Benfica quer explicações por não ter acesso direto à fase grupos da Champions

Basquetebol Benfica quer explicações por não ter acesso direto à fase grupos da Champions

BASQUETEBOL28.06.202319:11

O Benfica não está satisfeito com os critérios da federação europeia de basquetebol (FIBA) para a definição dos clubes com acesso direto à fase de grupos da Champions League 2023/24 (BCL) e anunciou ter feito chegar à federação portuguesa da modalidade uma exposição para que o organismo que tutela a modalidade no nosso país interceda junto da congénere europeia para mais esclarecimentos.   

O clube da Luz é pelo segundo ano consecutivo um dos 24 que participarão nas rondas de qualificação BCL, decisão que motivou um sentimento ambíguo aos seus dirigentes.

«Por um lado, estamos satisfeitos pela confirmação na BCL, por outro, os quadros da BCL deixa-nos um amargo de boca. Não os compreendemos e parece-nos um pouco injustos. As 28 equipas com acesso direto à fase de grupos são selecionadas através de um ranking, e este processo devia ser claro e sem subterfúgios. É verdade que só no ano passado contribuímos para o ranking de clubes, mas mesmo assim conseguimos brilhantes resultados que nos colocaram muito próximos do acesso direto», argumenta João Nuno Crespo, team manager da equipa de basquetebol benfiquista, ao site oficial do Benfica.

«Não faz muito sentido que uma equipa polaca que nunca participou na BCL tenha acesso direto e esteja num ranking muito inferior ao do Benfica, quando nem sequer o país está à frente do nosso. Já fizemos uma exposição à Federação [Portuguesa de Basquetebol], procurando perceber quais foram os critérios e o porquê de isto acontecer. Não sabemos se pode ser revertido. Custa-nos que a BCL tenha tomado esta decisão», lamenta aquele responsável.

As águias estão, por isso, expectantes. «Vamos aguardar, estamos contentes por regressar à BCL, se tivermos de jogar nos qualifiers, jogaremos, como na última temporada [2022/23], e esperamos chegar à ambicionada fase de grupos, que é onde o Benfica merece estar por todos os seus desempenhos recentes e a história do clube», afirmou João Nuno Crespo.

As rondas de qualificação serão disputadas entre 25 de setembro e 1 de outubro. Recorde-se que na temporada 2022/23 o Benfica estreou-se na BCL na fase de qualificação, defrontando Golden Eagle Ylli, Keravnos BC, Brose Bamberg, VEF Riga, Limoges e Baxi Manresa, e atingiu o play-in, em que foi eliminado pela equipa turca Darussafaka.