Sebastian Vettel outra vez ao volante de monolugar da Red Bull

Fórmula 1 Sebastian Vettel outra vez ao volante de monolugar da Red Bull

MOTORES19.06.202316:21

O alemão Sebastian Vettel, um dos pilotos mais bem-sucedidos na história da Fórmula 1, com quatro títulos mundiais (2010, 2011, 2012 e 2013), 299 grandes prémios, 53 vitórias, 122 pódios e 57 primeiros lugares em grelhas de partida durante as 17 temporadas que cumpriu na categoria-rainha do desporto automóvel, com BMW Sauber, Toro Rosso, Red Bull, Ferrari e Aston Martin, confirmou a participação em evento especial da escuderia austríaca marcado para 9 de setembro, no Nürburgring-Nordschleife, na Alemanha, que inclui, nomeadamente, exibição ao volante do monolugar RB7!

Vettel abandonou a Fórmula 1 no final da temporada de 2022, a 20 de novembro, no Yas Marina do Abu Dhabi, e tem-se mantido afastado ‘q.b.’ do Mundial, privilegiando o tempo livre com a família, mas o piloto que completa 36 anos a 3 de julho não resistiu à chamada da Red Bull e, com Daniel Ricciardo, piloto de reserva e testes da escuderia campeã mundial em título, aceitou o convite para participar numa ação à margem da edição-2023 das 12 Horas de Nürburgring, corrida de resistência realizada no Nordschleife (o nome da configuração original do circuito alemão com 22,835 km de extensão nas montanhas do Eifel, localização na origem do cognome de ‘Inferno Verde’) .

Na demonstração da Red Bull, que também contará com máquinas que participam em campeonatos de ‘drift’ e no NASCAR, por exemplo, Vettel sentar-se-á aos comandos do RB7, o monolugar que dominou o Mundial de 2011, terminando-o com 18 ‘pole positions’ e 12 vitórias em 19 grandes prémios (o alemão ganhou 11 e o companheiro de equipa, o australiano Mark Webber, venceu a última corrida da temporada, em Interlgados, São Paulo, no Brasil).

Nesta ocasião, Vettel apresentar-se-á aos comandos de RB7 com um motor V8 adaptado para queimar combustível de geração nova, para redução das emissões poluentes. Esta fórmula também será aplicada no Williams com que Nigel Mansell ganhou o Mundial de 1992, outro monolugar que o piloto alemão terá oportunidade de conduzir no ‘Inferno Verde’ durante a ação da Red Bull. Já Ricciardo sentar-se-á aos comandos do RB12 com que Sebastian venceu o terceiro título mundial consecutivo, em 2012.

«Todos conhecemos os mitos do Nordschleife, mesmo se tive oportunidade de competir só no circuito de grande prémio do Nürburgring. Por tudo isto, este convite era irrecusável», exclamou o piloto de Heppenheim, localidade nos subúrbios de Wiesbaden, na Alemanha. Vettel encontra-se comprometido com diversas entidades que lutam pela proteção do meio ambiente e, também por isso, não recusou a experiência. «O desporto automóvel é a minha paixão. Fico feliz por poder demonstrar que os carros de competição podem ser tão bons e rápidos com combustíveis sintéticos neutros em emissões de dióxido de carbono», concluiu.

Nenhum Fórmula 1 acelera no Nordschleife desde 2013. Então, numa ação à margem das 24 Horas do Nürburgring, Michael Schumacher fê-lo num Mercedes.