Pavlidis e Diomande em duelo no último Benfica-Sporting da Liga - Foto: IMAGO

‘Ranking’ de clubes da UEFA: Benfica é o melhor fora das ‘big-five’, Sporting e FC Porto no ‘top’-30

Semana decisiva para os clubes portugueses na Europa

Regressam esta semana as competições europeias, com quase tudo por decidir, ainda, na UEFA Champions League e na UEFA Europa League – a Conference League, com menos duas jornadas, já terminou em dezembro.

Sporting, Benfica, SC Braga e FC Porto ainda lutam pelo apuramento – os leões estão virtualmente garantidos no play-off, embora ainda não matematicamente, mas podem chegar aos oito primeiros; as águias estão um lugar abaixo do último a dar acesso ao play-off; guerreiros e dragões ocupam neste momento as duas últimas posições de acesso direto aos oitavos de final da Liga Europa.

Para além da continuidade nas provas, os jogos desta semana e da próxima terão também influência decisiva nas contas do ranking da UEFA de clubes, onde os quatro portugueses ocupam lugares no top-50.

Confira aqui a classificação atual:

Galeria de imagens 50 Fotos

O Benfica é o melhor português – e melhor das ligas fora dos big-five (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) - e não está longe do 11.º lugar, embora entre os clubes imediatamente acima dois estejam na Champions e em melhor posição que as águias – só a Roma, na Liga Europa, que confere menos pontos, parece estar ao alcance.

Sporting, FC Porto e SC Braga, muito bem posicionados para continuarem em prova, vão seguramente subir algumas posições, até porque têm, à frente, equipas que não entraram nas competições europeias desta época.

Além dos resultados por cada encontro (dois pontos por vitória, um por empate), estão também em jogo pontos de bónus pela classificação final e pelo apuramento direto para os oitavos. Na Liga dos Campeões, o 1.º classificado da fase de liga recolhe 12 pontos adicionais, com decréscimo de 0,250 pontos por posição, até ao 24.º classificado, que recebe 6,250. Os clubes que terminarem entre o 25.º e o 36.º lugares recebem todos 6 pontos (já contabilizados nas contas que apresentamos). Na Liga Europa, o 1.º da fase de liga recebe 6 pontos de bónus, com decréscimo de 0,250 pontos por posição, até ao 24.º classificado, que recebe 0,250. Os clubes que terminarem entre o 25.º e o 36.º lugares não têm direito a bónus, somam apenas os pontos obtidos com vitórias e empates.

O apuramento para os oitavos de final, seja já através da fase de liga, seja depois pelo play-off, vale 1,5 pontos na Champions, 1 na Liga Europa e 0,5 na Liga Conferência.

Há 15 países representados no top-50, embora seis deles só com um clube. Inglaterra e Itália (8) são os países com mais clubes no topo, seguidos de Espanha (6), Alemanha e França (5), Portugal e Países Baixos (4) e Bélgica e Turquia (2).