Alívio: Barça pode jogar a Champions «provisoriamente»

UEFA Alívio: Barça pode jogar a Champions «provisoriamente»

INTERNACIONAL27.07.202316:59

Depois da polémica com o ‘caso Negreira’ –pagamentos do Barcelona ao dirigente com o mesmo nome, do Conselho de Arbitragem da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), em troca de alegados favores e nomeações ‘favoráveis’ – e de ter aberto um inquérito à atuação do campeão de Espanha no processo ameaçando-o com a exclusão das provas europeias, a UEFA anunciou esta quinta-feira que os pupilos de Xavi Hernández poderão disputar a Champions 2023/24… mas «provisoriamente».

Para não voltar atrás na decisão agora adotada, o Comité de Apelo da UEFA obriga o emblema catalão, presidido por Joan Laporta, a informá-lo de todos os avanços na investigação do caso.

E informa: «Os procedimentos relativos à admissão do FC Barcelona nas provas de clubes da UEFA 2023/2024 ficam suspensos, mas podem ser retomados, por despacho ou petição dos Inspetores de Ética e Disciplina (IED) encarregados do caso», lê-se na nota, divulgada neste dia pelo diário desportivo Marca.

«O FC Barcelona é admitido provisoriamente a participar nas competições de clubes da UEFA 2023/2024. Reserva-se uma decisão futura sobre a admissão/exclusão das competições de clubes da UEFA. O FC Barcelona tem a obrigação de manter informados os IED do avanço das investigações em curso de forma proativa, e de facilitar aos EDI todos os documentos e informação solicitada», acrescenta ainda a decisão, caucionada pela UEFA.

«Convidam-se os IED encarregues do caso a prosseguir e concluir a investigação, e a enviar um novo relatório ao Comité de Apelo da UEFA se e quando considerem que se deve avaliar a admissão/exclusão do FC Barcelona», conclui o documento e a decisão, seguramente recebido com um suspiro de alívio na Catalunha… mas uma decisão que ainda não é definitiva, e que pode ser revertida consoante a conclusão das investigações ao caso de alegada corrupção interna apontada aos ‘blaugrana’.