Espanha sagrou-se campeã da Europa em Berlim (Foto: IMAGO)

Tensão no Médio Oriente traz Finalíssima para a Europa

Londres é a principal favorita para receber a partida entre Argentina e Espanha. Milão e Roma também são hipóteses

A Finalíssima entre a Argentina e a Espanha, respetivos campeões da América do Sul e da Europa, vai mesmo realizar-se, mas não no Qatar como inicialmente previsto. A guerra no Irão, que afeta a segurança no Golfo Pérsico e em várias zonas do Mediterrâneo, tornou impossível a realização do jogo no Estádio Lusail.

Apesar da mudança de local, a partida mantém-se agendada para 27 de março, com os mesmos intervenientes e a mesma importância. A UEFA, a Conmebol e a empresa qatari, responsável pelo investimento, estão em reuniões para encontrar uma nova sede, com uma decisão final esperada «em 48 horas».

Segundo avança o jornal espanhol El Mundo, a Europa surge como o destino mais provável, com Londres a ganhar força como principal candidata. Cidades como Milão e Roma também estão a ser consideradas. A possibilidade de o jogo se disputar em Miami ou Nova Iorque, uma preferência da seleção argentina, foi descartada nas negociações. Rabat, em Marrocos, é vista como uma alternativa de última hora.

Caso a escolha recaia sobre Londres, o estádio de Wembley não será uma opção, uma vez que receberá um jogo amigável entre Inglaterra e Uruguai na mesma data.

A relocalização não afeta apenas a Finalíssima, mas todo o Qatar Sports Festival, um evento organizado pelo país árabe para o final de março. Este festival inclui um total de seis jogos, entre os quais um Espanha-Egito, agendado para 30 de março, e outras partidas com as seleções do Qatar, Arábia Saudita e Sérvia. A intenção é transferir todo o evento para a nova cidade anfitriã, de modo a não perder o investimento económico já realizado.