Jovens arsenalistas vão ser orientados por Simão Freitas na próxima temporada (Foto: SC Braga)
Jovens arsenalistas vão ser orientados por Simão Freitas na próxima temporada (Foto: SC Braga)

SC Braga: novo treinador da equipa B está fechado

Simão Freitas, de 44 anos, esteve nas últimas épocas na China, onde era coordenador, mas conta já com um vasto percurso em Portugal e no estrangeiro. Sucede a Custódio Castro, que rumou ao Alverca

Simão Freitas vai ser o novo treinador do SC Braga B, sabe A BOLA.

Já com uma carreira bastante preenchida, técnico português ruma agora à formação secundária dos bracarenses

O técnico, de 44 anos, foi o escolhido pela SAD liderada por António Salvador para suceder a Custódio Castro, entretanto já oficializado pelo Alverca, emblema que logrou a promoção ao principal escalão do futebol português e que escolheu o antigo médio para liderar a equipa.

Pedro Russiano foi uma possibilidade para assumir os destinos da formação secundária dos arsenalistas, tal como, de resto, o nosso jornal noticiou no passado dia 7, mas esta opção acabou por cair por terra - o técnico renovou, entretanto, o seu contrato com o Lusitano de Évora, clube que guiou à subida à Liga 3 e à conquista do título nacional do Campeonato de Portugal - e a cúpula diretiva bracarense selou a contratação de Simão Freitas.

E Simão Freitas chega ao Minho já com um currículo assinalável, tanto em Portugal como no estrangeiro. Ao longo dos mais de 20 anos de carreira que já leva, foi adjunto de Beira-Mar, Naval, Penafiel e Boavista, trabalhando depois vários anos na estrutura de formação do FC Porto. Voltou a ser treinador-adjunto no Tondela, antes de aventurar-se em duas experiências como principal, primeiro, ao serviço do Zimbru (Moldávia), tendo conseguiu apurar o clube para a UEFA Europa League, e depois no Desportivo Brasil, alcançando, pela primeira vez na história da formação canarinha, o acesso às meias-finais do Paulistão A3 e o apuramento para a segunda fase da Copa Paulista. Corria o ano de 2019.

A mais recente fase da carreira de Simão Freitas foi na China, mais concretamente ao serviço do Shandong Taishan - clube onde já tinha estado entre 2016 e 2018. Assumiu as funções de treinador dos sub-21 e da equipa de elite, passando depois a ser diretor técnico geral do futebol do emblema chinês, conquistando, durante esse tempo, 11 títulos.

O futuro será, então, novamente em Portugal, tendo pela frente o desafio ambicioso de liderar a equipa B do SC Braga, formação que vai voltar a competir na Liga 3 na época vindoura.

Sugestão de vídeo: