Treinador do Southampton respira de alívio após escândalo de espionagem
Tonda Eckert, treinador do Southampton, foi punido pela Football Association (FA) com uma suspensão de seis semanas com pena suspensa até ao final da próxima época, devido ao seu envolvimento no caso de espionagem conhecido como Spygate. O técnico alemão foi ainda multado em cerca de 33 mil euros após ter admitido as acusações de má conduta.
Com esta decisão, Eckert tem luz verde para continuar a orientar a equipa a partir do banco de suplentes, a começar já pelo dérbi deste domingo, em casa, frente ao Portsmouth. A sanção só entrará em vigor caso o treinador volte a infringir os regulamentos ao solicitar, autorizar, recolher ou utilizar informações obtidas através da observação de treinos de outros clubes.
O caso remonta à temporada passada, quando uma comissão disciplinar independente da English Football League (EFL) concluiu, em maio, que Eckert havia «autorizado especificamente» missões secretas para espiar os treinos de três adversários no Championship: Middlesbrough, Ipswich e Oxford. Como consequência desportiva direta, o Southampton acabou excluído da final do play-off de subida e viu ser-lhe aplicada uma dedução de quatro pontos no arranque do presente campeonato.
Uma vez que a EFL não dispunha de poderes regulamentares para castigar indivíduos, o processo contra o técnico transitou para a alçada da FA. O painel responsável pela decisão sublinhou a existência de «atenuantes consideráveis», destacando o «arrependimento genuíno» demonstrado por Eckert durante as audições.
O timoneiro do Southampton confessou ter encomendado a vigilância aos rivais, admitindo que os dados procurados eram «sensíveis» e do foro privado dos adversários na preparação dos jogos. No entanto, negou ter tirado proveito do material recolhido, alegando «não ter considerado a informação útil, que esta estava incorreta ou que simplesmente não a teve em consideração».
A direção dos saints congratulou-se com a resolução do processo, garantindo ter implementado medidas para evitar a repetição de «erros de julgamento semelhantes». O proprietário do clube, Dragan Solak, reforçou a confiança no técnico e não poupou críticas à EFL: «Já sofremos o suficiente e agradecemos o reconhecimento desse facto por parte do painel. Estamos convictos de que o treinador aprendeu com este assunto e a pena suspensa permite-lhe continuar nas suas funções. O processo da FA foi uma experiência positiva. O Tonda teve oportunidade de ser aberto e honesto, e o painel percebeu que se trata simplesmente de uma boa pessoa que tomou más decisões. O mesmo não se pode dizer do processo da EFL, e a forma como fomos tratados posteriormente não é algo que iremos esquecer.»
Apesar do escândalo, o Southampton manteve a aposta no treinador alemão. Ao cabo de oito jornadas disputadas, a formação ocupa o 13.º lugar da tabela classificativa, embora estivesse instalada no quarto posto caso não tivesse sido alvo da penalização pontual imposta pela liga.
Artigos Relacionados: