Siga o Casa Pia vs FC Porto em direto
O FC Porto vai tentando acercar-se da grande área do Casa Pia, mas a verdade é que não consegue criar perigo iminente a Patrick Sequeira. Mas só se joga praticamente no meio-campo defensivo dos gansos...
Agarra Patrick Sequeira! Jogada de envolvimento do ataque portista, com cruzamento de Alan Varela, da direita, para as mãos do guarda-redes do Casa Pia.
GOOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOOOOOO DO CASA PIA!! Cruzamento de Jérémy Livolant, da esquerda, e desvio de Larrazabal, ao segundo poste, para o primeiro golo da partida em Rio Maior.
O que desperdiça Borja Sainz! Excelente passe de rotura de Alan Varela, mas o mau domínio do extremo espanhol fez cair por terra uma excelente oportunidade de golo para o FC Porto.
FC Porto sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Cumpre-se um minuto de silêncio em memória de Fernando Mamede, nome grande do atletismo português recentemente falecido.
FC Porto (treinador): Francesco Farioli
FC Porto (suplentes): Cláudio Ramos (14), Jakub Kiwior (4), William Gomes (7), Victor Froholdt (8), Alberto Costa (20), Dominik Prpic (21), Deniz Gul (27), Oskar Pietuszewski (77) e Rodrigo Mora (86)
FC Porto (titulares): Diogo Costa (99) C; Martim Fernandes (52), Thiago Silva (3), Jan Bednarek (5) e Francisco Moura (74); Pablo Rosario (13), Alan Varela (22) e Gabri Veiga (10); Pepê (11), Samu (9) e Borja Sainz (17)
Casa Pia (treinador): Álvaro Pacheco
Casa Pia (suplentes): Ivan Mandic (95), Kelian Nsona (7), Dailon Livramento (10), João Marques (11), Korede Osundina (13), André Geraldes (18), Kevin Prieto (19), Iyad Mohamed (24) e Clau Mendes (99)
Casa Pia (titulares): Patrick Sequeira (1); João Goulart (4), Khaly (3) e David Sousa (43); Larrazabal (72), Rafael Brito (8), Lawrence Ofori (80) e Abdu Conté (5); Jérémy Livolant (29), Cassiano (90) C e Tiago Morais (21)
Árbitro: Pedro Ramalho (AF Évora); Assistentes: Diogo Pereira e Hugo Ribeiro; 4.º Árbitro: Hélder Carvalho; VAR/AVAR: Manuel Oliveira e Jorge Fernandes
Eis as equipas oficiais:
Os eleitos de Álvaro Pacheco também já aquecem no relvado do Estádio Municipal de Rio Maior:
Eis o momento da entrada dos jogadores do FC Porto para os exercícios de aquecimento:
A noite está (muito) fria em Rio Maior, mas, para já, não há sinal de chuva. O relvado do anfiteatro ribatejano apresenta bastantes peladas, fruto das condições atmosféricas altamente adversas que se têm feito sentir nos últimos dias. Veremos como reagirá o tapete verde durante o desafio. As bancadas vão começando a ficar preenchidas, havendo, claro está, muito mais adeptos do FC Porto do que do Casa Pia.
Foi assim a chegada da comitiva portista ao Estádio Municipal de Rio Maior, onde, esta noite, o FC Porto mede forças com o Casa Pia:
Foi assim o momento da chegada do autocarro do Casa Pia ao Estádio Municipal de Rio Maior:
Eis a projeção de Francesco Farioli, técnico do FC Porto:
Recorde a antevisão de Álvaro Pacheco, treinador do Casa Pia:
Na primeira volta, no Estádio do Dragão, o FC Porto recebeu e goleou o Casa Pia por esclarecedores 4-0. A 24 de agosto de 2025, Borja Sainz (2), William Gomes e Nehuén Pérez apontaram os tentos da formação de Francesco Farioli, perante a impotência dos então comandados por João Pereira.
Já o último jogo do Casa Pia foi de autêntica... desilusão. A formação (agora) orientada por Álvaro Pacheco esteve a vencer por 3-0 na receção ao Aves SAD, mas deixou o pássaro voar e acabou por conceder o empate aos nortenhos.
O FC Porto vem de um triunfo sobre o Rangers (3-1), para a Liga Europa, mas antes disso, e no que à Liga diz respeito, havia derrotado o Gil Vicente, por 3-0. No passado dia 26 de janeiro, no Estádio do Dragão, Samu (de penálti), Martim Fernandes e William Gomes escreveram a história do triunfo dos dragões sobre os galos.
Os casapianos, por seu turno, não passam por uma boa fase. A última vitória foi a 21 de dezembro de 2025, frente ao Tondela (2-1), na 15.ª jornada da Liga, sendo que depois disso os lisboetas averbaram duas derrotas - Rio Ave (1-3) e Sporting (0-3) - e dois empates - Vitória de Guimarães (0-0) e Aves SAD (3-3).
Os azuis e brancos continua na crista da onda. Imbatíveis na Liga, perderam pela última vez há quase dois meses (4 de dezembro de 2025), diante do Vitória de Guimarães (1-3), para os quartos de final da Taça da Liga. Daí para cá, e em todas as competições, o FC Porto somou 12 jogos, 11 vitórias e apenas um empate - Viktoria Plzen (1-1), para a Liga Europa.
Os dragões chegam a este encontro com o objetivo de manterem a vantagem que tinham sobre o Sporting à entrada para esta ronda. Os leões venceram, ontem, o Nacional, por 2-1, e ficaram provisoriamente a quatro pontos da liderança. Sendo que o conjunto de Francesco Farioli pode aumentar ainda mais a margem para o Benfica, que, também ontem, deslizou em Tondela (0-0). Já o Casa Pia necessita urgentemente de pontos, uma vez que está 16.º e antepenúltimo lugar (zona de play-off) da tabela classificativa, com 15 pontos.
Cai o pano sobre a 20.ª jornada da Liga, com o Casa Pia a receber o FC Porto, a partir das 20h45, no Estádio Municipal de Rio Maior. A BOLA já está no anfiteatro ribatejano e vai contar-lhe tudo sobre este desafio entre gansos e dragões. Tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa noite!