Cabo Verde
3 - 0
Eswatini

Liveblog Cabo Verde vs Eswatini outubro 2025

Cabo Verde está no Mundial 2026!
Cabo-verdianos venceram Essuatíni por 3-0 e conquistaram presença num Campeonato do Mundo pela primeira vez

Terminou! Pela primeira vez, Cabo Verde vai a um Mundial!

90 +3
Cartão Amarelo

Cartão amarelo

90
Golo

É GOLO DE CABO VERDE!!! STOPIRA FAZ O 3-0!!! Shabalala defendeu o primeiro remate, mas não conseguiu impedir que o jogador de 37 anos do Torreense, internacional em quase 60 ocasiões, marcasse no primeiro jogo que fez pela seleção desde 2023! Cabo Verde vai ao Mundial!

Tempo de compensação: 4 minutos

87

Tão perto! Dailon Livramento cruza e Deroy Duarte, sozinho no coração da área, remata e faz a bola passar muito perto!

86
Substituição

Substituto sai do campo

85
Substituição

Substituto sai do campo

83
Cartão Amarelo

Cartão amarelo

80
Substituição

Substituto sai do campo

79
Substituição

Substituto sai do campo

73
Cartão Amarelo

Cartão amarelo

70
Substituição

Substituto sai do campo

69
Substituição

Substituto sai do campo

Estamos a menos de 20 minutos dos 90'. A seleção de Cabo Verde abrandou o ritmo, mas sempre sem perder o controlo. A vitória parece, cada vez mais, uma certeza.

64

Dailon Livramento fica perto! Grande triangulação pela direita termina com cruzamento atrasado para Dailon Livramento, que remata para a zona do segundo poste, mas o disparo é intercetado!

61
Substituição

Substituto sai do campo

61
Substituição

Substituto sai do campo

60
Cartão Amarelo

Mkhonto vê cartão amarelo.

55
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Willy Semedo, que tirou a camisola nos festejos.

54
Substituição

Substituto sai do campo

54
Substituição

Substituição no Essuatíni: sai Ndzabandzaba, entra Mkhontfo.

54
Golo

É GOLO DE CABO VERDE!!! WILLY SEMEDO FAZ O 2-0!!! Cruzamento da direita, desvio ao segundo poste e Willy Semedo finaliza!

52

Bola na barra! Grande disparo de Jamiro Monteiro, que só pára na trave da baliza de Shabalala!

Se a palavra «justiça» tiver uma imagem no dicionário do futebol... essa imagem é a deste golo de Dailon Livramento. A seleção de Cabo Verde está a ser muito melhor que a do Essuatíni e, depois de uma e outra oportunidade no primeiro tempo, foi no início do segundo que o marcador foi inaugurado.

48
Golo

É GOLO DE CABO VERDE!!! MARCA DAILON LIVRAMENTO!!! Cruzamento de Steven Moreira, toda a gente confusa na área e Dailon Livramento, pleno de oportunidade, aproveita o ressalto para bater Shabalala! Cabo Verde está mais perto do Mundial!

Começa a segunda parte!

Será Cabo Verde a dar o pontapé de saída do segundo tempo...

As equipas regressam ao relvado!

45 +6

Termina a primeira parte! Domínio avassalador de Cabo Verde não se traduz em golos no primeiro tempo.

45 +3

Defende Shabalala! Yannick Semedo dispara de meia distância e obriga o guarda-redes de Essuatíni a uma defesa para a frente! Ryan Mendes aparece em zona favorável para a recarga, mas em fora de jogo.

Tempo de compensação: 5 minutos

40

Desperdiça Jamiro Monteiro! Willy Semedo conduz pela esquerda, Jamiro recebe no coração da área, roda e remata, mas com pouca potência! Encaixa Shabalala!

34

O jogo está interrompido porque Kevin Pina está com muitas queixas físicas, após remate prensado à entrada da área de Essuatíni.

Pausa para hidratação no Estádio Nacional de Cabo Verde. Domínio incontestável de Cabo Verde, que consegue combinar por dentro e por fora para causar problemas ao adversário. Essuatíni consegue fechar e estancar as oportunidades adversárias. Ryan Mendes e Dailon Livramento são, para já, dos mais inconformados.

26

Pede-se penálti para Cabo Verde! Dailon Livramento faz o passe para a área, Jamiro Monteiro desmarca-se e aparenta ser derrubado pelo defesa, mas o árbitro nada assinala!

24

João Paulo cruza, mas ninguém aparece no coração da área e o cruzamento é intercetado.

20

Tão perto! Dailon Livramento recebe a bola à entrada da área e, com um remate de primeira, faz a bola passar muito perto do poste da baliza de Shabalala!

Ryan Mendes cruza, Shabalala defende antes de Jamiro Monteiro conseguir desviar na bola e fica no chão. Não é a primeira vez que os jogadores do Essuatíni pedem assistência médica e as sucessivas paragens levam à reclamação de vários elementos da equipa cabo-verdiana.

Recordamos que Cabo Verde tem de vencer para não ter de depender do resultado dos Camarões, que estão a jogar com Angola. Para já, ambas as partidas estão 0-0.

Primeiros minutos de domínio cabo-verdiano, como já era expectável. A equipa de Bubista instala-se no meio-campo adversário e o Essuatíni tudo faz para tentar estancar as investidas dos Tubarões Azuis.

Começa a partida!

Será o Essuatíni a dar o pontapé de saída...

O onze de Essuatíni: Shabalala; Nzabandzaba, Sibandze, Shongwe, Masangane, Manana; Diamini, Mkhonto, Quiton, Magagual, Tsabedze

As equipas entram em campo!

Falta menos de meia hora para o início do encontro.

A seleção cabo-verdiana esteve em contacto com vários adeptos algumas horas antes do início da partida decisiva.

Eis o onze de Cabo Verde para a partida decisiva:

Vozinha; Diney, Roberto Lopes, Kevin Pina, João Paulo Fernandes, Dailon Livramento, Jamiro Monteiro, Yannick, Willy Semedo, Ryan Mendes e Steven Moreira.

Espera-se casa cheia no Estádio Nacional de Cabo Verde, que tem capacidade para 15000 espectadores. O jogo é de tal maneira importante para a seleção cabo-verdiana que o governo do país concedeu tolerância de ponto em todo o território, de modo a que todos possam acompanhar o duelo.

Rui Águas, antigo internacional português, treinador e selecionador de Cabo Verde, falou com A BOLA sobre o percurso e o crescimento do país ao nível do futebol e deixou os parabéns a Bubista.

O adversário de Cabo Verde é o último classificado do grupo D. O Essuatíni soma três pontos em nove partidas e ainda não venceu.

Depois do empate na última partida, a três golos, frente à Líbia, a seleção treinada por Bubista precisa de uma vitória nesta partida para garantir a presença no Mundial 2026 sem ter de depender de qualquer resultado dos Camarões, que estão em segundo e jogam com Angola.

Boa tarde, seja bem-vindo ao acompanhamento em direto do Cabo Verde-Essuatíni, jogo do apuramento para o Mundial 2026... e que pode ser histórico.