Liveblog Cabo Verde vs Eswatini outubro 2025
Terminou! Pela primeira vez, Cabo Verde vai a um Mundial!
Tempo de compensação: 4 minutos
Tão perto! Dailon Livramento cruza e Deroy Duarte, sozinho no coração da área, remata e faz a bola passar muito perto!
Estamos a menos de 20 minutos dos 90'. A seleção de Cabo Verde abrandou o ritmo, mas sempre sem perder o controlo. A vitória parece, cada vez mais, uma certeza.
Dailon Livramento fica perto! Grande triangulação pela direita termina com cruzamento atrasado para Dailon Livramento, que remata para a zona do segundo poste, mas o disparo é intercetado!
Cartão amarelo para Willy Semedo, que tirou a camisola nos festejos.
Substituição no Essuatíni: sai Ndzabandzaba, entra Mkhontfo.
Bola na barra! Grande disparo de Jamiro Monteiro, que só pára na trave da baliza de Shabalala!
Se a palavra «justiça» tiver uma imagem no dicionário do futebol... essa imagem é a deste golo de Dailon Livramento. A seleção de Cabo Verde está a ser muito melhor que a do Essuatíni e, depois de uma e outra oportunidade no primeiro tempo, foi no início do segundo que o marcador foi inaugurado.
É GOLO DE CABO VERDE!!! MARCA DAILON LIVRAMENTO!!! Cruzamento de Steven Moreira, toda a gente confusa na área e Dailon Livramento, pleno de oportunidade, aproveita o ressalto para bater Shabalala! Cabo Verde está mais perto do Mundial!
Começa a segunda parte!
Será Cabo Verde a dar o pontapé de saída do segundo tempo...
As equipas regressam ao relvado!
Termina a primeira parte! Domínio avassalador de Cabo Verde não se traduz em golos no primeiro tempo.
Defende Shabalala! Yannick Semedo dispara de meia distância e obriga o guarda-redes de Essuatíni a uma defesa para a frente! Ryan Mendes aparece em zona favorável para a recarga, mas em fora de jogo.
Tempo de compensação: 5 minutos
Desperdiça Jamiro Monteiro! Willy Semedo conduz pela esquerda, Jamiro recebe no coração da área, roda e remata, mas com pouca potência! Encaixa Shabalala!
O jogo está interrompido porque Kevin Pina está com muitas queixas físicas, após remate prensado à entrada da área de Essuatíni.
Pausa para hidratação no Estádio Nacional de Cabo Verde. Domínio incontestável de Cabo Verde, que consegue combinar por dentro e por fora para causar problemas ao adversário. Essuatíni consegue fechar e estancar as oportunidades adversárias. Ryan Mendes e Dailon Livramento são, para já, dos mais inconformados.
Pede-se penálti para Cabo Verde! Dailon Livramento faz o passe para a área, Jamiro Monteiro desmarca-se e aparenta ser derrubado pelo defesa, mas o árbitro nada assinala!
João Paulo cruza, mas ninguém aparece no coração da área e o cruzamento é intercetado.
Tão perto! Dailon Livramento recebe a bola à entrada da área e, com um remate de primeira, faz a bola passar muito perto do poste da baliza de Shabalala!
Ryan Mendes cruza, Shabalala defende antes de Jamiro Monteiro conseguir desviar na bola e fica no chão. Não é a primeira vez que os jogadores do Essuatíni pedem assistência médica e as sucessivas paragens levam à reclamação de vários elementos da equipa cabo-verdiana.
Recordamos que Cabo Verde tem de vencer para não ter de depender do resultado dos Camarões, que estão a jogar com Angola. Para já, ambas as partidas estão 0-0.
Primeiros minutos de domínio cabo-verdiano, como já era expectável. A equipa de Bubista instala-se no meio-campo adversário e o Essuatíni tudo faz para tentar estancar as investidas dos Tubarões Azuis.
Começa a partida!
Será o Essuatíni a dar o pontapé de saída...
O onze de Essuatíni: Shabalala; Nzabandzaba, Sibandze, Shongwe, Masangane, Manana; Diamini, Mkhonto, Quiton, Magagual, Tsabedze
As equipas entram em campo!
Falta menos de meia hora para o início do encontro.
A seleção cabo-verdiana esteve em contacto com vários adeptos algumas horas antes do início da partida decisiva.
Eis o onze de Cabo Verde para a partida decisiva:
Vozinha; Diney, Roberto Lopes, Kevin Pina, João Paulo Fernandes, Dailon Livramento, Jamiro Monteiro, Yannick, Willy Semedo, Ryan Mendes e Steven Moreira.
Espera-se casa cheia no Estádio Nacional de Cabo Verde, que tem capacidade para 15000 espectadores. O jogo é de tal maneira importante para a seleção cabo-verdiana que o governo do país concedeu tolerância de ponto em todo o território, de modo a que todos possam acompanhar o duelo.
Rui Águas, antigo internacional português, treinador e selecionador de Cabo Verde, falou com A BOLA sobre o percurso e o crescimento do país ao nível do futebol e deixou os parabéns a Bubista.
O adversário de Cabo Verde é o último classificado do grupo D. O Essuatíni soma três pontos em nove partidas e ainda não venceu.
Depois do empate na última partida, a três golos, frente à Líbia, a seleção treinada por Bubista precisa de uma vitória nesta partida para garantir a presença no Mundial 2026 sem ter de depender de qualquer resultado dos Camarões, que estão em segundo e jogam com Angola.
Boa tarde, seja bem-vindo ao acompanhamento em direto do Cabo Verde-Essuatíni, jogo do apuramento para o Mundial 2026... e que pode ser histórico.