Perfil de Florentino agrada a Xavi

Benfica Perfil de Florentino agrada a Xavi

NACIONAL09.06.202316:09

O interesse do Barcelona em Florentino noticiado esta semana por vários meios de informação espanhóis é mais que  um mero estudo: ao que A BOLA apurou, as conversas já entraram numa fase mais avançada, sinal de que a possibilidade de surgirem eventuais negociações não é apenas um rumor de mercado.


O treinador dos novos campeões de Espanha gosta do perfil do jogador de 23 anos porque a ideia de jogo que Xavi Hernández está a projetar para a próxima época continua a ter um ladrão de bolas como pilar, para libertar médios e atacantes de características muito distintas para aquilo que sabem e devem fazer: criar perigo na área adversária.

A capacidade de antecipação de Florentino é uma das características apreciadas pelo técnico catalão, que após a saída de Busquets procura outro médio defensivo posicional, mas com uma dimensão física que permita à equipa uma capacidade de pressão em zonas mais avançadas, algo que muitos analistas em Espanha identificaram como uma lacuna no jogo dos culés, muito diferente, por exemplo, dos tempos em que o próprio Xavi comandava um meio-campo do Barça que tinha tanto de talento como de elevado pressing.  

Messi na equação
 

A preparação da próxima época do Barcelona depende (ou, aliás, dependeu) muito de Lionel Messi. Se o argentino tivesse regressado, um jogador como Florentino seria considerado a segunda prioridade logo após a chegada do campeão do mundo. Porque faria ainda mais sentido, na ótica de Xavi, contratar um médio de elevada capacidade defensiva e bom no primeiro passe mas que não se envolve demasiado no processo ofensivo, porque essa seria a praia do argentino.


Todavia, Messi não voltou à Catalunha, assinando pelo Inter Miami, da Major League Soccer, dos Estados Unidos da América, o que poderá criar menos pressa no Barcelona em contratar um médio defensivo porque a direção desportiva e técnica do Barcelona terá de encontrar um substituto para o sete vezes Bola de Ouro - ontem voltou a falar-se de Neymar, mas Xavi foi claro: «Não está nos meus planos. É um grande jogador, gosto muito dele, mas temos outras prioridades. Sou otimista e creio que vamos fazer bom mercado.»


Mas se por um lado a contratação falhada de Messi impõe um maior compasso de espera, por outro liberta o Barça do ponto de vista financeiro. A chegada do esquerdino iria impor grande austeridade no orçamento com impacto direto na massa salarial e na capacidade de fazer aquisições, tudo isto ao abrigo do fair play financeiro da La Liga, que obriga o clube a poupar ou faturar €200 milhões antes de ir às compras sem restrições.
Entre 30 a 40 milhões de euros é o valor de referência para um possível negócio entre águias a catalães. Um montante que, segundo o Sport, o Barça pode pagar.