Siga o Arsenal vs Bayern em direto
O 3-1 final, com Martinelli a aproveitar o erro de Neuer:
O fantástico 2-1 do arsenal, apontado por Madueke:
Defesa espectacular de Neuer, a negar o golo a Declan Rice:
Obrigado pela sua companhia! Daqui a pouco publicaremos a crónica do encontro e todos os golos e o resumo do mesmo.
Final do encontro: Arsenal 3-1 Bayern
Vitória sem margem para dúvidas daquela que, depois deste jogo, é capaz de ser a melhor equipa da Europa. Golos de Jurrien Timber, Noni Madueke e de Gabriel Martinelli garantiram o quinto triunfo em cinco jogos na Champions.
Len«nnart Karl marcou o primeiro golo sofrido pelo Arsenal na Champions, mas a exibição do BAyern fica marcado por demasiados erros defensivos, com destaque para a falha de Neuer no último golo do encontro.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos
Jogo controlado a bel-prazer pelo Arsenal, que vai somar uma grande vitória, a quinta em cinco jornadas na Champions. Para o Bayern, será a primeira derrota da época, ao 19.º encontro.
Dayot Upamecano sai do campo e é substituído por Min-Jae Kim.
Lennart Karl sai do campo e é substituído por Raphael Guerreiro.
Joshua Kimmich sai do campo e é substituído por Leon Goretzka.
Eberechi Eze sai do campo e é substituído por Martin Odegaard.
Jurrien Timber sai do campo e é substituído por Ben White.
G O O O O O L O - O que é que foi isto, Neuer?! Foi do melhor ao pior: um erro enorme de Manuel Neuer tira praticamente qualquer esperança que o Bayern ainda tivesse. O guardião tentou cortar um passe longo de Eze, mas não contou com a velocidade estonteante de Martinelli, que ultrapassou Neuer e atirou para uma baliza deserta.
Konrad Laimer sai do campo e é substituído por Tom Bischof.
Serge Gnabry sai do campo e é substituído por Nicolas Jackson.
Este golo é todo culpa (no bom sentido, claro) de Mikel Arteta. Apostou em Calafiori para refrescar a ala e mudou Madueke para o flanco direito. Graças a isso, o arsenal foi capaz de chegar ao golo, na melhor jogada coletiva que gizou em todo o encontro.
G O O O O O L O - Noni Madueke marca de pé direito! Riccardo Calafiori, acabado de entrar, combina com Eze e foge no flanco esquerd antes de assitir o também suplente utilizado Madueke, que faz o primeiro golo pelo Arsenal!
Myles Lewis-Skelly sai do campo e é substituído por Riccardo Calafiori.
Bukayo Saka sai do campo e é substituído por Gabriel Martinelli.
Como é que Neuer tem 39 anos e ainda faz coisas destas?!
Declan Rice pegou na boloa e fugiu a tudo e todos até à área do Bayern, onde rematou, mas não marcou devido a uma defesa monstruosa de Neuer, que abriu as pernas como um guarda-redes de futsal e desviou a bola com o pé esquerdo.
Neuer foi gigante!!! Livre lateral batido por Mikel Merino e Cristhian Mosquera cabeceia na pequena área contra a mancha gigante do lendário guarda-redes.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Mikel Merino aproveito a confusão na área para, de novo num pontapé de canto, causar o pânico na área do Bayern, mas o remate de cabeça saiu ao lado da baliza.
O Arsenal não cria oportunidades em ataque organizado. Fá-lo nas bolas paradas e ao provocar e aproveitar erros do adversário.
Lennart Karl perde uma boa oportunidade para bisar, permitindo a defesa simples de David Raya.
Veja o golaço do menino de 17 anos Lennart Karl, o primeiro sofrido pelo Arsenal na Champions:
Pontapé fulminante de Bukayo Saka na área, passa ligeiramente por cima da baliza. O inglês ganhou a bola após um corte estapafúrdio e incompreesível de Kimmich, que ofereceu por completo a bola. Foi um daqueles erros que nunca associamos ao médio alemão.
Início da segunda parte.
Intervalo: Arsenal 1-1 Bayern
O Arsenal marcou (22’) por Jurrien Timber num pontapé de canto (pois claro), mas foi surpreendido pelo golo do Bayern, que surgiu do nada e numa jogada rápida e vertical, tudo aquilo que os alemães não estavam a fazer.
