Médio Jankto assume homossexualidade

República Checa Médio Jankto assume homossexualidade

INTERNACIONAL13.02.202314:53

O médio internacional checo Jakub Jankto, de 27 anos, cedido na presente temporada pelo Getafe (Espanha) ao Sparta de Praga assumiu esta segunda-feira publicamente a sua orientação sexual.

«Não me quero esconder mais. Como todos, tenho as minhas forças, as minhas fraquezas, família e amigos. E uma profissão, que desempenho há anos, com a máxima seriedade, profissionalismo e paixão. Como todos, quero viver a minha vida sem medo ou receio de reações adversas, sem violência, antes com amor. Sou homossexual e não me quero esconder mais», revela o centrocampista, em vídeo, numa publicação partilhada na sua página na rede social Twitter.

Em 2022, Jake Daniels (Blackpool) tornou-se o primeiro futebolista em atividade no Reino Unido em 30 anos a revelar a mesma orientação sexual, desde que Justin Fashanu anunciou também ser ‘gay’ em outubro de 1990. Também em 2022, mas em outubro, o australiano Josh Cavallo (Adelaide United) revelou ser homossexual.

A atitude de Jankto foi enaltecida já pelo seu clube, o Sparta de Praga, que, em nota publicada no seu site, revela que antes da confissão pública o médio checo discutiu o passo dado e deu prévio conhecimento aos dirigentes, treinador e companheiros de equipa «já há algum tempo, daí que tudo o resto respeite à sua própria vida pessoal».

«Por isso não faremos mais comentários. Tens o nosso apoio, vive a tua vida, Jakub», diz o Sparta.

Veja, abaixo, o momento da revelação do jogador, no seu próprio 'tweet':