte, reagiram de forma interessante na etapa complementar, somaram algumas boas aproximações junto da baliza de Lucas França, mas o mal já estava feito e o resultado não mais se alterou. O Nacional alcança, assim, a primeira vitória na presente edição do campeonato, o Casa Pia soma a segunda derrota consecutiva - tinha sido goleado (0-4) pelo FC Porto na ronda anterior.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
O quarto árbitro mostra 6 minuto(s) de descontos
Paulinho Bóia sai do campo e é substituído por Mootaz Nourani.
Jesús Ramírez sai do campo e é substituído por Lucas João.
Grande oportunidade para o Nacional! Paulinho Bóia voltou a ganhar espaço nas costas da defesa do Casa Pia e tentou um remate em jeito, já só com Patrick Sequeira pela frente, com a bola a tirar tinta ao poste esquerdo da baliza defendida pelo internacional costa-riquenho dos gansos.
Tiago Morais também tenta! Remate em arco do extremo português, de fora da área, para defesa segura de Lucas França.
Chiheb Labidi sai do campo e é substituído por Ulisses Wilson.
Outra vez o Casa Pia! Pontapé de canto batido por Jérémy Livolant e cabeceamento de José Fonte ligeiramente por cima da barra da baliza à guarda de Lucas França.
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 1.351
À figura! Remate de Jérémy Livolant, na marcação de um livre direto, com a bola a seguir na direção das luvas de Lucas França.
Max Svensson sai do campo e é substituído por Cassiano.
Gaizka Larrazabal sai do campo e é substituído por Kevin Prieto.
Jesús Ramírez, acreditou no cruzamento de José Gomes e dobrou a vantagem do Nacional:
Liziero sai do campo e é substituído por Filipe Soares.
Witi sai do campo e é substituído por Martim Gustavo.
Novamente o Casa Pia a cheirar o golo! Fahem Benaissa integrou-se na manobra ofensiva e tentou a sua sorte, de cabeça, mas os intentos do ala esquerdo francês dos gansos saíram ao lado do poste esquerdo.
Grande oportunidade para o Casa Pia! Livre batido por Fahem Benaissa e cabeceamento de Duplexe Tchamba a rasar o poste direito da baliza defendida por Lucas França.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Lucas França do Nacional vê cartão amarelo por perder tempo.
Foi desta forma, ao minuto 33, que Paulinho Bóia fez o primeiro golo do Nacional:
O jogo é reiniciado.
Max Svensson tentou fugir à marcação de Léo Santos para ficar na cara de Lucas França, em situação de finalização, mas o ponta de lança espanhol do Casa Pia acabou por fazer falta sobre o defesa-central do Nacional, pelo que João Pinheiro, árbitro da partida, anulou automaticamente a jogada, mandando marcar livre a favor dos insulares.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
João Pereira efetuou três substituições ao intervalo, mexeu em todos os setores (excepto na baliza, naturalmente), mas não alterou o sistema tática, mantendo-se os gansos em 3x4x3. André Geraldes, que rendeu João Goulart, é o central pela direita, Renato Nhaga entrou para o lugar de Iyad Mohamed e passou a ser o parceiro de Seba Pérez no centro do meio-campo, Tiago Morais joga pela esquerda do ataque, no lugar que na primeira parte foi ocupado por Korede Osundina.
Iyad Mohamed sai do campo e é substituído por Renato Nhaga.
João Goulart sai do campo e é substituído por André Geraldes.
Korede Osundina sai do campo e é substituído por Tiago Morais.
Início da segunda parte.
Witi, à passagem do quarto de hora, atirou para as nuvens:
INTERVALO! CASA PIA 0 NACIONAL 2. Uma primeira parte que deixou muito a desejar do ponto de vista qualitativo - os dois únicos remates enquadrados deram... golos -, mas em que os insulares foram mortíferos. Pouco depois da meia hora, um passe longo de Léo Santos colocou Paulinho Bóia na cara de Patrick Sequeira, com o extremo brasileiro a atirar colocado para o primeiro da tarde em Rio Maior. Cerca de 10 minutos depois, e na sequência de um cruzamento da esquerda de José Gomes, Jesús Ramírez teve cabeça para aumentar a vantagem dos madeirenses. Os gansos estão muito longe do que podem fazer e terão de apresentar-se com uma postura completamente diferente na etapa complementar para ainda ousar pensar em levar pontos desta partida.
O árbitro apita para o intervalo
O quarto árbitro mostra 1 minuto(s) de descontos
GOOOOLOOOOOOO DO NACIONAL!! Cruzamento da esquerda de José Gomes e Jesús Ramírez, no interior da pequena área, cabeceou certeiro para o 0-2.
G O O O O O O L O - Jesús Ramírez (Nacional) marca um golo de cabeça.
GOOOOLOOOOOOOO! Passe longo de Léo Santos a isolar Paulinho Bóia, com o extremo brasileiro, na cara de Patrick Sequeira, a não perdoar e a inaugurar o marcador a favor do Nacional. 0-1.
G O O O O O L O - Paulinho Bóia coloca no fundo das redes de pé direito!
O jogo é reiniciado.
Outra vez o Nacional, de novo de meia distância e também... para as nuvens! Liziero ousou o remate de (muito) longe, mas o brasileiro não conseguiu direcionar o pontapé, que não ofereceu qualquer perigo a Patrick Sequeira.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
O Casa Pia tentou aproximar-se da baliza do Nacional, na sequência de um lance de bola parada, mas Jesús Ramírez (que até sofreu falta) foi ao seu reduto defensivo dar uma ajuda e evitou males maiores para a baliza de Lucas França.
Para as nuvens! Witi tentou a sua sorte, de meia distância, mas o remate do extremo moçambicano do Nacional saiu muito por cima da barra da baliza à guarda de Patrick Sequeira.
