Automobilismo Está tudo por decidir em Le Mans a cerca de 2 horas do fim das 24 Horas!

AUTOMOBILISMO11.06.202313:45

Le Mans comemora 100 anos em 2023 e, a três horas do fim da edição 91 das 24 Horas, a corrida de resistência mais mediática e importante do desporto automóvel, mantém-se tudo por decidir entre os participantes numa corrida que teve um início diabólico, com o aparecimento da chuva a originar muitos acidentes/incidentes, e uma noite dura e longa. A tradição, no Circuito de la Sarthe, cumpre-se!

A Toyota persegue a sexta vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans, mas esta ronda 4 do Mundial de Resistência (WEC) de 2023 tem-se apresentado difícil para a formação nipónica, que perdeu o GR010 Hybrid no início da sétima hora de corrida – é a primeira desistência de protótipo da marca japonesa em seis anos. Então, de modo surpreendente, a Peugeot, com o 9X8 94, encontrava-se na primeira posição!

Numa corrida de loucos, com muitas mudanças de comandante, Cadillac (quase) sempre no ‘top-3’, na luta pelo pódio, ao contrário da Porsche, a marca com mais vitórias em Le Mans (19), na estreia mais dececionante que azarada do 963 em la Sarthe, a Ferrari, com o 499P, como protagonista principal.

Cumpridas as primeiras 21 horas de corrida com 24 – logo, a três da bandeira de xadrez! –, apenas dois carros na luta pela vitória, não existindo surpresas, algo muito comum em Le Mans, com menos de 30 s entre o 499P 51 e o GR010 Hybrid 8. Também em LMP2, dois protótipos em luta pela primeira posição e, em LMGTE Am, três carros mantém-se de olho na primeira posição no final da corrida.

Os resultados conhecem-se apenas às 15 horas (Portugal Continental), mas nenhum dos pilotos portugueses em Le Mans, está na corrida à vitória. António Félix da Costa, após arranque da 60.ª posição, por não marcar tempo na qualificação (teve problema elétrico no Porsche 963 da equipa Team Hertz Jota), até passou pelo topo da categoria Hypercar, mas o chinês Yefei Ye não evitou perda de controlo e colisão com os muros do circuito, incidente que obrigando a reparação muito demorada.

Antes, já o Oreca 07-Gibson da United Autosports que Filipe Albuquerque colocou nas primeiras posições da categoria LMP2, protagonizara situação semelhante, com o inglês  Frederick Lubin aos comandos.