Jogadores do Lyon a festejar o golo de Maitland-Niles
Jogadores do Lyon a festejar o golo de Maitland-Niles - Foto: IMAGO

Sintético não tira liderança nem apuramento para os oitavos a Paulo Fonseca

Lyon venceu o Young Boys e continua no primeiro lugar da UEFA Europa League, garantindo também o acesso direto à próxima fase da competição, evitando o 'play-off'

Lyon continua no topo! A jogar num relvado sintético, a equipa de Paulo Fonseca cumpriu e venceu o Young Boys na sétima jornada da fase de liga da UEFA Europa League, esta quinta-feira, embora apenas pela margem mínima (1-0). Estes três pontos significam também que os Les Gones garantiram o apuramento direto para os oitavos de final, evitando o play-off, num duelo especial para o técnico luso: jogo 100 nas competições europeias.

Desde cedo que os franceses implementaram o seu estilo de jogo e a primeira parte foi totalmente deles, pelo que o golo podia, naturalmente, ter chegado mais cedo, mas tal só aconteceu mesmo em cima do intervalo (45+1'). Numa jogada de insistência e com a defesa adversária desorganizada, Maitland-Niles aproveitou um momento de desconcentração para abrir o marcador, com um remate muito potente e sem hipóteses para Marvin Keller.

Antes disso, talvez o maior destaque tenha sido um remate muito bem colocado por Afonso Moreira, à entrada da grande área, mas o guarda-redes esticou-se todo para evitar o golo e ceder canto. O português foi mais uma vez titular e ameaçou continuar o bom momento, com golos e assistências, mas desta vez ficou em branco, também por mérito do oponente, tendo dado lugar ao jovem de 17 anos Himbert, aos 77 minutos.

O técnico português tinha avisado para as dificuldades que se avizinhavam, mas a verdade é que os suíços só foram perigosos na segunda parte, quando já se encontravam em desvantagem no marcador. Os visitados até chegaram mesmo a celebrar o golo da igualdade, através do franco-suíço Alvyn Sanches, aos 63 minutos, mas o VAR entrou em ação para anular o golo, devido a fora de jogo posicional - Córdova tentou impedir que Maitland-Niles chegasse ao autor do golo (anulado) e esse movimento valeu a boa intervenção da videoarbitragem.

O Young Boys bem insistou até ao final para tentar resgatar o que seria um ponto importante na luta pelo acesso ao play-off da competição, mas não conseguiu evitar o quarto desaire consecutivo. Os suíços podem precisar de pontuar na última jornada, em Estugarda, enquanto Paulo Fonseca recebe o PAOK com o objetivo de segurar o primeiro lugar, embora o mais importante já esteja feito.