Alverca
0 - 3
FC Porto

Siga o Alverca vs FC Porto em direto

Liga Portugal Betclic • Jornada 15 Complexo Desportivo Futebol Clube de Alverca
Alverca Alverca
0 - 3
Terminado
FC Porto FC Porto
Ser competente não é suficiente para travar este FC Porto
Vitória por 3-0 do líder da Liga em Alverca, com um bis de Borja Sainz e um golo de Alan Varela.

Final do jogo: Alverca 0-3 FC Porto

43 pontos, oito vitórias em oito jogos fora de casa, bis de Borja Sainz, Alan Varela estreou-se a marcar na temporada e o FC Porto voltou a sorrir num jogo que nunca foi fácil e no qual Diogo Costa voltou a ser decisivo para manter a baliza a zeros.

No futebol não há justiça, mas o Alverca fez por merecer um golo, dada a personalidade que exibiu em campo com um futebol de posse e veloz nas alas. Mas tal não foi suficiente para ferir o líder do campeonato, cada vez mais moralizados pelos resultados que atinge e as exibições que faz.

Galeria de imagens 20 Fotos

Daqui a pouco publicaremos a crónica, reações e notas dos jogadores das duas equipas. O acompanhamento em direto da partida fica por aqui. Obrigado pela sua preferência!

90 +3

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90 +1

O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos

85
Cartão Amarelo

O árbitro mostra a Sabit Abdulai o cartão amarelo por conduta antidesportiva.

O segundo golo do FC Porto e o primeiro de Alan Varela na temporada:

84
Substituição

Lucas Figueiredo sai do campo e é substituído por Felipe Lima.

84
Substituição

Alex Amorim sai do campo e é substituído por Davy Gui.

O FC Porto troca a bola a seu bel-prazer e ainda acredita que pode chegar ao quarto golo.

Estão 5634 espectadores no estádio do Alverca.

81

Jogo controlado pelo FC Porto nos minutos finais. O Alverca ainda sonha com o golo de honra, mas os homens de Farioli jogam com confiança, advinda de mais uma vitória certa, a 14.ª em 15 jornadas.

80
Substituição

Borja Sainz sai do campo e é substituído por Deniz Gul.

75
Substituição

Alan Varela sai do campo e é substituído por Eustáquio.

74
Substituição

Lincoln sai do campo e é substituído por Cedric Nuozzi.

71

Lincoln testa a atenção de Diogo Costa, que volta a estar à altura com uma grande defesa a este remate rasteiro e colocado.

69
Golo

QUE GOLAAAAAAÇOOO - Borja Sainz do FC Porto marca com o pé direito, num remate de primeira formidável, a partir da quina da área, e cheio de efeito. André Gomes nem com asas lá chegava. Francisco Moura fez a assistência.

67
Substituição

Marezi sai do campo e é substituído por Tiago Leite.

66

Na traaaveeee! FC Porto muito perto do 3-0. William Gomes fica muito perto do golo ao rematar no coração da área contra a barra da baliza alverquense, que estremeceu toda.

63
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Borja Sainz por falta sobre Julián Martínez. É o primeiro cartão do encontro e quinto do espanhol da Liga, o que o afasta do duelo com o Aves SAD na próxima jornada.

59
Substituição

Pepê sai do campo e é substituído por William Gomes.

59
Substituição

Rodrigo Mora sai do campo e é substituído por Gabri Veiga.

57
Golo

G O O O O O L O - Alan Varela coloca no fundo das redes de pé esquerdo! O FC Porto ataca com muitos homens e Pepê surge isolado na área para fazer um disparo violento que André gomes ainda defende, mas deixa que a bola vá ter redondinha aos pés do argentino, que se estreia a marcar esta época.

53

Alberto apanhou uma virose e entrou neste jogo um pouco limitado, o que ajuda a justificar a sua saída de campo ao intervalo, por troca com Francisco Moura.

53

Figueiredo solta-se e corre com tudo o que tem em direção a Diogo Costa, mas Martim Fernandes é mais rápido e faz o corte a tempo.

50

Jogo mais parado nesta 2.ª parte, a equipa do FC Porto parece muito cautelosa na pressão e o Alverca vai tendo tempo para construir ataques.

46
Substituição

Alberto sai do campo ao intervalo e é substituído por Francisco Moura. Martim Fernandes passa a jogar a lateral direito.

46

Início da segunda parte.

O golo de Borja Sainz, a passe de Rodrigo Mora, aos 29':

O golo anulado (26') a Borja Sainz, por fora de jogo:

45 +2

Intervalo: Alverca 0-1 FC Porto

Numa exibição muito competente do Alverca, bastou um pequeno erro na saída de bola, de Bastien Meupiyou, para o FC Porto aproveitar e marcar (29'), cortesia de Borja Sainz, que já tinha visto um golo seu ser anulado, numa 1.ª parte com poucas ameças portistas.

O Alverca respondeu e Diogo Costa teve de se agigantar para, no mesmo lance, impedir (38') um golo quase certo de Marezi e outro de Nabil Touaizi.

