Comentário de Laurindo Filho, treinador e comentador d'A BOLA TV

Thiago Silva: «Vejo o perfil do míster Farioli em todos os jogadores do FC Porto»

Primeiro reforço de inverno dos dragões revela o que disse ao treinador italiano num dos diálogos que já tiveram e dá a receita para o sucesso de uma equipa «muito sólida e equilibrada»

Mais virado para o presente, Thiago Silva quer ser «mais um a ajudar» com vista ao sucesso do FC Porto. O central brasileiro tece rasgados elogios à solidez da equipa e ao trabalho levado a cabo por Francesco Farioli. Diz-se «super feliz» por estar prestes a juntar-se aos novos colegas de equipa.

Noção de espírito «à Porto»

«O espírito é de uma equipa que joga para vencer todos os jogos, em todas as categorias. O FC Porto B eu já seguia desde sempre, por ter passado aqui. Tenho a imagem de uma equipa muito forte, que gosta de jogar para a frente, com o controlo do jogo. Disse ao míster que isso me fascina: entender o jogo, saber como fazer o adversário sofrer, onde estão os espaços e a superioridade. Isso é a imagem do FC Porto, uma equipa dominadora. Venho para tentar acrescentar e somar com estes jogadores que estão a fazer uma temporada incrível. Fico feliz por chegar num momento assim e espero poder ajudar.»

Análise à vitória no reduto do Santa Clara

«Vi uma equipa que tinha totais capacidades de ir aos Açores e conseguir o resultado positivo, mas sabendo que não seria um adversário fácil. No Brasil acompanhámos o trabalho do treinador deles [Vasco Matos]. Sabia que não seria um jogo fácil, ainda para mais num campo difícil de jogar, com um relvado diferente. Foi um jogo duro, mas a equipa que mais propôs jogo e que quis vencer foi merecedora da vitória.»

Recuperação individual e garantia aos adeptos

«Faço tudo o que é possível em termos de recuperação, alimentação e sono. Já estou a pensar na recuperação antes mesmo do jogo começar. Quem me conhece sabe como gosto de trabalhar e a responsabilidade que carrego. O adepto do FC Porto pode estar seguro de que vou fazer o meu melhor para fechar este ciclo de uma maneira vitoriosa. Vim para um clube que me abriu as portas de forma muito bonita. O presidente e o míster demonstraram muito carinho e admiração, e isso aumenta a minha responsabilidade.»

Defesa tem mostrado ser muito sólida

«Quando se fala de uma equipa que marca muitos golos, fala-se dos atacantes. Quando sofre poucos, fala-se do guarda-redes ou da defesa. No futebol, todos defendem e todos atacam. A equipa do FC Porto é muito sólida e equilibrada. É difícil encontrar equipas no mundo hoje que sofram tão poucos golos. Hoje [domingo] vi um jogo muito consciente da nossa equipa e conseguimos um resultado importante na busca pelo título.»

Estágio no Algarve

«Estou super feliz por estar aqui, sinto-me leve. Quando vejo pela televisão a união e a vibração que a equipa tem, fico impressionado. O mister Farioli tem uma grande participação nisso. Seria incrível premiar a equipa técnica com este título. Vejo o perfil do míster em todos os jogadores: ninguém desiste. Estou na expectativa de participar no dia a dia com eles.»

Receita para o sucesso e cautela com os «pequenos»

«Em todos os clubes por onde passei, quando perdi títulos importantes não foi num clássico ou num jogo grande. Os campeonatos perdem-se contra equipas consideradas menores, quando não se entra com a mentalidade ou a concentração necessária. Quando vejo vitórias como as que temos tido, vejo uma equipa que está a lutar seriamente pelo título.»

Galeria de imagens 19 Fotos