«Bósnia é um adversário direto e vamos tentar roubar-lhes os três pontos»

Seleção «Bósnia é um adversário direto e vamos tentar roubar-lhes os três pontos»

SELEÇÃO15.06.202319:32

Instado a abordar o duplo compromisso da Seleção Nacional, em conferência de Imprensa, Bernardo Silva partilhou estar já informado sobre o primeiro adversário da equipa das Quinas.

«Sobre a Islândia ainda não sei, porque estamos muito focados no primeiro jogo. Sobre a Bósnia, claro que sim, até porque já falámos com o selecionador, já treinámos, já percebemos como jogam, são uma equipa muito física, que normalmente joga em 5x3x2 e não vai ser fácil entrar na organização defensiva deles. Mas vamos seguir o plano do ‘mister’ Roberto Martínez para que as coisas corram bem e Portugal possa ganhar os três pontos, que são muito importantes porque vamos defrontar uma seleção que está também a lutar pela qualificação, é um adversário direto e vamos tentar roubar-lhes estes três pontos», afirmou o médio.

Quanto à mudança de 'chip' entre clube e Seleção, Bernardo Silva assegurou ser já normal para ele próprio e para a grande maioria dos jogadores às ordens de Roberto Martínez, recordando o primeiro estágio pós-Mundial 2022: «Estamos habituados, passamos uma, duas semanas juntos, depois vamos três, quatro meses para os clubes, já estamos habituados a esta mudança de ‘chip’ e acho que o mais difícil foi ultrapassar a desilusão do Campeonato do Mundo. No primeiro estágio, as dinâmicas da equipa não se quebraram, isso mostra a personalidade dos jogadores porque quando se ganha é tudo muito bonito, mas quando se perde é difícil manter toda a gente virada para o mesmo sentido. Já conseguimos seis pontos e agora queremos mais seis.»

Questionado sobre a sua personalidade humilde, em contraste com a dimensão do esplendor do futebol que pratica, Bernardo Silva reagiu ao seu estilo: «Todas as pessoas são diferentes, têm personalidades diferentes, não há forma certa ou forma errada. Sou assim e tento sempre comportar-me da melhor maneira para ser ser um exemplo para as pessoas à minha volta. O Rúben Dias, que foi um dos exemplos citados [n.d.r. Bernardo Silva foi elogiado por Pep Guardiola, Jack Grealish, Rúben Dias, entre outros, após a conquista da Champions] tem uma personalidade completamente diferente da minha e, para mim, é um grande exemplo. O que temos de garantir, sendo todos diferentes, é que damos sempre o nosso melhor e que tentamos ajudar ao máximo todas as pessoas à nossa volta para garantir que juntos temos possibilidade de ganhar coisas. É isso que faço no clube e na Seleção e vou procurar continuar a fazer.»

Por último, quanto à chamada de Toti Gomes, Bernardo Silva deixou rasgados elogios: «É sempre bom receber jogadores novos. Esta geração tem jogadores espetaculares que quase todos jogam nos melhores campeonatos e nas melhores equipas do Mundo. É o exemplo de um jogador que tem feito um trabalho muito bom em Inglaterra, que não é um campeonato fácil e se foi chamado, é porque merece. Estamos muito felizes por ele e cabe-nos ajudá-lo a enquadrar-se na nossa Seleção e ser mais um para ajudar.»