45 +1

O quarto árbitro mostra 1 minuto(s) de descontos

44

Ascendente do Alverca neste final de 1.ª parte. Após uma aparente quebra de ritmo, a equipa respondeu muito bem ao golo sofrido.

Os jogadores do FC Porto ergueram uma camisola de Vasco Sousa enquanto celebravam o golo de Borja Sainz. O médio partiu o perónio ao serviço do Moreirense, onde está por empréstimo dos dragões.

38

Que perigooooo do Alverca!! Numa excelente jogada, Figueiredo lançou Lincoln na esquerda, o brasileiro cruzou para Marezi e este cabeceou para uma defesa espectacular de Diogo Costa. Na sequência, Nabil Touaizi teve tempo para armar o remate, que voltou a esbarra na mancha intransponível de Diogo Costa.

33

O Alverca sentiu o golo e sente mais dificuldades em ligar o ataque. Marezi está muito isolado.

Nos festejos, a equipa do FC Porto foram ter com os adeptos, que acenderam tochas e uma delas até foi atirada para o meio dos jogadores dos dragões.

Festejos muito animados no golo de Borja Sainz que inaugurou o marcador em Alverca
29
Golo

G O O O O O O L O - Borja Sainz marca um golo de cabeça, após um delicioso passe de primeira de Rodrigo Mora. Bastien Meupiyou, que estava a fazer um grande jogo, perdeu a bola a meio-campo e o FC Porto atacou logo, aproveitando o espaço que abriu na defesa.

27

Confimado: o avançado estava em fora de jogo e o nulo mantém-se.

25

Golo anulado ao FC Porto, enquanto Borja Sainz já corria para celebrar com os adeptos portistas, mas o VAR está a rever as imagens do lance.

Martim Fernandes testou (3') assim a atenção de Adnré Gomes:

20

A velocidade de Nabil começa a ser um problema para o FC Porto e, sobretudo, para Martim Fernandes conseguir conter. O marroquino está muito ativo no ataque.

O remate de Rodrigo Mora (2') que causou calafrios na baliza do Alverca. Foi a melhor oportunidade do jogo até agora.

18

João Pinheiro assinala falta sobre Borja Sainz sobre Chissumba, quando o espanhol se preparava para ficar isolado. É o primeiro lance que motiva fortes protestos de uma das equipas.

14

Froholdt descobre Samu sozinho na área e o espanhol bate André Gomes, mas vê Nabil impedir o golo em cima da linha final. O lance acaba por ser anulado por fora de jogo.

12

O Alverca consegue disputar a partida olhos nos olhos e sem dar demasiados espaços atrás. O FC Porto procura ferir muito pelos flancos.

6

A bancada explode com um corte de Bastien Meupiyou sobre Pepê, se passasse, o brasileiro estaria isolado perante André Gomes.

4

Boa jogada do Alverca, Figueiredo varia para Lincoln que descobre Nabil na área, mas o ala direito hesita e perde a bola. Primeiro ataque incisivo do Alverca.

3

Martim Fernandes testa a meia distância e André Gomes responde com uma defesa segura.

2

Mora já cria perigo! Froholdt foge a Francisco Chissumba e descobre Rodrigo Mora na área, com o jogador a rematar na passada e ligeiramente por cima da baliza de André Gomes.

1

Alberto Costa já fez a primeira maldade do jogo com um túnel a Francisco Chissumba.

1

Alverca sai com a bola, a partida começou!

1

O árbitro dá início à partida.

O Alverca vai jogar com o equipamento principal, azul e vermelho. O FC Porto joga todo de branco.

Os suplentes das duas equipas já estão nos respetivos bancos. Tudo a postos para o início da partida!

O estádio aplaude a equipa B do Alverca, que milita no Campeonato de Portugal e que foi alvo de insultos racistas e discriminatórios nas redes sociais. Os adeptos aplaudiram esta iniciativa, enquanto a equipa em questão estava no relvado, junto aos bancos de suplentes.

Ao regressar aos balneários, João Pinheiro voltou a ser alvo de fortes apupos. As duas equipas seguiram-no, numa altura em que faltam 15 minutos para o início do jogo.

A constituição da equipa do Alverca é anunciada pelo speaker do estádio ao som de Highway to Hell, da banda AC/DC. A ver se os alverquenses conseguem mesmo infernizar a vida do FC Porto e serem a primeira equipa na condição de visitada a tirar pontos aos dragões no campeonato.

João Pinheiro muito assobiado ao entrar em campo:

Árbitro visado ao subir ao relvado para realizar exercícios de aquecimento

A entrada da equipa do FC Porto na casa do maior do Ribatejo:

Alverca recebe os dragões em jogo da 15.ª jornada do campeonato

Há pouco chovia com grande intensidade enquanto alguns bravos adeptos não temiam em entrarem nas bancadas sem cobertura. Agora, a 40 minutos do apito inicial, a chuva parou e as bancandas vão-se compondo. São esperados mais de 6 mil espectadores.

É o sexto encontro consecutivo a titular para Rodrigo Mora, em jogos de campeonato. O jovem de 18 anos ainda só tem um golo na prova, marcado ao SC Braga.

