Eixo central fechado

FC Porto Eixo central fechado

NACIONAL28.06.202310:13

Depois de um período de reflexão de algumas semanas, Marcano resolveu aceitar o convite formulado pela SAD do FC Porto - sempre com o aval de Sérgio Conceição - para prorrogar o seu vínculo laboral por mais uma temporada, ainda que sujeito a uma reavaliação por baixo do seu vencimento em relação à época passada, altura em que ganhava dois milhões de euros brutos por ano.

O contrato com o defesa espanhol, de 36 anos, expirava na próxima sexta-feira, mas Marcano já informou os responsáveis da SAD azul e branca da sua intenção e vai continuar de dragão ao peito por mais uma temporada, depois de ter ajudada a equipa orientada por Sérgio Conceição a conquistar a Taça de Portugal, a Taça da Liga e a Supertaça Cândido de Oliveira, faltando apenas o campeonato para conseguir o pleno em 2022/2023.


A oficialização do acordo deve ser anunciada em breve nos canais de informação do clube portista, tendo Marcano aceitado as condições salariais propostas pela SAD liderada por Pinto da Costa, que acarretam, como se diz mais acima, uma atualização dos seus vencimentos por baixo, ou seja, passará a ganhar menos do que um milhão de euros líquidos nesta época que se avizinha.


Figura de proa no balneário dos dragões - é o sub-capitão, logo a seguir a Pepe na hierarquia -, Marcano entende que ainda pode jogar ao mais alto nível e ajudar o FC Porto na prossecução dos seus objetivos internos - que passam por ganhar tudo - e também ir o mais longe possível na próxima edição da Champions League, sendo que a passagem da fase de grupos é a meta mínima a alcançar.

AVAL DE CONCEIÇÃO
Logo a seguir a Pepe (40), Marcano é o mais velho do plantel portista e quer fazer com que o adágio popular - «quando mais velho, melhor» - continue a fazer sentido na sua vida profissional. O espanhol conseguiu superar duas lesões graves que o afetaram há duas épocas e voltar a exibir-se a um alto nível de rendimento nos relvados portugueses, mas não só. A sua continuidade teve, naturalmente, o carimbo de Sérgio Conceição, que confia plenamente nas qualidades de um jogador diferenciado e muito profissional.


Marcano, aliás, já se encontra no Porto para chegar em grande forma à pré-temporada, tendo recorrido pelo segundo ano consecutivo aos serviços de uma empresa especializada em treino individual, onde curiosamente reencontrou o companheiro David Carmo.
O defesa-central terminou a última época com 41 encontros oficiais nas pernas e só não foi titular num deles. No total, contabiliza 247 jogos pelos azuis e brancos em todas as competições nacionais e da UEFA, sendo superado apenas nesse registo por Otávio (281) e Pepe (256).

DEFESA MAIS GOLEADOR
Em 2022/2023 conseguiu entrar na galeria dos notáveis do FC Porto, ao ganhar o estatuto de defesa mais goleador da história do clube da cidade Invicta. O espanhol tem 28 golos na conta pessoal, tendo ultrapassado Alex Telles (26), Jorge Costa (25), Zé Carlos (25) e Geraldão (23).


Uma fasquia bastante elevada de um jogador que é visto como uma referência no balneário, com uma personalidade bastante forte e que tenta passar todo o que aprendeu aos mais novos do plantel. Apesar de bastante reservado, os companheiros admiram Marcano pela forma como se exibe em campo e se comporta fora dele.