Benfica O discurso de Rui Costa na AG
Foi este o discurso do presidente Rui Costa na Assembleia-Geral que decorre na noite desta quinta-feira no Pavilhão da Luz.
«É com orgulho benfiquista pela conquista do 38 que me apresento diante vós para deliberarmos sobre o orçamento e o plano de atividades para a época 2023/2024. Um tributo a todos os benfiquistas porque este tão desejado campeonato é de todos nós. Não só no futebol, mas também nas modalidades e no futebol feminino a estratégia da primazia na aposta desportiva começa a dar frutos. Somos tetracampeões de voleibol masculino e polo aquático feminino, tricampeões no futebol feminino, bicampeões no basquetebol masculino e no andebol feminino e somo decacampeões de hóquei em patins feminino, algo inédito na história do Sport Lisboa e Benfica.
Para se ter uma ideia mais clara, as dez equipas seniores de pavilhão, cinco masculinas e cinco femininas, disputaram até ao dia de hoje 31 competições, vencendo 19 troféus, sendo quatro campeonatos nacionais, seis taças de Portugal, seis Supertaças e três Taças da Liga e outros. Vencemos mais de metade do que estava em disputa, mais do que todos os nossos adversários juntos. Esta é a força do Benfica.
Mas não queremos ficar por aqui. Estamos ainda a disputar três finais, no futsal masculino e feminino e no hóquei em patins masculino. E tudo faremos, como fizemos ainda ontem, para conquistar estes três troféus.
Peço, por isso, uma calorosa salva de palmas para todos os nossos campeões e todas as nossas campeãs que elevaram o nome do Sport Lisboa e Benfica.
Exigência e títulos tem sido a política desta Direção, assente numa estratégia de investimento na melhoria desportiva das nossas equipas, mas mantendo o equilíbrio financeiros, no respeito pelo futuro do clube. São estes os pressupostos do orçamento que hoje vos apresentamos: competitividade para as nossas equipas, exigência nos resultados e equilíbrio financeiro. No entanto, para conseguirmos assegurar estes investimentos precisamos de reforçar a capacidade de atrair recursos, seja através de sponsorização ou aumento de número de associados, seja através de outras formas e projetos em que estamos a trabalhar. Tendo sempre como objetivo principal vencer, queremos oferecer cada vez melhores condições às nossas equipas. É nesse âmbito que vamos avançar com a transição da equipa feminina de futebol para o Benfica Campus. Vamos também requalificar espaços vitais na cidade universitária para o futebol de formação e iniciámos a 1 de julho a obra da primeira casa do Benfica 2.0 em Santarém, que será inaugurada em setembro.
Para lá das questões desportivas e de orçamentos, há outros temos sobre os quais a direção não deixou de trabalhar sobre eles, como o prometido, e dos quais gostaria de salientar dois. Relativamente à auditoria, que se prolongou no tempo não só pela enorme complexidade de tudo o que foi examinado, pelas centenas de gigabytes de informação analisada, posso avançar que a empresa de auditoria encarregue deste trabalho se comprometeu a entregar o relatório final no próximo mês de setembro, momento em que comunicaremos aos associados.
Sobre a revisão dos estatutos, gostaria de vos relembrar aquilo que vos pedimos na última Assembleia Geral: foco total na época desportiva, na conquista do 38, com o compromisso de finalizada a época rapidamente tratarmos deste tema. Pois muito bem, posso informar que o projeto de revisão de estatutos está concluído e será colocado à discussão a todos os associados já no próximo julho.
Caros consócios, vencer é a nossa missão, vencer sempre a nossa maior ambição, para tornar o Sport Lisboa e Benfica cada vez mais glorioso. Orgulho-me de ver o Estádio da Luz e os nossos pavilhões cheios e a bater recordes de assistências, orgulha-me o ambiente extraordinário que se vive no nosso estádio e nos nossos pavilhões, como ainda ontem e anteontem, no futsal e no hóquei, carregado de fervor benfiquista e que empurra as nossas equipas para a vitória. Ainda ontem o jogo de hóquei foi ganho por nós, pelos nossos adeptos. Orgulha-me termos voltado a criar a nossa fortaleza. Na Luz, como se costuma dizer, mandamos nós.
Resta-me agradecer a vossa presença, estamos à vossa disposição para prestar os esclarecimentos que entenderem necessários relativamente ao orçamento, que será apresentado, e depois da votação a outros assuntos da vida do nosso querido clube, com elevação à Benfica.
Viva o Sport Lisboa e Benfica»