Para o Alverca, nota para a ausência do capitão Sergi Gómez da convocatória. Ainda se esperou que o espanhol pudesse estar, pelo menos, no banco de suplentes, estando já na fase final da recuperação da pequena mialgia que sofreu no músculo adutor da perna direita.

O onze escolhido por Custódio Castro: André Gomes; Kaiky Naves, Julián Martínez e Bastien Meupiyou; Nabil Touaizi, Alex Amorim, Sabit Abdulai e Francisco Chissumba; Lincoln Santos, Marezi e Figueiredo.

Suplentes: Matheus Oliveira, Sergi Sola, Davy Gui, Cédric Nuozzi, Isaac James, Steven Baseya, Tiago Leite, Kauan Gomes e Felipe Gomes.

Em comparação com o duelo com o Famalicão, para a Taça de Portugal, Francesco Farioli fez seis mudanças. Saíram Prpic, Bednarek (a cumprir castigo pelo quinto amarelo), Francisco Moura (saiu tocado do jogo com o Famalicão), Gabri Veiga, William Gomes e Deniz Gul. Entram Alberto Costa, Kiwior, Alan Varela, Rodrigo Mora, Borja Sainz e Samu.

As escolhas iniciais de Francesco Farioli: Diogo Costa; Alberto Costa, Pablo Rosario, Jakub Kiwior e Martim Fernandes; Alan Varela, Victor Froholdt e Rodrigo Mora; Pepê, Samu e Borja Sainz.

Foto: FC Porto/X

Suplentes: Cláudio Ramos, Prpic, Eustáquio, William Gomes, Gabri Veiga, Francisco Moura, Alarcón, Deniz Gul e Karamoh.

A chegada dos dragões ao estádio do Alverca:

Jogo tem início marcado para as 18.45 horas
Jogo tem início marcado para as 18.45 horas

A equipa de Francesco Farioli é a menos batida no campeonato, com 4 golos sofridos – se Sporting, SC Braga, Moreirense e Famalicão –, mas hoje não pode contar com um dos seus esteios defensivos, Jan Bednarek, que cumpre castigo por acumulação de amarelos. Outro tema abordado por Farioli.

Treinador do FC Porto comentou a importância do defesa polaco, que vai falhar o próximo jogo devido à acumulação de cartões amarelos na Liga, mas lembrou que há boas alternativas

Curiosamente, faz hoje 22 anos de um Alverca-FC Porto para o campeonato, que os nortenhos venceram 2-1. Esse jogo ficou marcado pela lesão grave de Derlei, que fez uma rotura ligamentar no joelho direito. Na altura, julgou-se que a época do avançado acabara, mas Derlei tinha outras ideias. Recuperou em menos de cinco meses, a tempo de marcar o golo decisivo da meia-final contra o Deportivo e que apurou o FC Porto para a final da Liga dos Campeões desse ano, ganha ao Mónaco.

Há 21 anos que não víamos este duelo. Contam-se 10 jogos oficiais entre as duas equipas, com sete vitórias azuis e brancas e três empates. A BOLA falou com o último técnico alverquense, Vítor Manuel, que tirou pontos do FC Porto, na altura orientado por José Mourinho.

Com seis golos apontados entre Liga e Taça, Marezi é o melhor marcador do Alverca esta temporada. Samu é o melhor do FC Porto, com mais 10 reamtes certeiros que o avançado sérvio.

A única equipa nacional que bateu os dragões esta época foi o Vitória de Guimarães, que venceu no Estádio do Dragão por 3-1 e assim apurou-se para a meia-final da Taça da Liga.

Treinador do FC Porto avisou os seus jogadores da qualidade do adversário

É um FC Porto em estado de graça que chega hoje ao Ribatejo. Tem navegado bem por entre as lesões da equipa e venceu os últimos seis jogos no campeonato.

João Pinheiro é o árbitro deste encontro, o primeiro depois da polémica que protagonizou no jogo do Canta Clara com o Sporting para a Taça de Portugal há quatro dias. As arbitragens em Portugal que mereceram um atento reparou de Francesco Farioli antes da visita a Alverca.

Treinador do FC Porto fez uma longa análise à questão da arbitragem no nosso país, isto após a polémica com João Pinheiro nos Açores, entre outras situações «insustentáveis»

Na antevisão a esta partida, Custódio Castro pediu aos jogadores para encararem o jogo com «humildade, vontade e ambição».

O Alverca vem a crescer nesta Liga e começa a afastar-se dos lugares perigosos da tabela. Dificultou a vida ao Benfica (derrota por 1-2) e sofreu o mesmo número de golos com o Sporting (0-2). É uma equipa que marca pouco (15 golos), mas também não sofre muito (20 golos) e que, se Sergi Gómez estiver recuperado de lesão, terá o capitão de volta.

Boa tarde! Estamos no estádio do Alverca para acompanharmos ao minuto o encontro entre os ribatejanos e o FC Porto, a contar para a 15.ª jornada da Liga! Com um registo praticamente perfeito na Liga (13 vitórias e um empate), será que o Alverca vai conseguir tirar pontos ao dragão? A resposta é dada a partir das 18.45 horas.