Sporting e Benfica são os representantes portuguesa na Champions 2025/2026 - Foto: IMAGO

Sporting sonha com os oitavos, Benfica luta pelo 'play-off': as contas da Champions

Leões têm continuidade em prova virtualmente assegurada

Chegaram as decisões na UEFA Champions League. Para já, matematicamente, ainda não há equipas qualificadas diretamente para os oitavos de final, e com lugar garantido no play-off estão apenas cinco: Arsenal, Bayern, PSG, Manchester City e Atalanta. Mas esse cenário mudará esta noite, e ainda mais na de quarta-feira, quando ficar concluída a sétima jornada.

Ainda assim, muito já é possível prever. Como o facto de dez pontos assegurarem lugar no play-off — o próprio José Mourinho fez essas contas antes da vitória do Benfica sobre o Nápoles, em dezembro —, que será disputado pelos clubes que terminarem entre o 9.º e o 24.º lugares. Nove pontos, aliás, serão suficientes pelo menos para algumas equipas; é provável que o corte nos apurados seja feito nessa pontuação, embora não seja impossível (mas é muito improvável) que um ou outro clube com oito pontos possa seguir em frente.

Quanto ao apuramento direto para os oitavos de final, que toca aos oito primeiros da classificação, 16 pontos serão quase seguramente suficientes, havendo a possibilidade de algum clube com 15 ainda conseguir fugir ao play-off.

A Opta, especialista em estatísticas de futebol, simulou as duas últimas jornadas da Champions, prevendo os resultados finais de cada jogo usando um modelo suportado pelas odds de apostas e pelo seu próprio ranking de força dos clubes. E com isso calculou as probabilidades de cada equipa se apurar diretamente ou avançar para o play-off, que pode ver na galeria abaixo:

Galeria de imagens 36 Fotos

Na época passada, a primeira com a nova fase de liga introduzida pela UEFA, um clube com 11 pontos (o Dínamo Zagreb) acabou por ficar pelo caminho.

Como se explica, então, a diferença para este ano, em que nove pontos serão suficientes? Sobretudo, pelo facto de esta época haver muito mais empates, o que baixa o total de pontos atribuídos. Mas também tem havido mais equilíbrio: há um ano, Slovan Bratislava e Young Boys terminaram com oito derrotas em oito jogos; esta época, a duas jornadas do fim, já todos os 36 clubes pontuaram, depois do Ajax ter vencido o Qarabag no Azerbaijão na sexta ronda.