Silaidopoulos e a estreia pelo Rio Ave: «Queremos entrar com o pé direito»

Treinador dos vila-condenses fez a antevisão do jogo com o Nacional da Madeira e enviou uma mensagem de solidariedade para os socorristas e bombeiros de Portugal

Tendo em conta o adiamento da primeira jornada com o Benfica devido aos compromissos europeus do emblema da águia, o Rio Ave estreia-se amanhã, em casa, para o campeonato diante do Nacional da Madeira. Será igualmente o batismo de Sotiris Silaidopoulos no comando técnico dos vila-condenses, numa partida em que o treinador grego espera conquistar os três pontos e entrar com o pé direito na temporada.

«Quando jogamos o primeiro jogo em casa sentimo-nos motivados para demonstrar as nossas capacidades aos adeptos. Queremos começar com o pé direito e é importante demonstrar a nossa ambição logo no início. Não é necessário mudar grande coisa. Pode ser algo dinâmico, qualquer clube que quer mudar de rumo tem de demonstrar abertura. Estou contente por termos mantido o coração do grupo da última temporada. Contratámos alguns jogadores, mas a dinâmica é a mesma, em conjunção com o departamento de scouting e a administração. Confiem em mim quando digo: quem está aqui, está a trabalhar em prol do Rio Ave e pelo bem da equipa e, passo a passo, vamos chegar a ser quem queremos ser em campo, há é que encontrar uma estabilidade», disse.

O facto de começar a competir uma semana mais tarde é desvalorizado pelo técnico do Rio Ave: «Ter um jogo antes, para eles, significa que possam estar mais preparados. Mas estou contente com os nossos índices físicos, estamos bem fisicamente, temos vindo a trabalhar arduamente para estarmos prontos e eu estou satisfeito com a nossa temporada. Como já disse, é bom começar em nossa casa, temos de estar motivados para esta nova temporada. Queremos combinar o aspeto de termos um estádio renovado, assim como o centro de treinos, com os aspetos futebolísticos, tudo em nome da estabilidade», explicou, assegurando que é importante fechar o plantel o mais rápido possível. «Sim, é importante, para sermos mais fortes, quando temos muitos jogadores, temos que saber quais temos. Para mim, tenho de combinar a qualidade e mais-valias dentro do plantel com a conexão sobre as próprias características dos jogadores dentro do jogo e isso vai demorar tempo. Os jogadores sabem o que queremos, isso é o importante. Sobre o que podem dar, isso é um trabalho de constante avaliação e esperamos pelo fecho da janela do mercado para ver o que temos.»

Apesar de vir de um país diferente, Sotiris Silaidopoulos ainda deixou uma mensagem aos socorristas e bombeiros portugueses. «A verdade é que venho de um país com os mesmos problemas de Portugal, neste momento. É importante demonstrar o nosso respeito e apoio pelos bombeiros, que tantas pessoas salvam e ajudam. Têm que existir condições para suportar este calor e para os ajudarmos também. Demonstra o valor que o povo tem e, nesse sentido, devemos prestar o devido respeito», frisou o grego, reiterando: «Mandamos muita força a quem está nas linhas da frente dos fogos, estamos com eles.»

O treinador do Nacional da Madeira, Tiago Margarido, referiu na antevisão que não conhece o estilo de jogo de Sotiris Silaidopoulos, mas o vilacondense não deu grande ênfase. «O que posso dizer é que estamos prontos fisicamente e em termos ideias no que toca ao compromisso e ética de trabalho dos jogadores. Temos analisado o Nacional, através dos jogos que já disputaram, e é uma equipa bem estruturada como um todo. Como todas as equipas em Portugal, optam por uma pressão alta e jogo intenso nas transições ofensivas. Mas jogamos em casa, queremos um bom começo e demonstrar que somos a equipa que mais quer ganhar», adiantou ainda.

A finalizar, falou das muitas mexidas que sofreu o plantel do emblema de Vila do Conde. «A estabilidade vem de algo que já temos aqui, queremos manter o grupo, porque é importante em termos de futebol e em termos de cultura, os jogadores que conhecem isto, a cidade, as pessoas e, claro, o que pretendem de nós são importantes. Como irão contribuir, isso, depende deles e dos resultados. Mas estou contente com os meus jogadores», confessou.

Sugestão de vídeo: