Carlos Martingo, que vai ser o novo treinador do FC Porto, disputa a sétima fase final com seleções jovens. Foto FAP/ Sasa Pahic Szabo / kolektiff
Carlos Martingo, que vai ser o novo treinador do FC Porto, disputa a sétima fase final com seleções jovens. Foto FAP/ Sasa Pahic Szabo / kolektiff

Seleção Nacional estreia-se amanhã no Europeu frente à Grécia

Depois do 17.º lugar no último Mundial sub-19, Portugal chega à Roménia com ambições renovadas

A Grécia é o primeiro obstáculo que a Seleção Nacional de sub-20 masculina quer ultrapassar no Europeu da categoria que esta quarta-feira arranca na Roménia. Além dos gregos, Portugal tem como adversários no Grupo A a Alemanha e a França, sendo que apenas os dois primeiros avançam para a fase seguinte.

Na véspera da estreia, o selecionador Carlos Martingo mostrou-se confiante no trabalho realizado. «Fizemos um bom período preparatório e estamos prontos. Naturalmente, estamos todos um pouco ansiosos por começar, mas confiantes de que vamos estar a um bom nível», afirmou o técnico. que na estreia enfrentará, teoricamente, o adversário mais acessível - 24.º no Euro sub-18, há dois anos.

«O primeiro jogo é sempre importante e existe uma carga emocional acrescida por ser a estreia. [...] Apesar de toda a carga emocional associada ao primeiro jogo, sabemos que é um jogo que temos obrigatoriamente de ganhar», explicou o novo treinador do FC Porto.

Após o embate com a Grécia (10h00), Portugal enfrentará, pouco mais de 24 horas depois, a Alemanha (15h00), atual campeã mundial de sub-19. A formação germânica, que conta com oito jogadores campeões do mundo em 2025, é a grande favorita do grupo. Recorde-se que as duas equipas já se defrontaram em janeiro, num jogo de preparação que terminou com uma vitória alemã por 41-37.

A fase de grupos termina no sábado, com um duelo (15h00) frente à França, nona classificada no último Mundial de sub-19, onde Portugal alcançou o 17.º lugar. Os franceses também já venceram a Seleção Nacional este ano, por 30-26, num encontro de preparação em janeiro.

«É um grupo que tem um favorito claro, a Alemanha, que é a atual campeã do mundo desta geração. Sabemos que temos de estar ao nosso melhor nível para alcançar o primeiro objetivo, que passa por chegar à Main Round, preferencialmente com pontos. Para isso, teremos de ganhar os três jogos», concluiu Carlos Martingo, que cumpre a sua sétima fase final à frente de uma seleção jovem, num percurso que já lhe valeu três medalhas de prata e outras três presenças no top-6. Esta equipa foi 10.ª classificada no Euro-2024 (sub-18) e 17.ª no Mundial sub19.

A iniciar sessão com Google...