Lennart Karl, com 17 anos e 277 dias de vida, apontou (32’) o primeiro golo sofrido pelo Arsenal nesta Champions. O empate repôs o equilíbrio que se perdera após o 1-0.
O árbitro apita para o intervalo
O quarto árbitro mostra 3 minutos de descontos
O golo de Jurrien Timber, que inaugurou o marcador:
O Bayern marcou contra a corrente do jogo e mexeu com a forma anímica do Arsenal, cujos jogadores estão mais contidos nas ações tomam.
O jogo é reiniciado.
Leandro Trossard está lesionado e é substituído por Noni Madueke.
O jogo está parado porque Leandro Trossar está deitado no chão.
A perfeição defensiva do Arsenal caiu para um miúdo de 17 anos. Lennart Karl já leva 7 golos esta época e este último foi também o primeiro que os ingleses sofreram na Champions esta época. Estamos perante mais um caso sério proveniente da formação do Bayern.
Perigooo do Arsenal! Muita passividade do Bayern na defesa, com Upamecano a ser ultrapassado por um passe de Eze com demasiada facilidade. Merino recebeu essa bola e devolveu-a, com o inglês a rematar muito mal e ao lado da baliza de Neuer.
72% de posse de bola para o Bayern, mas ainda não houve qualquer remate enquadrado dos alemães, enquanto Vicent Kompany vai gritando à beira da linha lateral.
O Arsenal é a melhor equipa do mundo na bola parada ofensiva e só precisou de um pontapé de canto para pôr isso em evidência. Para sair de Londres com pontos, o Bayern tem de ser a primeira equipa a marcar aos gunners nesta edição da Champions League.
G O O O O O O L O DO ARSENAAAL - Jurrien Timber marca de cabeça após canto batido por Bukayo Saka. Neuer fica mal na fotografia, ao falhar a antecipação ao remate.
Canto batido por Serge Gnabry, Upamecano surge solto ao segundo poste, mas cabeceia fraco e ao lado.
Bukayo Saka não demorou a regressar ao relvado e não parece nada afetado pelo sobressalto.
Raya tenta jogar na profundidade e obriga Neuer a subir 30 metros no terreno para cortar, de cabeça, a bola longa do colega de posição.
O jogo está parado porque Bukayo Saka está deitado no chão, após levar com uma bolada na cara. A equipa médica do Arsenal entra em campo para estancar uma hemorragia do capitão do Arsenal no nariz.
Thomas Tuchel, selecionador de Inglaterra, está assistir ao jogo no Estádio Emirates.
O Bayern já tem mais 120 passes completos do que o Arsenal! 133 dos bávaros para 13 dos gunners neste momento. Não haja dúvidas de que Vincent Kompany é um fiel discípulo de Pep Guardiola.
Merino fica isolado perante Neuer, mas não consegue acertar com a baliza e o lance é logo invalidado por fora de jogo do espanhol.
Domínio controlado do Bayern, sem dar abébias ao Arsenal. Troca de bola segura, prevenção de riscos e procura por pressionar o Arsenal e impor o seu jogo. Mas com Saka, Eze e Trossard, a equipa de arteta não se importa de apostar nas transições.
O árbitro dá início à partida.
Bayern sai com a bola, a partida começou!
AÍ ESTÃO OS 22 TITULARES!
O onze do Arsenal: David Raya; Jurrien Timber, William Saliba, Cristhian Mosquera, Lewis-Skelly; Martin Zubimendi, Declan Rice; Bukayo Saka, Eberechi Eze, Leandro Trossard; Mikel Merino
Subs: Kepa Arrizabalaga, Tommy Setford, Piero Hincapié, Ben White, Odegaard, Gabriel Martinelli, Christian Norgaard, NoniMadueke, Ethan Nwaneri, Riccardo Calafiori.
Onze do Bayern: Manuel Neuer; Konrad Laimer, Jonathan Tah, Dayot Upamecano, Josip Stanisic; Aleksandar Pavlovic, Joshua Kimmich; Michael Olise, Lennart Karl, Serge Gnabry; Harry Kane.
Suplentes: Sven Ulreich, Jonas Urbig, Nicolas Jackson, Hiroki Ito, Kim Min-jae, Leon Goretzka, Tom Bischof, Raphael Guerreiro, Sacha Boey, Wisdom Mike.
O líder da Premier League recebe o líder da Bundesliga numa luta entre líderes da Champions: esta é uma autêntica final antecipada da maior prova de clubes do mundo, entre duas equipas que têm feito exibições consistentes e, muitas vezes, quase imaculadas.
À atenção do Sporting: o Bayern visita o Estádio José Alvalade na próxima jornada da Champions League, a 9 de dezembro. Este será certamente um jogo para Rui Borges e a equipa técnica estudarem, para preparem um jogo contra uma das equipas em melhor forma na Europa e que, em 18 jogos esta época, soma 17 vitórias e 1 empate. O Union Berlim de Diogo Leite foi a única equipa que, até agora, não perdeu com o Bayern (2-2) e até esteve a ganhar até aos 90+3’.
Exemplos de perfeição
O Bayern vem de uma vitória na casa do campeão europeu PSG por 2-1, na qual jogou toda a 2.ª parte reduzido a 10 jogadores devido à expulsão de Luis Díaz. Antes, bateu Chelsea (3-1), Pafos (5-1) e Club Brugge (4-0). O Arsenal marcou menos golos.. mas ainda não sofreu nenhum na Champions! Soma triunfos com Athletic Bilbao (2-0), Olympiakos (2-0), Atlético Madrid (4-0) e Slavia de Praga (3-0).
Na última jornada da Champions, o Arsenal foi a Praga vencer o Slavia por 3-0, mas a vitória mais vistosa para a Champions foi na receção ao Atlético Madrid. Recorde o resumo dessa goleada:
Fique com o resumo da vitória suada do BAyern com o PSG na última ronda da Champions League:
Harry Kane reencontra hoje o maior rival pessoal: enquanto jogador do Tottenham, marcou 15 golos ao Arsenal. O inglês está numa forma quase inacreditável esta época: 29 golos em 23 partidas, sendo ao mesmo tempo muito valioso para a fluidez de jogo da equipa.
Kane que não se livrou de criticar o Arsenal na antevisão ao jogo de hoje, quando disse que acha que a Premier League é «menos agradável de acompanhar» do que em anos anteriores: «é uma espécie de evolução do futebol. Às vezes acontece assim, e esse é o caso deste ano. O Arsenal aproveitou isso e é uma equipa muito forte nas bolas paradas.»
Para o Arsenal, a grande baixa é Viktor Gyokeres, mas Mikel Arteta espera contar com o ex-Sporting no domingo, com o Chelsea: «Nos próximos dias, Gyokeres e Havertz farão um novo exame para ver se os podemos usar no fim de semana.»
Martin Odegaard está em dúvida para hoje: «Esteve muito perto de jogar o último encontro, então temos a esperança de que com o Bayern possa estar na equipa.»
Luis Díaz é uma baixa importante para o Bayern. Suspenso pela UEFA por três jogos após dura entrada sobre Hakimi, hoje começa a cumprir essa suspensão.
O Bayern nunca foi um adversário fácil para o Arsenal, que em 14 jogos só o venceu em três ocasiões, perdendo noutras oito. Entre 2015 e 2017, enfrentaram-se por três vezes e o Bayern ganhou sempre pelo mesmo resultado: 5-1! Depois, só se encontraram nos quartos de final da Champions em 2023/24, com o Bayern a vencer por 3-2 no agregado.
Em termos de herança europeia, há alguma, mas pouca comparação. O Bayern venceu a Champions League por seis vezes, só Milan (sete) e Real Madrid (15) o fizeram em mais ocasiões. O Arsenal só chegou à final da prova uma vez, em 2006, onde perdeu (1-2) para o Barcelona. Os alemães têm duas Taças das Taças, uma Supertaça Europeia, uma Liga Europa, duas Taças Intercontinentais e dois Mundiais de Clubes. Na Europa, o Arsenal ganhou uma Taça das Taças e uma Taça das Cidades com Feiras.
Boa noite! Arsenal e Bayern lutam pela liderança da Champions League a partir das 20.00 horas! O registo perfeito de pelo menos uma das equipas vai acabar e pode seguir tudo aqui ao minuto!