Taça das Campeãs e Mundial de Clubes: as novas competições de clubes
Mais um passo na direção certa para o futebol feminino. A FIFA anunciou que irão ser introduzidas duas novas competições internacionais: a Taça das Campeãs e o Campeonato do Mundo de Clubes.
O objetivo da FIFA é apoiar o crescimento do futebol feminino de clubes e espera-se que isto crie jogos mais competitivos a nível mundial. O presidente do organismo, Gianni Infantino, afirmou: «O futebol feminino atingiu novos patamares ao nível das selecções nacionais e agora chegou a altura de competições globais que apresentem os melhores clubes de todo o mundo.»
«O Campeonato do Mundo de Clubes Femininos da FIFA será um momento decisivo no crescimento do futebol feminino», afirmou.
Taça das Campeãs
Numa tentativa de ajudar os clubes a maximizarem as oportunidades comerciais, a FIFA irá introduzir uma competição global anual que decorrerá paralelamente ao Campeonato do Mundo de Clubes.
A Taça das Campeãs contará com a participação de seis equipas - as vencedoras de cada confederação - e incluirá a fase de apuramento para as duas primeiras edições. As vencedoras da Ásia e da Oceania defrontar-se-ão na primeira ronda da fase preliminar, com o vencedor a defrontar as campeãs africanas - que acolherão a segunda ronda.
O clube que conquiste a Liga dos Campeões Feminina entrará nas meias-finais e enfrentará o vencedor da segunda ronda, com as campeãs da CONCACAF e da Libertadores Feminina a enfrentarem-se na outra semifinal.
As duas próximas edições da Taça das Campeãs terão lugar em 2027 e 2029, com o Campeonato do Mundo de Clubes a começar pelo meio. A classificação para o segundo ano da Taça dos Campeões basear-se-á no desempenho na edição de 2026.
Mundial de Clubes
O Campeonato do Mundo de Clubes começará em 2028 e contará com a presença de 16 equipas das seis confederações - Europa, África, Ásia, América do Norte, América do Sul e Oceania.
Treze clubes - incluindo cinco da Europa - terão acesso direto à competição e outros três lugares serão disputados através de um sistema de play-in, em que se qualificam os vencedores dos jogos eliminatórios a uma mão.
Uma vez na competição, haverá uma ronda da fase de grupos, quartos de final, meias-finais e uma final. Todos os jogos serão disputados em locais neutros.
As datas da competição e a nomeação de um anfitrião ainda não foram definidas.
Artigos Relacionados: