Desceu de divisão mas vai fazer a pré-época com Rúben Amorim

Sporting Desceu de divisão mas vai fazer a pré-época com Rúben Amorim

NACIONAL13.06.202320:36

Geny Catamo, avançado/extremo moçambicano, de 22 anos, pode muito bem ter esta pré-época a última oportunidade para convencer o treinador dos leões, Rúben Amorim, a integrá-lo no plantel para a próxima temporada.


Contratado pelos leões em 2019/2020, ainda com idade de júnior, o jogador cumpriu depois duas épocas e meia na formação do Sporting e, chegado a sénior, nunca conseguiu ganhar o seu espaço no plantel principal. O resultado disso foram sucessivos empréstimos: em 2021/2022 rumou em janeiro ao V. Guimarães, a tempo de participar em 10 jogos e assinou 3 assistências - o seu nome chegou a ser envolvido nas contrapartidas para a contratação de Edwards por parte dos leões, mas o negócio seguiria outros moldes... -, tendo na temporada que agora terminou sido cedido ao Marítimo, onde fez apenas 11 jogos pela equipa principal, tendo assinado um golo e uma assistência - fez ainda um encontro pela equipa B dos insulares, pela qual marcou um golo.


Os números da última época não são, pois, encorajadores (o Marítimo acabou por descer de divisão...), mas, mesmo assim, Rúben Amorim está decidido em dar uma nova oportunidade ao jovem moçambicano e, nesse sentido, colocou o seu nome na lista de jogadores a levar para estágio.


Isto porque, diga-se, apesar de ter ficado muito aquém do esperado na última temporada, Geny Catamo é um jovem com qualidade, e as suas características podem ter alguma utilidade na forma de jogar dos leões, cujo futebol ofensivo passa muito pelos seus extremos. E Catamo conhece bem esses terrenos.

Os leões pretendem, pois, tomar uma decisão em relação ao internacional moçambicano, que está contratualmente ligado ao clube até julho de 2026, blindado por uma cláusula de rescisão de €60M.

Geny Catamo prepara-se agora para cumprir a terceira pré-época com Rúben Amorim, depois de ter trabalhado com o técnico no arranque dos trabalhos em 2020/2021 e 2021/2022. À terceira pode mesmo ser de vez, tudo depende, pois, das respostas que o moçambicano der a Amorim.