Athletic Bilbao
0 - 0
PSG

Siga o Athletic Bilbao vs PSG em direto

Athletic Bilbao-PSG: crença basca faz tropeçar armada lusa do campeão europeu
Solidez defensiva da equipa espanhola e extraordinária exibição de Unai Simón garantiram um ponto ao conjunto orientado por Ernesto Valverde. Nuno Mendes, João Neves e Vitinha (titulares) e Gonçalo Ramos (suplente utilizado) não chegaram para que os gauleses chegassem ao triunfo

FINAL DA PARTIDA! ATHLETIC BILBAO 0 PSG 0. A primeira parte tinha sido equilibrada, apesar de os franceses terem tido mais posse de bola, mas a etapa complementar foi dominada de forma intensa pelo campeão europeu em título, que fez (quase) tudo para chegar ao triunfo. Com Nuno Mendes, Vitinha e João Neves de início e com Gonçalo Ramos a entrar para o último quarto de hora, a equipa orientada por Luis Enrique acelerou o processo ofensivo e criou variadíssimas situações parae marcar, mas ora por ineficácia (com destaque para Barcola, que atirou à barra), ora, e acima de tudo, pela extraordinária exibição de Unai Simón (o internacional espanhol defendeu tudo o que havia para defender), os gauleses não saíram do nulo no primeiro encontro entre as duas equipas na história da Liga dos Campeões. Com este empate, o PSG termina esta 6.ª jornada no 3.º lugar, com 13 pontos, ao passo que o Athtletic Bilbao está no 28.º posto, com 5 pontos somados.

90 +4

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90 +3
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Unai Gómez.

90 +1

O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos

87

Mais uma defesa de Unai Simón! Remate cruzado de Fabián Ruiz, já dentro da área e ligeiramente descaído para a esquerda, com o internacional espanhol a voltar a fechar os caminhos da sua baliza.

86

O jogo é interrompido por um breve momento, pois a bola foi tocada pelo árbitro.

79

Por cima! Remate em arco de Berenguer, ainda de fora da área, com a bola a ganhar altura a mais.

78
Substituição

Inigo Ruiz de Galarreta sai do campo e é substituído por Mikel Vesga.

78
Substituição

Bradley Barcola sai do campo e é substituído por Gonçalo Ramos.

73
Substituição

Mikel Jauregizar sai do campo e é substituído por Alejandro Rego.

73
Substituição

Jesus Areso sai do campo e é substituído por Andoni Gorosabel.

73
Substituição

Oihan Sancet sai do campo e é substituído por Asier Hierro.

65

No ferro! Arrancada de Barcola pela esquerda, entrada na área na diagonal e remate cruzado à barra da baliza do Athletic Bilbao. Que enorme ocasião de golo para o PSG!

62
Substituição

Gorka Guruzeta sai do campo e é substituído por Unai Gómez.

62
Substituição

Senny Mayulu sai do campo e é substituído por Désiré Doué.

58

Para as nuvens! Remate frontal de Berenguer, à entrada da área, com a bola a ganhar demasiada altura e a não oferecer ponta de perigo a Safonov.

57

Que bomba! Tiro de Kvaratskhelia a rasar o poste esquerdo da baliza à guarda de Unai Simón. O PSG está claramente a bater à porta do golo...

53

Outra vez Unai Simón! Remate cruzado de Zaire-Emery para mais uma parada impressionante do internacional espanhol que é o dono das redes do emblema basco.

49

Que grande defesa de Unai Simón! Cruzamento da direita de Kvaratskhelia, João Neves também estava na área basca, mas o remate foi de Mayulu, para uma excelente intervenção (mais uma...) do guarda-redes do Athletic Bilbao.

48
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Alex Berenguer.

46
Substituição

Marquinhos sai do campo e é substituído por Illia Zabarnyi.

46

Início da segunda parte.

INTERVALO! ATHLETIC BILBAO 0 PSG 0. Equilíbrio absoluto. Apesar do nulo, o jogo está a ser intenso e bem disputado, ainda que fossem expectáveis mais oportunidades claras de golo. Há sinal mais dos campeões europeus em título - Vitinha e João Neves vão ditando leis no meio-campo, Nuno Mendes tem sido regular do lado esquerdo da defesa -, mas Zaire-Emery (3'), Fabián Ruiz (19' e 37') e Mayulu (45') não aproveitaram as chances que tiveram. Do outro lado, Nico Williams (11'), Sancet (26') e Berenguer (31') também deram prova de vida do conjunto basco. Há sal... falta a pimenta. Está tudo em aberto para a etapa complementar!

45 +2

O árbitro apita para o intervalo

45 +1

O quarto árbitro mostra 1 minuto(s) de descontos

45

Que defesa de Unai Simón! Assistência de Zaire-Emery e remate de Mayulu para uma estrondosa intervenção do guarda-redes do Athletic Bilbao.

37

Outra vez sem ponta de direção! Cruzamento da esquerda de Barcola e remate de Fabián Ruiz, no interior da área, muito por cima da barra defendida por Unai Simón.

36

O jogo é reiniciado.

36

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

31

Palmada de Safonov! Livre direto apontado por Berenguer, junto à marca de pontapé de canto, do lado esquerdo, valendo ao PSG a excelente intervenção do seu guarda-redes. A bola ia direitinha para o fundo das redes...

30
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Warren Zaire-Emery.

27
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Mikel Jauregizar.

26

Por cima! Sancet tentou a sua sorte de fora da área, mas o remate do criativo do Athletic Bilbao não levou a melhor direção.

19

Para as nuvens! Grande passe de Mayulu, a rasgar a defensiva espanhola, e Fabián Ruiz, ligeiramente descaído para a esquerda, remata muito por cima da barra da baliza do conjunto basco.

11

Voa Safonov! Cruzamento da esquerda de Nico Williams, à procura de Guruzeta, no coração da área, mas o guarda-redes do PSG saiu dos postes e socou a bola para fora da zona de perigo.

3

Primeiro sinal de perigo do PSG! Zaire-Emery integrou-se na manobra atacante e já dentro da área rematou de pé esquerdo, fazendo a bola sair perto do poste direito da baliza à guarda de Unai Simon.

O anfiteatro do conjunto basco está a rebentar pelas costuras. Grande ambiente numa verdadeira noite de Champions!

1

PSG sai com a bola, a partida começou!

1

O árbitro dá início à partida.

Entram as três equipas em campo. Depois da saudação ao público, da escolha do campo e bola e do hino da Champions, será dado o pontapé de saída neste Athletic Bilbao-PSG.

As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no (bem tratado) relvado do Estádio San Mames, em Bilbau.

PSG (treinador): Luis Enrique

PSG (suplentes): Martin James (60), Renato Marin (89), Illia Zabarnyi (6), Gonçalo Ramos (9), Désiré Doué (14), Lee (19), Ndjantou (47) e Mbaye (49)

PSG (titulares): Matvey Safonov (39); Zaire-Emery (33), Marquinhos (5) C, Willian Pancho (51) e Nuno Mendes (25); João Neves (87), Vitinha (17) e Fabián Ruiz (8); Barcola (29), Mayulu (24) e Kvaratskhelia (7)

Athletic Bilbao (treinador): Ernesto Valverde

Athletic Bilbao (suplentes): Mikel Santos (26), Álex Padilla (27), Andoni Gorosabel (2), Mikel Vesga (6), Iñaki Williams (9), Iñigo Lekue (15), Unai Gómez (20), Nico Serrano (22), Alejandro Rego (30), Asier Hierro (31), Jon De Luis (34) e Selton Sánchez (44)

Athletic Bilbao (titulares): Unai Simon (1); Jesús Areso (12), Dani Vivian (3), Yuri Berniche (17) C e Adama Boiro (19); Mikel Jauregizar (18) e Iñigo de Galarreta (16); Álex Berenguer (7), Oihan Sancet (8) e Nico Williams (10); Gorka Guruzeta (11)

Árbitro: Daniel Siebert (Alemanha); Assistentes: Jan Seidel e Rafael Foltyn; 4.º Árbitro: Daniel Schlager (Alemanha); VAR/AVAR: Benjamin Brand (Alemanha) e Andrew Dallas (Escócia)

Já há equipas oficiais!

Também João Neves, outro dos nomes grandes do emblema de Paris, falou por estes dias à UEFA. O médio português abordou a sua caminhada no futebol e falou dos objetivos pessoais e coletivos:

Vitinha, um dos grandes astros do PSG e do futebol mundial, concedeu, recentemente, uma entrevista à Gazetta dello Sport, onde falou sobre vários temas do presente e do futuro:

Depois do jogo de hoje, recorde-se, o PSG tem no calendário europeu uma viagem a... Portugal. No dia 20 de janeiro de 2026, os gauleses deslocam-se a Lisboa, onde vão medir forças com o Sporting.

Já o PSG tem estado à altura de um digno campeão europeu em título e soma quatro triunfos - Atalanta (4-0), Barcelona (2-0), Bayer Leverkusen (7-2) e Tottenham (5-3) - na prova, tendo sido apenas derrotado pelo Bayern Munique (1-2),

O trajeto do Athletic Bilbao na presente edição da Liga dos Campeões não tem sido propriamente feliz, uma vez que o conjunto orientado pelo experiente Ernesto Valverde soma apenas uma vitória - Qarabag (3-1) e um empate - Slavia Praga (0-0), resultados a que junta ainda três derrotas - Arsenal (0-2), Borussia Dortmund (1-4) e Newcastle (0-2).

O Athletic Bilbao chega a este jogo na 28.ª posição da tabela classificativa, com 4 pontos somandos nas primeiras cinco jornadas, pelo que o emblema espanhol pretende somar para poder sonhar com a entrada no top-24, que dá acesso ao play-off. Já o PSG está, neste momento, no 4.º lugar, com 12 pontos, mas em caso de vitória ultrapassa os italianos da Atalanta (13) e igual os alemães do Bayer Munique (15). Na liderança está o Arsenal, também com 15 pontos, mas os ingleses também jogam esta noite - ao contrário de Atalanta e Bayern Munique, que já jogaram ontem e ganharam ambos (os italianos derrotaram o Chelsea, por 2-1, os alemães bateram o Sporting, por 3-1) -, no caso, no terreno dos belgas do Club Brugge.

O Estádio San Mamés, em Bilbau, é um dos palcos da 6.ª jornada da fase liga da UEFA Champions League. A partir das 20 horas, o referido anfiteatro vai receber o duelo entre o Athletic Bilbao e o PSG, sendo que do lado francês, já se sabe, há um acentuado sotaque português: Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos são quatro das estrelas do plantel do atual campeão europeu em título. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este duelo e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!