Sporting vendeu-o por dois milhões, agora encanta em França
Titular pela terceira vez esta época, Afonso Moreira voltou a marcar pontos junto dos adeptos do Lyon, ao marcar um golo na derrota caseira diante do PSG, no último domingo.
O extremo contratado ao Sporting no verão por dois milhões de euros tem vindo a ganhar espaço na equipa de Paulo Fonseca e assumiu-se como titular depois da lesão de Malick Fofana, extremo belga que se lesionou «para vários meses».
São três golos e duas assistências nos últimos seis jogos para Afonso Moreira, e cada vez mais gente convencido do talento do internacional sub-21 por Portugal. Não só entre os adeptos, mas também na imprensa.
«Numa linha ofensiva desfalcada e dizimada desde a lesão de Fofana, o jovem português Afonso Moreira trouxe a sua energia e estatísticas: voltou a marcar num jogo importante e colocou a defesa parisiense em apuros», escreveu o L'Équipe.
«É difícil perceber onde encontrou forças para ir saudar as bancadas depois de um jogo de tamanha intensidade, mas mesmo abatido pela desilusão de uma derrota cruel no último minuto (2-3), Afonso Moreira não parecia sentir o cansaço. De cabeça baixa e cabelo a cair sobre a testa, o jovem português de 20 anos ergueu os braços e foi calorosamente aplaudido, uma justa recompensa pelo seu esforço e por mais um golo que fez vibrar o Groupama Stadium. Lançado nas costas de Warren Zaire-Emery após uma excelente desmarcação, o extremo do Lyon bateu Lucas Chevalier com tranquilidade», acrescenta o prestigiado jornal gaulês.
A publicação lembra que a «grave lesão de Fofana (...) foi naturalmente um duro golpe para o clube, num setor ofensivo tão limitado», mas diz: «No entanto, a vitalidade e a vontade de Moreira, contratado por dois milhões de euros ao Sporting no verão, têm ajudado a atenuar essa perda nas últimas duas semanas.»
Também os colegas estão rendidos a Afonso Moreira. Corentin Tolisso, capitão do Lyon, também destacou a exibição do jovem formado em Alcochete
«A exibição dele é, mais uma vez, um dos aspetos a reter. O Afonso é um excelente jogador que se empenha muito no trabalho diário e está a ser recompensado. Desde que o Malick [Fofana] se lesionou, tem tido muito tempo de jogo e a confiança do treinador e a nossa. Tem de continuar assim, é muito positivo, está a acumular boas exibições», defendeu.
«Ele tem de manter a sua generosidade e verticalidade, que são os seus pontos fortes», elogiou por sua vez Jorge Maciel, adjunto de Paulo Fonseca. «Está a mostrar que nos pode dar muito com a sua profundidade e as suas decisões em zonas perigosas.»