Sortes diferentes: o que fizeram os emprestados do SC Braga em 2025/26?
Agora que findou a temporada, é altura de fazer balanços e, no que concerne ao lote de emprestados do SC Braga em 2025/26, há várias conclusões a tirar, que podem ajudar a definir... a próxima época.
Ao todo, sete jogadores contratualmente ligados aos guerreiros do Minho foram emprestados a outros clubes, sendo que apenas dois se mantiveram em terras lusas: Francisco Chissumba (Alverca) e João Marques (Casa Pia).
No caso do lateral-esquerdo internacional sub-21 português, não faltou utilização... até à lesão. O defesa, de apenas 20 anos, cumpriu 21 encontros pelos ribatejanos e estava a ser uma das figuras da turma de Custódio Castro, mas um problema muscular na coxa direita, em meados de fevereiro, afastou-o da competição até ao final da Liga.
Já o médio ofensivo, que foi cedido aos gansos na janela de transferências de inverno, desempenhou um papel importante na formação de Álvaro Pacheco (14 partidas) e ainda tem pela frente um desafio absolutamente decisivo para o futuro do Casa Pia: a segunda mão do play-off de manutenção, ante o Torreense — verificou-se um nulo na primeira mão, em Torres Vedras.
Ambos os atletas, refira-se, foram emprestados pelos bracarenses até ao final da presente época, em negócios que não contemplam opção ou obrigatoriedade de compra.
Cenários diferentes para quem viajou lá para fora
Relativamente aos cinco arsenalistas que viajaram para o estrangeiro, destaca-se o lateral-esquerdo polaco Bartlomiej Wdowik, que foi titular absoluto no Jagiellonia Bialystok e registou 43 jogos (quatro assistências) no regresso ao país natal. O jogador, de 25 anos, deve abandonar o Minho em definitivo, já que a cedência contemplava uma cláusula de compra mandatória mediante o cumprimento de determinados objetivos.
Ismael Gharbi, por outro lado, pouco jogou nos alemães do Augsburgo (sete jogos), enquanto Djibril Soumaré (27 encontros no Sheffield United) e Thiago Helguera (33 partidas no Mirandés) foram opções regulares nas respetivas equipas.
André Horta, que realizou 19 jogos pelo Almería, que ainda luta para regressar ao principal escalão espanhol, vai deixar os minhotos: o negócio incluía uma cláusula de compra obrigatória no final da temporada e vai render 1,5 milhões de euros aos cofres arsenalistas.