Primeiros 10 minutos de equilíbrio absoluto e ainda sem qualquer lance de perigo junto das balizas.
Nacional sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Entram as três equipas no relvado. Depois da saudação ao público e da escolha de campo e bola ficará tudo a postos para o apito inicial.
A tarde é de sol em Rio Maior, embora haja uma ligeira brisa de vento. O relvado parece estar em boas condições para a prática do futebol. As bancadas do anfiteatro ribatejano estão ainda muito despidas de público.
As três equipas já subiram ao relvado do Estádio Municipal de Rio Maior para darem início aos habituais exercícios de aquecimento.
Tiago Margarido, técnico do Nacional, faz apenas uma alteração comparativamente ao jogo com o Sporting (1-4), da ronda anterior: sai Pablo Ruan, entra Witi.
João Pereira, treinador do Casa Pia, mexe em duas pedras no onze relativamente ao encontro diante do FC Porto (0-4), na jornada passada: saem Renato Nhaga e Cassiano, entram Seba Pérez e Max Svensson.
Nacional (treinador): Tiago Margarido
Nacional (suplentes): Kaique (1), Ulisses Rocha (4), Mootaz Nourani (17), André Sousa (18), Lucas João (19), Filipe Soares (22), Lenny Vallier (24), Joel Silva (26) e Martim Watts (30)
Nacional (titulares): Lucas França (37); João Aurélio (2) C, Léo Santos (34), Zé Vítor (38) e José Gomes (5); Liziero (28), Matheus Dias (6) e Laabidi (15); Paulinho Bóia (11), Jesús Ramírez (9) e Witi (7)
Casa Pia (treinador): João Pereira
Casa Pia (suplentes): Daniel Azevedo (22), Rafael Brito (8), Miguel Sousa (14), André Geraldes (18), Kevin Prieto (19), Tiago Morais (21), Kaique Rocha (27), Renato Nhaga (74) e Cassiano (90)
Casa Pia (titulares): Patrick Sequeira (1); João Goulart (4), José Fonte (6) C e Duplexe Tchamba (2); Larrazabal (72), Iyad Mohamed (24), Seba Pérez (42) e Fahem Benaissa (12); Jérémy Livolant (29), Max Svensson (9) e Korede Osundina (13)
Árbitro: João Pinheiro (AF Braga); Assistentes: Bruno Jesus e Luciano Maia; 4.º Árbitro: Catarina Campos; VAR/AVAR: Luís Ferreira e José Pereira
Já há equipas oficiais!
Muita coisa mudou daí para cá em ambas as equipas, com as naturais entradas e saídas de jogadores neste mercado de transferências, mas Casa Pia e Nacional têm uma coisa em comum: ambas mantiveram os respetivos treainadores. João Pereira e Tiago Margarido, dois jovens técnicos a quem é apontado um futuro muito promissor, continuam ao leme de lisboetas e madeirenses.
Em jogos para o principal escalão do futebol português, este é apenas o terceiro jogo entre Casa Pia e Nacional. As duas equipas encontraram-se na temporada passada, registando-se uma vitória para cada lado. Os gansos ganharam (1-0) na primeira volta - Ruben Kluivert (que entretanto já deixou o clube e rumou aos franceses do Lyon) apontou o único golo do desafio da 9.ª jornada da época 2024/2025, realizado a 25 de outubro de 2024, em Rio Maior -, os insulares triunfaram (3-1) na segunda metade da Liga - Daniel Penha (agora no Dalian Yingbo, da China), Paulinho Bóia e Joel Tagueu (transferido para o Hai Phong, do Vietname) faturaram para os madeirenses, Larrazabal apontou o único tento dos lisboetas nesse embate da 26.ª ronda, que aconteceu a 16 de março de 2025, na Choupana.
O mercado de transferências ainda está aberto - em Portugal, a data limite para a inscrição de novos jogadores é a próxima segunda-feira, às 23h59 - e tanto Casa Pia como Nacional vão jogando as últimas cartadas. Os mais recentes reforços apresentados por ambas as equipas foram Abdu Conté e Daniel Júnior, respetivamente.
Tiago Margarido projetou da seguinte forma o duelo com os gansos:
João Pereira, treinador do Casa Pia, anteviu assim a partida de hoje:
O Casa Pia chega a esta 4.ª jornada com três pontos conquistados. A formação orientada por João Pereira iniciou o campeonato com uma derrota (0-2) caseira diante do Sporting, respondeu na ronda seguinte no reduto do Aves SAD (2-0) e cedeu, então, no último encontro, com o FC Porto (0-4). Já o Nacional entra nesta partida em busca da primeira vitória. O conjunto de Tiago Margarido foi batido (0-2) pelo Gil Vicente, empatando (1-1), depois, no reduto do Rio Ave, antes da goleada (1-4) caseira ante o Sporting.
Eis o resumo do embate entre Nacional e Sporting, faz hoje uma semana:
Recorde os melhores momentos do encontro entre o FC Porto e o Casa Pia, do passado domingo:
Trata-se de um duelo em que, pode dizer-se, ambos os contendores vão querer sarar as feridas da ronda anterior. Afinal, na 3.ª jornada, Casa Pia e Nacional foram goleados: os lisboetas diante do FC Porto (0-4), no Dragão, os madeirenses frente ao Sporting (1-4), na Choupana. É, pois, com um sentido de reação, presume-se, apurado, que casapianos e insulares entrarão em campo esta tarde. No horizonte está, naturalmente, o regresso aos bons resultados.
O Estádio Municipal de Rio Maior é palco, na tarde deste sábado (15h30), de um dos encontros da 4.ª jornada da Liga. O Casa Pia recebe o Nacional e, tal como sempre acontece, A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!