SC Braga: João Marques ainda está na luta por um lugar nos eleitos de Vicens
A permanência de João Marques no plantel do SC Braga para 2025/2026 não é um dado absolutamente consumado. Está, até, longe disso.
O jovem internacional português tem estado às ordens de Carlos Vicens desde que regressou da fase final do Campeonato da Europa de sub-21 - depois de não ter sido opção na jornada inaugural, diante de França (0-0), foi suplente utilizado nos embates com Polónia (5-0), Geórgia (4-0) e Países Baixos (0-1), sendo que este último encontro, frente aos neerlandeses, era referente aos quartos de final e o desaire selou a eliminação de Portugal -, mas a verdade é que ainda está sob avaliação do treinador espanhol e só nas próximas semanas irá conhecer a decisão relativamente ao seu futuro.
João Marques, que conta atualmente 23 anos de idade, tem contrato com os guerreiros do Minho por mais quatro temporadas, ou seja, até junho de 2029, mas a SAD arsenalista não colocará de parte uma eventual venda do seu passe.
O SC Braga anunciou a sua contratação a 1 de fevereiro de 2024 - o criativo manteve-se (já por empréstimo) ao serviço do Estoril, clube ao qual foi recrutado a troco de €3,5 M, verba a que poderia acrescer mais €1 M mediante objetivos individuais -, mas a verdade é que na época seguinte (2023/2024), João Marques não conseguiu demonstrar nos bracarenses toda a qualidade que lhe é reconhecida. Na primeira metade dessa temporada, ao serviço do SC Braga, contabilizou apenas seis jogos, acabando por não conquistar o espaço que se lhe previa, razão pela qual foi cedido, durante seis meses, ao Gil Vicente.
Durante o período de empréstimo ao emblema gilista dobrou o número de partidas (12) e somou uma assistência, conseguindo um dos principais objetivos a título pessoal, ou seja, ser um dos eleitos de Rui Jorge para o Euro sub-21.
O médio-ofensivo/extremo está novamente à procura do seu espaço nos arsenalistas e até já fez o gosto ao pé neste período preparatório, no caso, frente ao Wolfsberger (2-0), na Áustria.
Se Carlos Vicens não o incluir no plantel para esta época, a SAD liderada por António Salvador estará disponível para ouvir propostas. Para venda ou empréstimo.