Sucessor de Bruno Lage foi apresentado ao lado do presidente Rui Costa

«Thriller» e «versão light»: regresso de Mourinho ao Benfica é tema lá fora

Imprensa internacional atenta à apresentação do 'Special One' como novo treinador das águias

José Mourinho foi oficializado na quinta-feira como novo treinador do Benfica, sucedendo a Bruno Lage. O regresso do Special One a Portugal e à Luz não foi indiferente e provocou reações um pouco por todo o mundo, tendo sido manchete nos sites de Marca e BBC, por exemplo. O treinador português, refira-se, já treinou em Espanha – Real Madrid –, e em Inglaterra – Chelsea, Manchester United e Tottenham.  

«Thriller». É assim que a Marca aborda o regresso de José Mourinho ao Benfica, aproveitando para recordar que o português foi despedido do Fenerbahçe após ter sido eliminado do play-off da Champions... pelos encarnados. 

«Neste momento da carreira, faz tempo que José Mourinho transmite a sensação de estar de volta ao mundo do futebol, depois de vários anos afastado da máxima elite europeia. Mas, semanas depois de ser despedido do Fenerbahçe, o thriller que viveu este verão tinha um último capítulo guardado. O Fenerbahçe caiu na última ronda frente ao próprio Benfica com um golo solitário de Akturkoglu que, poucas horas depois, rumou a Istambul», pode ler-se no diário espanhol. 

O Mundo Deportivo, tal como a Marca, recorda o início de temporada, com a Champions pelo meio, e escreve: «O estranho bumerangue de Mourinho com o Benfica dá que pensar.» 

O AS destaca o comentário de Di María nas redes sociais.  

«Agora sim», escreveu o argentino, com o AS a referir que se trata de uma «crítica a Bruno Lage» e um «incentivo» à chegada de Mourinho, com quem trabalhou no Real Madrid

A RMC Sport, em França, aponta para o regresso do técnico luso ao Benfica após 25 anos e lembra que o Benfica perdeu com o Qarabag na primeira jornada da Champions e terá de «recuperar» nas próximas rondas. 

Tal como a RMC Sport, o L’Équipe escreve que «Mourinho iniciou a carreira de treinador no Benfica há 25 anos» e salienta uma frase: «Que treinador diz que não ao Benfica? Eu não.» 

Rui Costa na apresentação de José Mourinho no Benfica - Foto: José Sena Goulão/LUSA
Rui Costa na apresentação de José Mourinho no Benfica - Foto: José Sena Goulão/LUSA

A BBC deixa uma pergunta: «Venerado, mas um risco?». José Mourinho vai regressar a Inglaterra e a Londres na segunda jornada da Champions, quando o Benfica mede forças com o Chelsea, em Stamford Bridge. Em Itália, Gazzetta dello Sport e Tuttosport pegam nas declarações de Mourinho acerca do Fenerbahçe - «Não era o meu nível» -, e falam em «show na conferência».  

«Regresso perfeito», escreve o Bild, da Alemanha, enquanto a TyC Sports, da Argentina, refere que «Otamendi e o restantes argentinos» do Benfica têm um novo timoneiro. No Brasil, o Globoesporte fala uma «versão light» de José Mourinho.  

«Sou menos egocêntrico», disse o Special One na apresentação. 

Também na Turquia o regresso de Mourinho foi notícia e as declarações sobre o Fenerbahçe mereceram destaque.

«José Mourinho fez alguns comentários marcantes sobre a trajetória no Fenerbahçe», aponta o Fanatik, acrescentando que o treinador reencontra Mário Branco, com quem trabalhou em Istambul, na Luz.